Elementos básicos da enquete

Uma enquete tem três elementos que são fundamentais:

  • Um nome para a enquete. O nome é único, e é a referência para a enquete ser encontrada na lista de pesquisas do LimeSurvey. No momento em que você colocar o nome, o LimeSurvey irá perguntar sobre a mensagem de boas-vindas na página de início da enquete, pela descrição da enquete, pelos dados de contato do administrador da enquete, e o formato das perguntas.
  • Pelo menos um grupo. Uma pesquisa exige que cada pergunta seja membra de um grupo (e somente daquele grupo). Dependendo do número de perguntas na pesquisa, os grupos podem ser usados para agrupar questões afins e assim organizarmos melhor a nossa enquete em páginas com o mesmo tipo de pergunta. Um grupo pode ter questões sobre um mesmo assunto, ou ser uma maneira de agrupar um número definido de questões. Mas atente para o detalhe que grupos de questões é diferente de grupo de usuários. São duas coisas bem diferentes. Um grupo de questões tem um título e uma descrição (opcional). Você deve ter pelo menos um grupo em cada pesquisa, mesmo se você não quiser dividir a pesquisa em vários grupos.
  • Pelo menos uma pergunta. As perguntas são a razão de ser da pesquisa. Não há limite para o número de perguntas que você pode ter na sua pesquisa, ou em um grupo. As perguntas incluem o texto, assim como as configurações que definem qual será a forma da resposta que será aceita. Você pode especificar também uma pequena ajuda para cada questão,  e determinar se a resposta é obrigatória ou não.
  • A enquete também pode ter elementos opcionais, como:
    • Respostas aplicáveis para cada questão.
    • Labels modificáveis (os conjuntos de labels, ou label sets)
    • Condições que determinam se uma pergunta deve ser feita ou não.

Navegando na interface administrativa

A barra de ferramentas que está no topo é a barra de administração fornecendo opções para mexer nas configurações globais. Um dos itens mais importantes é a lista que há no canto direito, próximo a um botão como o que temos ao lado, que é usado justamente para criar uma nova enquete.

A barra administrativa só pode ser sobreposta se forem clicadas as opções Label sets ou Editor de Modelos.

Barra de enquete

Se você clicou na opção para criar uma nova enquete (ou selecionou uma enquete para editá-la), você terá uma barra como essa aqui, abaixo da barra administrativa:

Note que, no canto direito, existe uma lista para os grupos de perguntas. Se você selecionar um desses grupos, ou clicar no ícone para criar um novo grupo de perguntas, e terá uma nova barra de ferramentas na tela, a barra de grupo.

Barra de grupo

A barra de grupo é onde você vai criar perguntas, e associá-las a grupos de perguntas. Como você pode ver, há uma lista no canto direito da barra, com as perguntas. Clicando no ícone, você pode criar uma nova pergunta. Selecionando uma pergunta já existente, você terá a opção de editá-la.

Botões comuns

Nessas barras aninhadas, temos alguns botões que são comuns a todas as barras. Vamos a elas:

  • Editar: Editar o objeto que você selecionou (inquéritos, grupo de perguntas, perguntas), e por padrão você será colocado no editor no qual você criou o objeto.
  • Apagar: Apagar o objeto selecionado.
  • Reordenar: Na barra de grupo tem esse botão, cujo objetivo é alterar a ordem dos grupos de perguntas durante a execução da pesquisa.
  • Exportar: Exportar uma pesquisa, um grupo de perguntas ou uma pergunta, que pode depois ser importada para outra pesquisa, por exemplo. Note que o botão Criar também pode importar um objeto que foi exportado previamente.
  • Minimizar,Maximizar e Fechar: No canto direito nas barras de grupo e de enquete temos três botões, semelhantes ao que vemos na maioria das interfaces gráficas: Minimizar, maximizar e fechar a barra. Maximizar traz de volta à página de status do objeto selecionado. A janela da barra atual é minimizada automaticamente quando você seleciona um objeto de nível inferior para editar. Agora, para fechar, só é possível na barra de ferramentas atual.

Páginas Relacionadas