Uma transação é uma ação que ocorre após ou através de. Logo, ações no Magento, como o cadastro de um cliente, uma compra finalizada, a recuperação de uma senha, um contato online, o cancelamento de um pedido, são consideradas transações de sistema.

Para cada uma dessas ações, um e-mail é enviado para o administrador da loja, o lojista e/ou o cliente, informando sobre o status da operação.

Para utilizar este recurso é necessário criar um modelo de e-mail. Você deverá então seguir os seguintes passos:

  • Vamos ao painel administrativo da sua loja, e clique em Sistema.
  • Clique em E-mails de Transação. Você verá uma página parecida com as páginas de produtos.
  • Clique no botão Criar Template, no canto superior direito.
  • Você verá uma nova página, como a abaixo:
  • No campo Nome, você poderá escolher o modelo de e-mail desejado e poderá fazer alterações nele. Portanto, no campo Selecionar template padrão, selecione na opção Apresentação o modelo desejado. Escolha também o idioma, e clique no botão Carregar Template de E-mail.
  • Você verá que no campo abaixo, Informação do Template, teremos informações a respeito do modelo carregado.
    • Na linha Usado como Padrão Para, você terá o caminho para o qual aquele modelo de e-mail será usado.
    • No campo Nome, você poderá definir um nome para o modelo.
    • No campo Assunto do E-mail, você colocará o que aparecerá no campo Assunto (Subject) do e-mail que será remetido.
    • No campo Conteúdo do E-mail, você verá o modelo, repleto de variáveis. Essas variáveis são campos cujo conteúdo é variável. Logo, quando o e-mail for enviado, esses campos serão alterados e o e-mail será personalizado.
    • Note que o e-mail é todo montado em HTML, que é a linguagem de marcação usado para a descrição de páginas que abrimos nos nossos navegadores. Apesar do e-mail ficar maior, dessa forma é possível dar formatação ao e-mail e com isso formatar o e-mail de uma forma mais completa.
  • Concluída as alterações, clique em Salvar para concluir.

Caso você queira alterar os e-mails relacionados às vendas, siga os seguintes passos:

  • Vamos ao painel administrativo da sua loja, e clique em Sistema.
  • Clique em Configuração, e depois clique em Emails de Vendas.
  • Existem vários campos. Configure-os da forma que melhor lhe aprouver.

Páginas Relacionadas