A wiki, em essência, é um processo coletivo e colaborativo de redação de páginas. Logo, é necessário que haja um mecanismo para que os usuários que estão trabalhando conjuntamente em um conteúdo, possam trocar ideias a respeito. Lembrem-se que, hoje em dia, com a Internet, seu colaborador não está necessariamente ao seu lado, fisicamente falando. Ele pode estar até do outro lado do mundo.

O Mediawiki usa o recurso de Talk Pages, as Páginas de Discussão. Todas as páginas da wiki têm uma página de discussão associada. Ela pode ser acessada ao clicar no separador discussão, no topo da página. Para adicionar um comentário, edite a página normalmente, usando recursos como os da wiki. Na prática, essa página de discussão é a mesma coisa que uma página da wiki “normal”, mas está separada, no espaço Discussão, mantendo-a separada.

Fazendo uso das páginas de discussão

Usuários de fóruns na Internet acham o sistema adotado pelo Mediawiki muito estranho, pois dá plena liberdade aos participantes da discussão para falarem da maneira como acharem melhor. Mas essa é a essência das wikis, logo seria uma incoerência agir de forma diferente.

Logo, recomenda-se que algumas convenções sejam seguidas, para que a comunicação seja facilitada. Seguem algumas sugestões:

  1. Assine sempre os seus comentários. Use quatro tis (~~~~) ou o botão da assinatura, na barra acima da caixa de edição.
  2. Inicie um novo tópico com um == cabeçalho de nível 2 == no fundo da página.
  3. Use indentações, inserindo dois pontos (:) no início da linha.

Vamos a um exemplo de como funciona:

Exemplo: Texto na wiki

===== O termo está errado =====
Esta página tem vários detalhes sobre hospedagem de sites, mas não contempla o problema do registro de domínio. — [[User:Example|Fulano]] 18:07, 25 de Setembro de 2011 (UTC)
: Não, não. Esta página fala apenas de hospedagem. Registro de domínio está em uma nova página. — [[User:Example|Sicrano]] 11:21, 26 de Setembro de 2011(UTC)
:: Ah estou vendo… Mas não há ainda nenhuma ligação entre essa página e a nova, falando de registros. Me parece uma coisa sem muito sentido. — [[User:Example|Fulano]] 14:11, 30 de Setembro de 2011 (UTC)
::: É verdade, não tem link, esquecemos de fazê-lo. Bem, acabei de resolver o problema! — [[User:Example|Beltrano]] 21:55, 30 de Setembro de 2011 (UTC)

Exemplo: Texto apresentado na caixa de discussão

Esta página tem vários detalhes sobre hospedagem de sites, mas não contempla o problema do registro de domínio. — Fulano 18:07, 25 de Setembro de 2011 (UTC)

Não, não. Esta página fala apenas de hospedagem. Registro de domínio está em uma nova página. — Sicrano 11:21, 26 de Setembro de 2011(UTC)

Ah estou vendo… Mas não há ainda nenhuma ligação entre essa página e a nova, falando de registros. Me parece uma coisa sem muito sentido. — Fulano 14:11, 30 de Setembro de 2011 (UTC)

É verdade, não tem link, esquecemos de fazê-lo. Bem, acabei de resolver o problema! — Beltrano 21:55, 30 de Setembro de 2011 (UTC)

Páginas de discussão dos usuários

Cada usuário tem a sua página pessoal, e também tem direito a uma página de discussão. Esta página é útil para acrescentar anotações rápidas, ideias que depois serão reformatadas e colocadas no texto, ou o que mais o usuário desejar. Também é útil para repassar ao usuário alguma mensagem que o interesse.

O acesso a essa página de discussão de cada usuário dá-se ao clicar no nome do usuário, que aparece no alto da página da wiki quando ele está logado. Dali, ele será repassado a uma página com 2 abas: Página de usuário(a) e Discussão. Basta então clicar na aba Discussão para acessar esta página.

Estas páginas podem funcionar como um sistema simples de mensagens. Quando mensagens são deixadas nas páginas de discussão, os respectivos usuários recebem a seguinte notificação quando acessam a wiki:

Você tem novas mensagens (última alteração).

Esta notificação continuará visível ao usuário em todas as páginas visitadas por ele até que sua página de discussão seja visitada. Lembre-se também que as mensagens não são privadas e outros podem juntar-se à discussão.

Páginas Relacionadas