Aprenda a editar estatísticas no LimeSurvey

Se você faz uma pesquisa, você quer ver resultados. E a melhor maneira de entender esses resultados é gerando estatísticas a respeito deles. E o LimeSurvey tem uma quantidade de recursos considerável para gerar estatísticas que facilitam a interpretação dos dados.

O que são as estatísticas?

Digamos que você tenha uma pesquisa acontecendo, ou foi recém-finalizada e você quer analisar os resultados. O LimeSurvey pode pegar todos esses resultados e gerar uma planilha no formato XLS (do Microsoft Excel, que pode ser aberto em outros programas, como o LibreOffice). Pode também gerar o resultado em um arquivo CSV (que é um arquivo-texto e pode ser aberto num processador de textos, por exemplo), um PDF, ou ainda exibir na tela. Você pode manipular esses resultados da forma que quiser, inclusive estudá-los e extrair informação útil a partir deles.

A opção de estatística permite que você “filtre” seus dados e colete números a partir de diferentes campos gerados pelas respostas. O sistema em si não é muito sofisticado, mas você pode facilmente extrair toda sorte de informação, e aí, para uma análise mais apurada, passá-la para uma planilha eletrônica.

Primeiros passos

  • Selecione uma pesquisa, ativa ou encerrada, na lista ao lado direito.
  • Procure pela opção “Visualizar as respostas do questionário”, cujo ícone é esse que vocês vêem aí embaixo.
  • Daí, basta clicar no ícone correspondente às estatísticas
  • Você verá uma tela como esta:

Note que esta é uma pesquisa exemplo, de satisfação do cliente, e está aqui apenas com fins ilustrativos.

Filtrando dados

Como vocês podem ver na tela acima, temos dois campos para filtragem: Filtros gerais e os Filtros de respostas.

Dados podem ser filtrados em diferentes modos:

  1. Pela finalização da pesquisa – Esta opção está na lista ,no campoSeleção de Dados.Nessa lista, você pode escolher se a lista de respostas que irão participar do relatório:
  • Todas as respostas finalizadas,ou seja, completas (Completed);
  • Apenas as respostas incompletas, ou seja, as que foram deixadas sem resposta (Incomplete).
  • Todas as respostas (All Records).
  1. Pelo número de identificação(ID): – Esta opção está no campo ID da resposta,onde você irá dizer qual é o intervalo de respostas que você quer que seja abrangido nesse levantamento estatístico.
  2. Por data – Esta opção está no campo Data de envio, onde você pode filtrar com base num intervalo de datas para as quais as respostas foram dadas, ou mesmo restringir-se a uma data específica.
  3. Por perguntas e respostas: – No campo abaixo dos Filtros Gerais, temos os Filtros de resposta, onde podemos filtrar os dados que queremos que estejam na estatística com base nas perguntas e nas respostas que foram fornecidas. Você pode selecionar:
  • Por grupo de respostas: – Basta clicar na caixa ao lado do nome do grupo de perguntas.
  • Por perguntas : – Selecione individualmente cada pergunta que você quer que apareça na estatística.
  • Por resposta: – Você pode filtrar os dados, de forma que você tenha apenas os resultados relacionados a certas respostas. Ou seja, você pode querer ver apenas quantas pessoas deram certas respostas em uma ou mais perguntas. Se você quiser selecionar mais de uma resposta entre as possíveis para uma pergunta, pressione a tecla CTRL e clique com o mouse nas respostas que você quer obter resposta. Note também que se você escolher Ver resumo de todos campos disponíveis,você deverá selecionar seus filtros de resposta antes de marcar essa opção.
  • Por texto – : – Você pode procurar as respostas possíveis para uma questão que seja do tipo “texto livre”, onde o participante da pesquisa pode escrever livremente. Basta você dizer qual é a palavra ou frase que você quer buscar. Se você quer buscar por um pedaço de palavra (ou frase), basta usar o símbolo de porcentual (%) como o caractere curinga. Por exemplo, se você buscar por “Tom%” , o LimeSurvey irá apontar entradas que tenham “Tomb”, “Tom”,“Tommy”, entre outras.

Opções

Você ainda tem as seguintes opções disponíveis para montar a sua estatística:

  1. Ver resumo de todos campos disponíveis – Exibe todos os campos e seus resultados.
  2. Subtotals based on displayed questions – Calcula resultados para cada questão com base apenas no número total de respostas que pelas quais, a questão foi feita.
  3. Statistics report language – Idioma no qual você quer que o resultado seja apresentado.
  4. Mostrar gráficos – Se você vai querer um gráfico no formato pizza, gerado pelo próprio LimeSurvey, ou apenas a tabela com os dados.
  5. Selecionar formato de saída– Aqui você seleciona como você irá querer que seja emitida a saída: Em HTML, PDF ou em formato XLS, usado pelo Excel.

Aprenda a editar estatísticas no LimeSurvey

Clicando no botão Ver Estatísticas, você terá uma tabela de resultados, indicando o número de respostas que batem com o seu critério de seleção. Além disso, você terá uma tabela escrita Resumo do campo, onde cada questão selecionada anteriormente traz suas respostas possíveis, seus totais e porcentuais relacionados. É importante notar que estes resultados são um subconjunto do total de respostas. Logo, se você tem 123 respostas de um total de 150, esse resumo irá mostras apenas as 123 respostas que fazem parte desse subconjunto, delimitado pelas suas respostas.

