O Tiki é, antes de tudo, uma wiki, e funciona de forma análoga ao MediaWiki. Logo, o conteúdo é dividido em páginas, e cada uma delas pode ser editada, de forma colaborativa. Vamos então ver como fazemos para lidar com a wiki.

Vale lembrar que a função wiki é de todas, a mais importante no Tikiwiki. Logo, a página inicial do Tiki é uma página wiki, a princípio (embora isto possa ser mudado). Mas vamos criar uma página nova dentro da wiki. Clique em Wiki, depois em Criar página wiki.

Você obterá uma tela como esta abaixo:

Logo, para criar a página, basta colocar o nome da mesma na caixa de texto, e clicar em Criar página. Caso você queira listar as páginas já criadas, basta clicar em Listas páginas wiki.

Depois de ter a página criada, você será repassado ao editor de páginas do Tiki, conforme você pode ver abaixo:

O editor do Tiki é bem mais completo do que o editor usado pelo MediaWiki, visto que ele é visual e com mais recursos, mas a sintaxe dos comandos é diferente da sintaxe usada pelo MediaWiki.

O editor do Tiki

O editor, conforme dissemos anteriormente, é muito completo, apesar da sintaxe dos comandos ser diferente da sintaxe adotada pela principal wiki em uso no mundo, o MediaWiki.

Vamos às opções, onde destacaremos o comando, sua função e a sintaxe adotada por ela no Tiki. Segue os ícones, da esquerda para a direita, de cima para baixo:

Primeira linha de opções

  • Negrito – destacar o texto em negrito. Você pode obter o mesmo efeito colocando o texto entre dois sinais de travessão (__). Logo, __isto aqui está em negrito__.
  • Itálico – destacar o texto em itálico. Você pode obter o mesmo efeito colocando o texto entre dois sinais de aspas simples (). Logo, ”isto aqui está em itálico”.
  • Sublinhado – sublinhar o texto. Você pode obter o mesmo efeito colocando o texto entre três sinais (===). Então, ===Este texto está sublinhado===.
  • Cor do texto – definir a cor do texto. Basta clicar no ícone, e escolher a cor desejada. O efeito é obtido usando caracteres til (~), tralha (#) e um número em hexadecimal que aponta a cor. Logo, ~~#00F:este texto está em azul~~ , ~~#F00:este outro texto está em vermelho~~, ~~#0F0:e este ainda por último está em verde~~.
  • Imagem – inserir uma imagem no texto. Ao clicar nessa opção, você tem uma nova janela:

Para cada opção na janela, há um texto embaixo, explicando cada uma dessas opções. Vale lembrar que essa imagem que será usada já deverá estar no Tiki.

  • Selecionar ou enviar imagens – Aqui, você pode selecionar e enviar uma imagem para o Tiki. Ao selecionar e enviar a imagem, você pode clicar no ícone criado e o Tiki irá colar na janela de edição o comando apropriado para que essa imagem seja referenciada
  • Arquivo – Caso você queira inserir um arquivo que você já enviou para o Tiki, você pode fazê-lo a partir dessa opção. Ao clicar nesse ícone, uma nova janela aparecerá:

Aqui, você pode selecionar a imagem e inserir na wiki.

  • Link wiki – Caso você queira colocar um link para outra parte da wiki, basta você clicar nesse ícone. Teremos uma nova janela, onde você inserirá qual é o nome da página que você quer vincular, e o texto que aparecerá. Se você preferir escrever sem fazer uso desses ícones, a sintaxe é colocar o link entre dois pares de parênteses (( e )), e caso você queira colocar o texto que aparecerá, coloque uma barra vertical ( | ) separando o link do texto. Então, um bom exemplo é fazer dessa forma: ((Mediawiki | página sobre o Mediawiki)).
  • Link externo – O link externo diferencia-se do link wiki apenas na questão estética, por fazer uso de um ícone ao lado do link, simbolizando ser uma ligação para fora da wiki. A única diferença é que, ao invés de usar os pares duplos de parênteses, basta usar colchetes ([ e ]). Logo, para fazermos uma referência ao site da Hostnet dentro de uma wiki feita por nós, deverá ser da seguinte maneira: [[ http://www.hostnet.com.br/ | Hostnet provedor de hospedagem ]].
  • Procurar – Essa opção é muito útil para localizar palavras dentro do texto da wiki. Basta clicar e preencher o campo, deixando que o Tiki faça a busca.
  • Substituir texto – Se não basta procurar palavras, o Tiki permite que você insira palavras e as substitua, com essa opção.
  • Caracteres especiais – Caso você precise inserir algum caractere especial na wiki, como caracteres acentuados, sinais gráficos ou outros menos comuns, você pode fazê-lo clicando nessa opção, e depois escolhendo o caractere especial que você irá inserir.
  • Emoticons – As famosas carinhas… Elas são usadas para transmitir emoções, e assim evitar controvérsias. Todos já passaram por situações onde palavras sem a emoção devida causaram sentimentos diversos e controversos. Logo, os emoticons são uma maneira simpática de ajudar ao leitor a entender a forma de escrita. Clique nesse ícone e escolha o emoticon que mais lhe agrada, para transmitir o sentimento junto com o texto.

