O que é DNS?

Existem na Internet centenas de milhões de servidores que armazenam os arquivos que estão disponíveis a todos os usuários. Cada um tem o seu próprio endereço de IP, e quando você digita um endereço de um site, indica um domínio a ser acessado. Mas como é que seu computador vai saber em qual dos servidores está armazenado o site que você escolheu? É aí que entra em ação os servidores DNS. A sigla DNS significa Domain Name System, ou Sistema de Nome de Domínios. Esses servidores têm como tarefa principal traduzir nomes de domínios em endereços IP.

Assim, ao digitar um endereço de um determinado site, o navegador irá consultar um servidor DNS, e ele informará ao seu computador o endereço de destino. A partir daí, o servidor será acessado e o site escolhido aparecerá na sua tela.

Como funciona o DNS?

O funcionamento do DNS consiste em responder requisições feitas pelos clientes, como o navegador ou o cliente FTP do seu computador. Caso um endereço não esteja disponível, o servidor DNS irá repassar a solicitação para outro servidor DNS, aguardando que ele faça a resolução do domínio, ou seja: Informe qual endereço IP corresponde àquele domínio solicitado.

  • Se o próximo servidor DNS contiver essa solicitação, ela será repassada ao servidor DNS solicitante, e este, por sua vez, repassa a informação ao cliente. O DNS que solicitou armazena esta nova entrada na sua tabela, e as próximas requisições não necessitarão ser repassadas ao próximo servidor DNS.
  • Caso o próximo servidor DNS não contenha tal informação, ela será repassada por ele a um próximo servidor DNS, até que essa informação seja encontrada. Caso não seja encontrada, ou o endereço não existe, ou o domínio não cumpriu seu tempo de propagação de DNS.

O que é DNS raiz?

Existem, na Internet, 13 conjuntos (clusters) de servidores DNS, que são conhecidos como os DNS raiz. A função desses servidores é responder diretamente às requisições de registros da zona raiz. Estes 13 DNS raiz são necessários para a manutenção da Internet no mundo inteiro.

Apesar do número pequeno, existem várias réplicas desses servidores raiz, sendo uma delas no Brasil, desde 2003.

Quais são os DNS da Hostnet?

A Hostnet fornece seis (6) servidores DNS aos seus clientes, e com isso tornou-se o único provedor de hospedagem de sites no Brasil com essa vantagem aos seus clientes, e sem custos adicionais.

Para saber qual o DNS do seu domínio, acesse o Painel de Controle e na página inicial visualize seus DNS, conforme a imagem abaixo:

Como editar o DNS do meu domínio?

Isso vai depender da onde seu domínio está registrado, caso esteja na Hostnet deverá usar a seguinte opção dentro do Painel de Controle: Registro de Domínios >> Domínios Registrados. Na próxima página, você terá campos semelhantes ao da imagem a seguir:

Para editar o DNS, é preciso selecionar o domínio que deseja e depois clicar na opção “DNS“;

Abrirá uma página onde é possível alterar os DNS’s, conforme é mostrado na imagem a seguir:

É possível editar do 1° até o 6° DNS.

Como editar a tabela de DNS?

Por enquanto, não é possível para o cliente editar a tabela de DNS, mas em breve teremos essa funcionalidade disponível no Painel de Controle. Caso você precise, solicite ao HelpDesk a alteração da tabela de DNS.

Propagação de DNS:

O que é propagação de DNS?

O que chamamos de propagação de DNS é o tempo gasto para que esse domínio seja publicado e divulgado em todos os servidores DNS existentes. Logo, entre a ativação do domínio hospedado e os servidores DNS receberem o novo domínio criado por você, leva-se um tempo, que é o tempo de propagação de DNS.

Quanto tempo leva a propagação de DNS?

A propagação leva de 8 a 48 horas. Durante este tempo o serviço fica instável, podendo funcionar em determinados momentos.

Por que essa propagação leva tanto tempo?

