O LimeSurvey é um software para gerenciamento de questionários. Logo, ele pode gerenciar múltiplas pesquisas on-line, gerar resultados e exportá-los em diferentes formatos. Logo, de forma rápida e intuitiva, você pode montar pesquisas on-line que alcançam facilmente milhares de pessoas, e sem muito esforço. As pesquisas podem incluir ramificações, layout e projeto personalizados, e o sistema oferece análise estatística com base nos resultados do questionário.

As pesquisas podem ser acessíveis ao publico ou de acesso controlado, através do uso de chaves para cada participante do questionário.

Histórico

O LimeSurvey chamava-se inicialmente PHPSurveyor, e a sua primeira versão é de 20 de fevereiro de 2003. A última versão estável é a 1.92, de 12 de abril de 2012. Atualmente, a versão 2.0, totalmente remodelada, está em desenvolvimento pela equipe de programadores.

Algumas curiosidades:

  • O LimeSurvey está entre os cem projetos mais baixados do repositório de projetos livres SourceForge.
  • Na eleição presidencial dos Estados Unidos de 2004, a Verified Voting Foundation usou o LimeSurvey para obter dados sobre possíveis irregularidades, e foram registrados pelo software mais de 13.000 incidentes nas primeiras 10 horas de votação. E o LimeSurvey foi escolhido como parte do sistema de reportação de incidentes eleitorais da organização.
  • O software foi traduzido para coreano por uma unidade de polícia de combate a crimes virtuais da Coreia do Sul.
  • O LimeSurvey é usado por vários institutos de ensino superior para que os alunos possam administrar seus próprios questionários.

Motivação

Por mais que o LimeSurvey seja uma ferramenta pouco conhecida e pouco usada, ela é muito poderosa e carece de documentação em português. Logo, a motivação veio daí, de documentar o seu funcionamento e uso para os usuários da Hostnet, e quem sabe com isso decidam experimentá-la. E essa é a ferramenta que iremos resenhar a partir desse post.

Páginas Relacionadas