Caso perceba que o acesso ao seu site parou inesperadamente ou ocorrem oscilações no acesso aos nossos serviços (site, Painel de Controle, webmail, conexão com banco de dados, servidores de email, etc) é válido fazer alguns testes para diagnosticar se há problemas na rede interna, na rota entre sua conexão com a internet e a Hostnet, em um servidor específico da Hostnet, entre outros.

Checar acesso de diferentes conexões

Certifique-se se esta dificuldade no acesso ocorre apenas do seu computador, da sua rede ou usando o seu provedor de internet. Para isso, basta testar o uso dos nossos serviços de uma outra rede. Poderá solicitar que amigos ou clientes que estejam em outro local e usando outra conexão com a internet tentem navegar pelo seu site ou abrir o nosso webmail (https://webmail.hostnet.com.br), por exemplo.

Ping

Quando queremos saber se um determinado host está disponível na rede interna ou mesmo na internet, frequentemente utilizamos o utilitário ping como um dos primeiros recursos de teste. O fato de um host não responder ao ping não quer dizer que ele esteja realmente fora do ar, pois este serviço pode estar desabilitado neste host por questões de segurança (na Hostnet está ativo).

Exemplo:

[root@hostnet]# ping 192.168.0.1
PING 192.168.0.1 (192.168.0.1) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_seq=1 ttl=127 time=4.22 ms
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_seq=2 ttl=127 time=1.02 ms
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_seq=3 ttl=127 time=1.01 ms
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_seq=4 ttl=127 time=1.99 ms
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_seq=5 ttl=127 time=1.03 ms
--- 192.168.0.1 ping statistics ---
5 packets transmitted, 5 received, 0% packet loss, time 4002ms
rtt min/avg/max/mdev = 1.019/1.857/4.221/1.241 ms

A resposta acima indica que o host 192.168.0.1 está disponível. No final, algumas estatísticas de tempo e percentual de respostas positivas e negativas são apresentadas.

No exemplo seguinte vemos um caso em que não obtemos resposta do host.

[root@hostnet]# ping 192.168.0.2
PING 192.168.0.2 (192.168.0.2) 56(84) bytes of data.
--- 192.168.0.2 ping statistics ---
5 packets transmitted, 0 received, 100% packet loss, time 3998ms

Como fazer o teste de Ping?

Acesse este site e veja como fazer o teste de ping em seu sistema operacional: http://pt.wikihow.com/Dar-Um-Ping-Em-Um-Endere%C3%A7o-IP

Tracert

O processo de Traceroute (que em português significa rastreio de rota) é utilizado para obter o caminho que um pacote atravessa por uma rede de computadores até chegar ao destinatário. O traceroute também ajuda a detectar onde ocorrem os congestionamentos ou falhas na rede, pois exibe um relatório com a latência até cada servidor intermediário.

Veja o exemplo de um traceroute que vai da nossa Central de Atendimento (usando conexão com a internet da Mundivox) e o ip 187.73.32.88, do nosso painel de controle:

[nmct@hostnet]$ traceroute painel.hostnet.com.br 
traceroute to painel.hostnet.com.br (187.73.32.88), 30 hops max, 60 byte packets
1  10.200.7.1 (10.200.7.1)  0.176 ms  0.156 ms  0.146 ms
2  mvx-201-76-188-233.mundivox.com (201.76.188.233)  0.505 ms  0.857 ms  0.839 ms
3  * * *
4  mvx-187-102-140-1.mundivox.com (187.102.140.1)  2.010 ms  2.002 ms  1.992 ms
5  mvx-t-1-2-cav-rj.mundivox.com (187.16.126.25)  1.969 ms  1.967 ms  2.196 ms
6  mvx-t-1-2-cav-gw2-rj.mundivox.com (187.16.126.30)  2.183 ms  1.127 ms  1.101 ms
7  xe-4-0-0-860.edge-a.rjo511.ctbc.com.br (187.32.52.150)  16.864 ms  1.735 ms  1.719 ms
8  xe-0-1-0-0.core-b.spo511.ctbc.com.br (201.48.46.254)  7.165 ms  7.160 ms  7.146 ms
9  xe-5-3-0-0.border-b.spo511.ctbc.com.br (201.48.46.33)  7.533 ms  7.524 ms  7.510 ms
10  189-112-215-026.static.ctbctelecom.com.br (189.112.215.26)  8.420 ms  8.418 ms  8.405 ms
11  200-147-26-129.static.uol.com.br (200.147.26.129)  8.395 ms  8.387 ms  8.690 ms
12  200-147-28-169.static.uol.com.br (200.147.28.169)  9.146 ms  9.138 ms  8.544 ms
13  200-147-28-131.static.uol.com.br (200.147.28.131)  9.077 ms 200-147-28-147.static.uol.com.br (200.147.28.147)  9.075 ms  9.064 ms
14  201.77.242.70 (201.77.242.70)  9.057 ms  9.250 ms  9.238 ms
15  painel.k8.com.br (187.73.32.88)  9.229 ms  9.223 ms  9.452 ms
[nmct@hostnet]~$

Como fazer um teste de Tracert?

Para fazer um teste de TRACERT no Windows, vá no menu INICIAR e depois em EXECUTAR, digite CMD e clique em OK.
Na tela preta (prompt do DOS) digite “tracert nome_do_servidor ou ip” e pressione ENTER.

Para fazer um teste de TRACERT no Linux, abra a tela de comando (terminal) e digite “traceroute nome_do_servidor ou ip” e pressione ENTER.

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