O WordPress tem como hierarquia classificar seu conteúdo em categorias, tags e taxonomias. Uma das principais diferenças entre categorias e tags é que as categorias podem ter subcategorias ou categorias filho. Neste artigo, vamos mostrar como adicionar categorias e subcategorias no WordPress e como obter os benefícios de SEO utilizando essa abordagem.

Categorias Pai e filho

As categorias servem não apenas para classificar o seu conteúdo, mas também para desenvolver uma estrutura apropriada dentro do seu site/blog tornando semântica a navegação.

Vamos supor que você está criando um site de viagens para diferentes destinos em todo o mundo. Você pode querer que os usuários encontrem artigos por cidade e por país também.

Por exemplo, você pode adicionar a categoria Brasil e, em seguida, postar artigos para Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, etc. Este é o lugar onde você pode utilizar categorias filho. Brasil seria uma categoria pai, e as cidades podem se tornar categorias filho. Você terá uma estrutura parecida com esta:

Como adicionar categorias

Você pode adicionar uma nova categoria no WordPress ao escrever um post indo em “Posts >> Adicionar Novo“. No canto direito da tela de posts, existe o box “Categorias” onde estão listadas suas categorias, clicando no botão “Adicionar nova categoria“, vai habilitar um campo onde vamos inserir o nome da nossa nova categoria e abaixo um campo onde selecionamos a sua categoria pai. Feito isso basta clicar no botão “Adicionar nova categoria“:

Você também pode adicionar uma nova categoria sem necessariamente editar um post. Basta ir em “Posts >> Categorias” e adicionar a nova categoria. Este método é o mais indicado caso deseje criar todas as suas categorias antes de adicionar seus posts.

Adicionando categorias filho

Você pode adicionar categorias filho da mesma maneira que você adicionou suas categorias pai. Na tela de criação de post, no box categorias e clique em “Adicionar nova categoria“. Isto irá mostrar um campo de texto para adicionar novo nome de categoria e um menu suspenso para selecionar a categoria mãe.

Da mesma forma, você também pode adicionar categorias filho em “Posts >> Categorias“. Adicione o nome da sua categoria filho e, em seguida, selecione a categoria principal ( Categoria Pai) a partir do menu “Pai“. Clique no botão “Adicionar nova categoria”.

Benefícios de usar categorias para buscas no google

Se você estiver utilizando a estrutura de url amigável, certamente irá se beneficiar do uso de categorias e sub-categorias. Você terá uma url parecida com esta:

http://www.seusite.com.br/brasil/rio-de-janeiro

Essa é a url que aparecerá nos sites de busca caso a pesquisa seja relacionada a “brasil” e/ou “rio de janeiro”, porém, existem diversos fatores que fazem com que sua página fique bem ranqueada no google, é o chamado SEO (Search Engine Optimization ). Não se preocupe, falaremos bastante sobre isso nos próximos posts.

Com base nisso, note que a medida que você vai estruturando o seu site utilizando as categorias e sub-categorias, mais chances você tem que ele seja encontrado pelo seu público, pois ajuda a entender do que se trata o seu site. Mostrando as categorias na sua barra lateral

Para exibir todas as suas categorias na barra lateral do seu blog, você precisa ir em “Aparência >> Widgets” . Arraste e solte o widget categorias da lista de widgets disponíveis para uma barra lateral.

Marcando o item “Mostrar hierarquia”, você terá suas categorias exibidas hierarquicamente, ou seja, primeiro sua categoria Pai e abaixo dela terá suas respectivas categorias-filho.

Páginas Relacionadas