Uma loja virtual trabalha com vendas a partir de um site, e faz uso de serviços de logística para operar a entrega do produto adquirido. Esses serviços de logística podem ser o nosso operador postal (a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), ou alguma transportadora. Recomenda-se inclusive que a sua loja virtual estabeleça algum tipo de contrato com a empresa que prestará esses serviços de logística, para abatimento dos custos de envio.

Se você tiver alguma espécie de parceria para o transporte das encomendas, é possível inclusive oferecer preços mais baixos para o envio, ou em alguns casos, o tão desejado Frete Grátis.

Vamos ver como proceder. Ao adicionar um produto no carrinho de compras, temos mais abaixo a estimativa de frete e de imposto. Podemos colocar o CEP e clicar em Estimativa. Você notará que teremos a opção Flat Rate, que está orçada em um valor fixo.

Mas digamos que os valores sejam diferenciados, então veremos como configurar:

  • Vamos ao painel administrativo da sua loja, e clique em Sistema.
  • Clique em Configuração. Procure a seção Vendas e dentro dela, o item Formas de entrega.
  • Você terá várias opções para configuração.
    • Algumas são relacionadas a serviços fornecidos por empresas multinacionais de logística, como FedEx, UPS e DHL.
    • A seção Valor Fixo permite que você ajuste um valor fixo a ser pago por todos os compradores, para custeio do frete. Dessa forma, todo mundo paga o mesmo valor.
    • A seção Tabela de Cálculo permite que o valor se ajuste de acordo com a distância.
    • A seção Entrega Grátis permite que o cliente tenha o frete grátis.