Há várias razões, mas o que torna a operação lenta é justamente a necessidade de se informar outros servidores DNS do novo domínio cadastrado. E são alguns milhões de servidores cadastrados, literalmente. Por isso, a necessidade de um prazo para que esse domínio seja realmente divulgado. O processo de publicação é feito pelos órgãos responsáveis pelo registro de domínios, como o Registro.BR (Brasil), ENOM, Registar, etc. Estes órgãos atualizam seus servidores publicando uma “lista” de novos registros de domínios e alterações de servidores DNS, para domínios já registrados. Logo depois ocorre o que chamamos de propagação, durante a qual as bases de dados dos servidores DNS dos provedores de acesso são atualizadas. Após esse processo, os domínios passam a apontar para o endereço IP do servidor onde estão as informações do site. Por exemplo, você transferiu o seu site de outro provedor para nós, alterou os servidores DNS e a publicação ocorreu normalmente. Publicar significa que a partir daquele momento, quem responderá pelo domínio será o novo servidor. Normalmente, a publicação não ultrapassa 48 horas, mas podem ocorrer situações, principalmente no caso de domínios internacionais, no qual este prazo é extrapolado. Isso depende exclusivamente da política do órgão que realiza os registros. Além disso, a propagação dessas informações para os servidores DNS dos provedores de acesso pode levar algum tempo.

DNS Reverso:

Normalmente, o DNS atua traduzindo o nome do domínio de um host qualquer para seu endereço IP correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host. Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio, tentamos resolver o endereço IP através do DNS Reverso. Logo, o DNS Reverso procura qual nome de domínio está associado aquele endereço. Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços, verificando se o endereço IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar spam, por exemplo.

DNS Reverso na Hostnet

A Hostnet configura o endereço reverso dos IP’s de todos os seus servidores compartilhados, tanto para e-mail quanto para sites hospedados. A configuração do DNS Reverso é feita para permitir que os servidores se comuniquem com sistemas de e-mail, estando assim dentro das normas e padrões recomendados pelas RFC’s. O Reverso do IP é configurado baseado no nome completo dos servidores.

A Hostnet não configura endereços reversos de IP’s que não são de sua responsabilidade. A configuração é feita apenas para seus próprios IP’s. Caso você possua um IP próprio e deseja configurar o DNS Reverso para o mesmo, entre em contato com a empresa que lhe forneceu o endereço/faixa de IP, e solicitar a eles a criação do DNS Reverso.

Configuro os DNS da Hostnet no Registro.BR, mas recebo a mensagem ‘DNS desconhecido’. O que fazer?

Os servidores de DNS da Hostnet só respondem por domínios que estão hospedados em nossos servidores, ou seja, para usar os nossos DNS, é necessário que o domínio esteja criado em nosso sistema.

Eu possuo um IP próprio e quero hospedar o meu site em um servidor dentro da minha empresa. Isso é possível?

Sim. É possível cadastrar o seu domínio conosco e ter o seu domínio redirecionado para o IP do servidor Web da sua empresa.

Para isso, basta solicitar a edição da sua tabela de DNS e nos informar o IP do seu servidor e quais ítens deseja alterar para o mesmo.

Ex: Podemos alterar os campos WWW, FTP para o IP do seu servidor e manter o e-mail (POP e SMTP) em nossos servidores.

Esta solicitação deve ser feita via HelpDesk, dentro do seu Painel de Controle Hostnet.

Erro ao editar DNS via Painel da Hostnet

O endereço de DNS não está registrado. Se o domínio usado no endereço do DNS está registrado na Hostnet, cadastre este endereço na opção DNS próprio para
domínios internacionais. Caso contrário, entre em contato com a empresa responsável pelo registro do domínio usado no endereço do DNS para fazer esse registro.

Esse erro ocorre porque o DNS que está tentando utilizar não está registrado, ele deve ser registrado na empresa responsável pelo registro do domínio.

Exemplo de DNS:

  1. ns1.padaria.com
  2. ns2.padaria.com

Para poder utilizar esse DNS é necessário que a empresa que registra o domínio padaria.com faça o registro desses DNS.

Comandos para consulta de DNS:

O comando abaixo consulta o IP do host desejado:

higor@S2M25:~$ host www.dominio.com
www.dominio.com has address 187.73.33.13

O comando abaixo consulta o servidor MX do host desejado:

higor@S2M25:~$ host -t mx dominio.com
dominio.com mail is handled by 10 smtpqin1.f1.k8.com.br.

O comando abaixo consulta o MX do host desejado dentro do DNS desejado, no exemplo abaixo estamos pesquisando o MX do domínio dentro da Locaweb:

higor@S2M25:~$ host -t mx dominio.com ns1.locaweb.com.br
Using domain server:
Name: ns1.locaweb.com.br
Address: 189.126.108.2#53
Aliases: 

dominio.com has no MX record

O comando abaixo consulta o registros TXT do host desejado:

higor@S2M25:~$ host -t txt dominio.com
dominio.com descriptive text "v=spf1 a:mxq.f1.k8.com.br include:12126.meuspf.com ~all"

Páginas Relacionadas