Aqui temos uma visão geral do sistema, com o número de pesquisas, usuários criados e outras estatísticas. Caso você precise debugar algo, há o botão PHPInfo. Ainda abaixo tem a opção de procurar por atualizações do LimeSurvey, caso precise.

Geral

Aqui temos as configurações gerais. Abaixo vai a lista. Vale lembrar que após a alteração nas configurações, você deve clicar no botão Save and Exit para confirmar a alteração.# Nome do site: A princípio é LimeSurvey, mas você pode alterá-lo, se preferir.

  1. Default template: Modelo padrão a ser usado para a lista pública de pesquisas e para pesquisas novas que não tem um modelo estético previamente definido.
  2. Administration template: Modelo a ser usado para a área administrativa do site, e vista pelo usuário administrador.
  3. Default HTML editor mode: Escolhe qual é o modo padrão para o editor HTML. Opções válidas são: Editor HTML na mesma página, Editor HTML numa nova janela e Sem editor HTML.
  4. Seletor de tipos de perguntas: A forma de selecionar as perguntas que serão submetidas.
  5. Editor de modelos: Como você poderá alterar o modelo (template) do site, através de qual ferramenta.
  6. Time difference (in hours): Se o servidor Web estiver num fuso horário diferente (em horas), aqui você pode acertar para que os relógios apareçam certos, e questionários que tem um tempo certo para ser encerrado.
  7. GeoNames username for API, Google Maps API key, IP Info DB API Key, Google Analytics API key, Google Translate API key: Campos para inserção de chaves para acesso a serviços do Google dentro do seu site, como o Google Translate, o Google Analytics ou o Google Maps.

Definições de e-mail

Aqui você pode configurar os critérios para que o LimeSurvey envie e-mails, seja para marcar o fim de uma enquete de um usuário, ou para enviar resultados. Logo, todos os ajustes necessários relacionados devem ser feitos nessa aba.

Configurações de retorno

Nessa aba, temos os critérios para lidar com e-mails recebidos pelo LimeSurvey, seja para confirmação de ações, seja para receber o retorno de um participante. Logo, todos os ajustes necessários relacionados devem ser feitos nessa aba.

Segurança

Aqui temos configurações de segurança.# Preview do questionário apenas para administradores: Somente administradores podem ter acesso à visualização prévia da enquete.

  1. Filtrar HTML por XSS: Aqui você pode garantir que todo o HTML que seja colocado na sua enquete seja filtrado para evitar falhas e brechas de segurança. Caso você queira fazer uso de JavaScript e Flash nos seus questionários, desligue essa opção.
  2. Group member can only see your own group: Aqui você pode limitar o acesso de cada grupo de usuários dentro do LimeSurvey, fazendo com que cada usuário esteja confinado ao seu grupo.
  3. Force HTTPS: Força o LimeSurvey a usar o recurso de HTTPS, que adiciona uma camada de criptografia ao acesso dos participantes ao site. Caso você queira verificar se está disponível na sua instalação na Hostnet, tem um link abaixo, que você deverá clicar.

Apresentação

Aqui temos configurações relacionadas à apresentação dos questionários gerenciados pelo LimeSurvey. Note que existem algumas questões podem ser configuradas para dar a liberdade de quem montou o questionário, decidir como agir. Você verá em opções como Administrador do questionário pode escolher. Vejamos então:* Show ‘‘no answer’’ option for non-mandatory questions: Esta é uma das questões nas quais é possível permitir que o administrador do questionário escolha. Logo, você pode optar por colocar a opção “Sem Resposta” nas questões não-obrigatórias.

  • Repeating headings in array questions every X subquestions: Se você tem uma questão na forma de matriz, você deve ter várias subquestões que podem ocupar mais de uma página. Aqui você pode decidir quantas respostas devem ser exibidas antes das informações do cabeçalho serem repetidas. Um valor normalmente aceito é que seja algo em torno de 25. Se você não quer repetição, coloque 0.
  • Exibir “Existem X questões neste questionário”: Você pode permitir que sejam exibidas quantas perguntas existem no questionário, caso o administrador permita ou não.
  • Exibir número e/ou código da questão: Você pode autorizar o administrador escolher se o número (ou código) da questão seja exibido ou não.
  • Font size of answers export PDFs, Show header in answers export PDFs?, Width of PDF header logo, PDF header title (if empty, site name will be used) e PDF header string (if empty, survey name will be used): Estas estão relacionadas à emissão do resultado final da pesquisa, em PDF. Logo, tamanho da fonte, se o cabeçalho das questões será exibido, largura do logotipo, título e frase do cabeçalho.

Idioma

  • Default language: Idioma padrão do site e das pesquisas, caso não tenha sido escolhida outro idioma.
  • Available languages: As opções de idiomas disponíveis nessa instalação do LimeSurvey.

Interfaces

  • RPC interface enabled e Publish API on /admin/remotecontrol: Ambas as opções estão relacionadas às interfaces do LimeSurvey, e recomenda-se deixar como estão.

Verificar integridade dos dados

Esta opção verifica a integridade dos dados gerados pelos questionários, de forma a garantir que os mesmos não estão corrompidos. Se você clicar nesse ícone e tudo estiver correto, você obterá a seguinte página:

Como é possível vermos nessa página, vários testes são feitos pelo LimeSurvey, e o que é o mais importante, no nosso caso: Não há nenhum problema. Em contrapartida, se algum problema for detectado, o LimeSurvey lhe sugerirá a ação necessária.

Backup de todo o banco de dados

Nessa opção, basta você clicar para que o seu navegador receba um arquivo texto, no formato SQL, com todo o seu banco de dados. Posteriormente, você pode importar esse banco de dados caso seja necessário.

Páginas Relacionadas