Segunda linha de opções

Vamos agora para a segunda linha do menu:

  • Cabeçalhos (H1, H2 e H3) – Nestas três opções, você tem três níveis de cabeçalhos para a sua página wiki. Se preferir não usar os botões, basta colocar um ponto de exclamação (!) na frente da frase que será o cabeçalho. Se quiser abaixar mais um nível, coloque mais um ponto de exclamação na frente da palavra. Dica: Se você quiser, você pode colocar quatro ou mais níveis de cabeçalhos. Basta colocar mais pontos de exclamação no início da sentença que será destacada.
  • Centralizar – Se você quiser centralizar o texto, basta selecionar essa opção. Como você pode notar, o texto a ser centralizado deverá estar entre o sinal gráfico que conhecemos como dois-pontos (:), dois no início e dois no fim. Logo, o texto será centralizado se você escrever dessa forma: ::texto centralizado::.
  • Lista – Para construir uma lista sem numeração, basta clicar nessa opção. Note que o sinal gráfico a ser usado é um asterisco (*), que será colocado no início da frase.
  • Lista numerada – Caso você queira uma lista numerada, basta clicar na opção correspondente, ou caso prefira, basta colocar o sinal gráfico de tralha (#) na frente da sentença.
  • Mouseover – A opção mouseover significa que você pode dizer o que irá aparecer no balão que o usuário verá quando colocar o ponteiro do mouse sobre um item em específico. Se você clicar nessa opção, você verá a seguinte imagem:

No campo Rótulo, você irá inserir o texto que irá aparecer em primeiro plano. No campo Endereço, você deverá colocar o link para o site no qual você quer referenciar. E por último, na caixa abaixo, preencha com o texto que aparecerá no balão, quando você colocar a seta do mouse sobre a palavra. Feito isto, basta clicar em Adicionar.

  • Inserir módulo – Os módulos são recursos disponibilizados pelo TikiWiki, que adicionam funcionalidades à sua página wiki. Você pode adicionar caixas de busca no Google, calendários, lista de artigos, posts mais comentados nos fórums, entre muitas outras opções. Ao clicar nessa opção, ele abrirá uma janela como esta aqui embaixo:

No campo Nome do módulo, escolha uma das dezenas de opções disponíveis para inserir. No campo Título, escolha que você quer que o módulo apresente o seu título (Show Title) ou não (Hide Title). Feito isto, basta clicar em Adicionar para que o módulo seja adicionado, no ponto onde está o cursor. Vale lembrar que quando a página for salva, você terá depois que aprovar a execução daquele módulo, por uma questão de segurança.

  • Inserir HTML – Caso você queira inserir diretamente um trecho de código HTML na wiki, você pode fazê-lo, a partir dessa opção. Basta clicar para ter a página abaixo:

Se você não quiser que o Tikiwiki interprete o código HTML inserido como sendo sintaxe da wiki, selecione não no campo Wiki syntax. Depois, basta inserir o código HTML na parte de baixo da janela, e clicar em Adicionar.

  • Quebra de página – Uma quebra de página significa que você irá criar uma divisão, transferindo todo o trecho abaixo da quebra de página para uma página nova. Para fazê-lo, basta clicar nessa opção, ou inserir o comando …page… no código.
  • Barra horizontal – Se você quiser inserir uma linha horizontal, como separador de texto, clique nessa opção ou escreva três hífens seguidos (—). O efeito será o mesmo.
  • Construtor de tabela – Se você quiser inserir uma tabela, esta é a opção, ao clicar nela, você terá uma janela como esta aqui:

A tabela, por padrão, tem 3 linhas, cada uma com 3 colunas. Se você quiser adicionar linhas ou colunas, basta clicar nos sinais de mais (+) correspondentes. Preencha a tabela e clique em Insert.

  • Código – Caso você precise inserir algum código-fonte na wiki, você pode fazê-lo através dessa opção. Diferente de simplesmente copiar e colar o código na página, através dessa opção as linhas de código aparecem numeradas, e com trechos destacados baseados na sintaxe dos comandos, com cores diferentes.
  • Ignorar sintaxe wiki – Caso você queira inserir um texto que utiliza sinais gráficos e que possa gerar confusão com o Tikiwiki, basta você clicar nesta opção que você terá os seguintes sinais gráficos: ~np~ e ~/np~. Tudo o que estiver entre esses dois trechos, não será interpretado pela wiki.

Páginas Relacionadas