Quando você clica no botão Ver estatísticas, você será apresentado a uma lista de perguntas que estão disponíveis. Para cada questão, há uma caixa de seleção que pode ser selecionada para mostrar um resumo dessa tabela, e um ícone que, quando é clicado, mostra para você todo o texto da pergunta.

Para ver os resultados de uma ou várias questões, marque as caixas de seleção no alto das questões, e clique no botão Ver estatísticas. Logo você terá uma tabela de Resultados, que indica o número de questionários respondidos que estão nessa tabela, e o total de questionários respondidos. Abaixo, temos um resumo de cada campo, onde para cada pergunta, temos as respostas possíveis, e seus totais e porcentuais. Abaixo temos um exemplo de como será essa visualização:

Alguns cuidados:

  • É uma boa prática não selecionar nenhum critério na mesma questão que você quer um resumo. Explico: no momento em que você clica na lista de possíveis respostas, você está selecionando para as estatísticas apenas os resultados que foram dados com aquela resposta. Logo, o resumo não sairá completo, você só verá esses resultados selecionados, o que trará confusão.
  • Para selecionar múltiplas respostas para uma questão, mantenha pressionado a tecla CTRL no teclado enquanto você está selecionando. Para desfazer a seleção, basta clicar novamente mantendo o CTRL pressionado.

Navegando nos resultados

Digamos que você quer ver, com mais detalhe, quem respondeu o que, na sua pesquisa. Basta que, na hora de gerar a página de estatísticas, clique no botão “Navegar”, que está embaixo da primeira tabela, a de resultados. Você obterá uma nova página, como essa aqui:

Você pode ver cada resposta mais em detalhes (clicando na lupa), editar a resposta dada (clicando no lápis) ou ainda remover essa resposta da sua base (clicando no X). Ainda temos informações, como:

  • Se a pesquisa foi concluída (Completed)
  • Número de identificação da resposta (ID da resposta)
  • Qual foi o idioma usado para responder(Start language)
  • Data em que a pesquisa foi concluída (Date last action)
  • Data em que a pesquisa foi iniciada (Date started)
  • Endereço IP da máquina que foi usada para responder a pesquisa (IP address)

Você pode limitar o número de registros que irão aparecer na tela, ao mudar o valor na caixa Registros exibidos, e ainda ajustar qual será o primeiro registro a aparecer, ao mudar o valor na caixa Começando a partir de. Por último, na lista Mostrar, você seleciona se você verá todas as respostas, as respostas completas apenas, ou apenas as incompletas.

Gráficos

A geração de gráficos é simples: Basta você clicar na caixa Mostrar gráficos. Tendo gerado-os, para exportá-loos, basta clicar na imagem gerada com o botão direito do mouse, e ir até a opção Salvar Imagem Como. A imagem está no formato PNG, e você a salvará no local desejado por você. Vale notar que o LimeSurvey trabalha quase sempre com gráficos circulares, do tipo pizza, para as respostas. Já no caso de múltiplas opções, ele usa gráficos em barra. Se você quiser algo mais sofisticado para geração de gráficos, basta exportar o resultado para o formato de uma planilha (como XLS, adotado pelo Microsoft Excel e outras) e lá gerar os gráficos que você deseja.

O que são “incomplete responses”, “no answers” e “completed/not displayed”

  1. “incomplete responses” ocorrem quando o participante não concluiu a pesquisa , ou seja, não clicou no botão Submeter.
  2. Uma questão com “no answer” ocorre quando a questão é exibida, mas o participantes não respondeu-a.
  3. Uma questão com “not completed/not displayed” ocorre quando a página contendo a questão não é exibida.

Estatísticas Públicas

A partir da versão 1.80 do LimeSurvey, temos a opção de expor ao participante os resultados parciais da pesquisa, através de um link. Para fazer isto, você terá que habilitar a opção de estatísticas públicas para a pesquisa atual:

Editar configurações → Apresentação e navegação → Estatísticas.
Note que, além da opção Estatísticas, você tem também a opção Mostrar gráficos na estatística, que consiste em apresentar os resultados parciais não só em números, mas também em gráficos.

É possível que você só queira expor estatísticas para algumas questões, e não todas. Logo, você precisará mexer num atributo adicional em cada questão, que é o “public_statistics”. Então você terá que mexer na configuração de cada questão. Veremos como:

  1. Selecionado o questionário, selecione qual grupo de perguntas você quer mexer.
  2. Selecione, na terceira lista que aparece, qual é a pergunta que você quer mexer.
  3. Clique no ícone Editar pergunta.
  4. Você terá, no final das opções a respeito das perguntas, um link, onde está escrito: “Mostrar configurações avançadas.Clique nesse link. Você terá uma lista como a abaixo:

A opção que você deve alterar é a que está escrita Apresentar estatística, no campo Outros. Basta mudar, de Não para Sim, e clicar em Atualizar pergunta.

Caso você queira mudar a aparência das estatísticas públicas, você deverá mexer no arquivo de definições de formatação da pergunta, também conhecido como CSS, o que requer conhecimento específico no assunto.

Páginas Relacionadas