A página de erro 404 é muito importante, pois serve para avisar ao usuário que ele tentou entrar em uma página que não existe. Abaixo temos o exemplo de uma página com o erro 404:

Você pode editar a página 404.html que está na sua instalação do Joomla, e personalizá-la. Ou então, você pode inserir um módulo (o Qlue Custom 404), onde você pode personalizar a página do erro 404. Veremos como fazer das duas maneiras.

Usando o FTP

Você pode usar um cliente FTP como o Filezilla (Windows) ou o gFTP (Linux) para acessar a sua hospedagem. Para isto, é necessário que você tenha o nome do host, usuário e senha usados para a instalação do Joomla no seu plano de hospedagem. Caso tenha dúvida em relação a isso, entre em contato com o suporte técnico da Hostnet.

De posse dessas informações, acesse o espaço onde está a sua instalação do Joomla com o Filezilla. Acesse a pasta raiz, no caso aquela com o nome WWW. Você logo encontrará o arquivo 404.html nessa pasta. Selecione o arquivo e baixe-o.

Abra num editor de textos e faça as devidas alterações. Após, faça o movimento contrário, enviando o arquivo de volta para a sua instalação na Hostnet.

Usando o módulo

Você encontra muitas extensões no site do Joomla (http://www.joomla.org) para baixar gratuitamente. Isto poderá facilitar e muito a sua administração. Logo, veremos como adicionar alguns módulos. Siga os seguintes passos:

  • Acesse através do seu navegador o site oficial do Joomla: http://www.joomla.org.
  • Clique na opção Extend, e depois em Extension Directory.
  • O Joomla tem uma coleção realmente grande de extensões. Coloque no campo de busca o número 404, para podermos ver as extensões que estão disponíveis para definir as páginas de erro 404. Você pode também pesquisar a partir das categorias.
  • Você terá várias extensões relacionadas. Baixaremos uma delas como exemplo, no caso a Qlue Custom 404. Clique nessa opção, e você terá uma nova página.
  • Clique no botão Get Qlue Custom 404. Você baixará um arquivo compactado (ZIP) com a extensão. Veremos agora como adicioná-la na sua instalação do Joomla.
  • Clique em Extensões e depois, clique em Gerenciador de Extensões. Você verá uma página como a abaixo:

  • Clique em Selecionar arquivo para escolher a extensão que você baixou (no caso, pkg_qlue404.zip), e clique em Upload & Instalar para fazer o envio da extensão para o Joomla.
  • Feito isto, é preciso ativar o módulo. Ao voltar para o Gerenciador de Extensões, você tem uma grande lista de módulos instalados. Encontre as opções relacionadas ao módulo que você enviou para o Joomla, selecione-os e clique no botão Ativar, no alto da página.
  • Pronto, extensão instalada e ativada. Você poderá acessá-la a partir do menu Componentes. Nessa extensão em questão, será possível alterar o conteúdo da página de erro 404.

Páginas Relacionadas