Uma enquete tem três elementos que são fundamentais:* Um nome para a enquete: O nome é único, e é a referência para a enquete ser encontrada na lista de pesquisas do LimeSurvey. No momento em que você colocar o nome, o LimeSurvey perguntará sobre a mensagem de boas-vindas na página de início da enquete, pela descrição da enquete, pelos dados de contato do administrador da enquete, e o formato das perguntas.
  • Pelo menos um grupo. Uma pesquisa exige que cada pergunta seja parte de um grupo (e somente daquele grupo). Dependendo do número de perguntas na pesquisa, os grupos podem ser usados para agrupar questões afins e assim organizarmos melhor a nossa enquete em páginas com o mesmo tipo de pergunta. Um grupo pode ter questões sobre um mesmo assunto, ou ser uma maneira de agrupar um número definido de questões. Mas atente para o detalhe que grupos de questões é diferente de grupo de usuários. São duas coisas bem diferentes. Um grupo de questões tem um título e uma descrição (opcional). Você deve ter, pelo menos, um grupo em cada pesquisa, mesmo se você não quiser dividir a pesquisa em vários grupos.
  • Pelo menos uma pergunta. As perguntas são a razão de ser da pesquisa. Não há limite para o número de perguntas que você pode ter na sua pesquisa, ou em um grupo. As perguntas incluem o texto, assim como as configurações que definem qual será a forma da resposta que será aceita. Você pode especificar também uma pequena ajuda para cada questão e determinar se a resposta é obrigatória ou não.

A enquete também pode ter elementos opcionais, como:* Respostas aplicáveis para cada questão.

  • Rótulos modificáveis (conjuntos de rótulos)
  • Condições que determinam se uma pergunta deve ser feita ou não.

Na página inicial, existe uma lista no canto direito, onde você tem todas as pesquisas criadas na sua instalação do LimeSurvey. Para editar, basta escolher uma delas.

Criando enquetes

Vamos finalmente criar uma enquete. Então, clique no ícone para criar, e você verá uma tela como a abaixo, com várias abas:

Vamos ver cada uma das abas, com mais detalhe:

Geral

Na aba Geral, temos as opções para configuração geral da enquete. Vamos à lista:# Idioma base: Aqui temos o idioma padrão da enquete, e que não poderá ser mudado. Se você quiser, você poderá ter outros idiomas em perguntas da enquete, mas o idioma base não pode ser mudado depois de escolhido.

  1. Título: Uma frase que descreve brevemente a pesquisa, e que aparecerá em cada página da pesquisa.
  2. Descrição: Coloque aqui um texto que descreve, com mais palavras, a sua enquete. Aqui você pode usar tags HTML, imagens e vídeos. Normalmente, o conteúdo da descrição é enviado no e-mail repassado aos convidados a participarem da enquete.
  3. Mensagem de boas-vindas: Aqui você coloca uma mensagem que introduzirá os participantes à enquete. Aqui você pode usar tags HTML, imagens e vídeos também.
  4. Mensagem final: Aqui você escreve a mensagem que você deseja que encerre a enquete. Pode ser um texto de agradecimento no fim da enquete. Também está liberado o uso de tags HTML, imagens e vídeos.
  5. URL final: Caso você deseje que ao terminar a sua pesquisa, o participante seja remetido a um site em específico, por exemplo.
  6. Descrição da URL: Para a página acima, podemos inserir uma frase que descreverá essa URL.
  7. Formato da data: Aqui, defina o formato de data a ser adotada. No caso do Brasil, é DIA-MÊS-ANO.
  8. Marca decimal: Caso você queira que o separador de decimais seja uma vírgula, ou um ponto – como ocorre em alguns idiomas.
  9. Administrador: Este é o nome do usuário que administra a pesquisa, e será incluído nos e-mails enviados para os participantes da enquete.
  10. E-mail do administrador: e-mail do criador da enquete, e usado no campo “Reply-To” para todos os e-mails enviados. Ou seja, se alguém responder a um e-mail enviado pelo LimeSurvey, esse e-mail de resposta será repassado a esse endereço de e-mail. Você pode acrescentar e-mails na lista, separando-os com um ponto e vírgula (;).
  11. E-mails para caso de erro: e-mail da pessoa responsável pelos erros que ocorram na enquete.
  12. Fax para: Nesse campo, coloque um número de fax para que uma versão impressa da enquete seja enviada, assim como relatórios.

Apresentação e navegação

Nessa aba, tratamos de configurações relativas à apresentação da enquete, e à navegação do usuário pela mesma:# Formato: As opções são “Pergunta a pergunta”, “grupo por grupo” e “Todos em um”. Explicando:

  • Pergunta a pergunta: Uma pergunta por página, sendo que teremos páginas de boas-vindas e de submissão da pesquisa.
  • Grupo por grupo: Todas as perguntas de um grupo reunidas por página, sendo que teremos páginas de boas-vindas e de submissão da pesquisa.
  • Todos em um: Todas as perguntas estarão numa página única. Nesse caso, não há uma página de boas-vindas ou para submeter o resultado da pesquisa: Está tudo nessa única página.
  1. Modelo: Escolha um dos modelos disponíveis no LimeSurvey. O tema padrão é simplório demais, mas funcional. Mais informações sobre criar seus próprios modelos está disponível na Internet. Abaixo tem uma imagem que traz uma pré-visualização do modelo.
  2. Exibir tela de boas vindas? Aqui, você escolhe se a pesquisa exibirá uma tela de boas vindas, para receber os participantes, ou vai direto para as perguntas.
  3. Navigation delay (seconds): Quantos segundos devem passar, antes dos botões Anterior e Próximo sejam habilitados. Por padrão, temos 0 segundos.
  4. Show [Previous] button: Essa opção permite que o usuário possa voltar para uma página anterior na enquete, e fazer uma correção.
  5. Exibir índice de perguntas/permitem saltar: Ao habilitar essa opção, será apresentado para o participante o índice, com todas as perguntas, e ele terá a opção de escolher quais perguntas responderá primeiro. As opções são: Desabilitado, Incremental e Completo. No caso das opções Desabilitado e Incremental, teremos as opções Não e Sim, basicamente. Mas a terceira opção, Completo, sempre exibirá todos os grupos (ou questões).
  6. Operação sem teclado: Ao ativar essa opção, o LimeSurvey exibe um teclado virtual, no caso de alguns tipos de questões.
  7. Exibir barra de progresso: Aqui, o criador da enquete pode colocar (ou não) uma barra de progresso, de forma que o participante saiba que falta muito tempo (ou não) para a enquete acabar.
  8. Os participantes podem imprimir as respostas: Os participantes da enquete podem imprimir as respostas para comparação, por exemplo.
  9. Estatísticas: As estatísticas da enquete estará disponível para todos os participantes lerem, ao final da enquete. O administrador tem a opção de “esconder” algumas perguntas, para que elas não apareçam no resultado geral da pesquisa.
  10. Mostrar gráficos na estatística: Se os números serão traduzidos em gráficos (para melhor compreensão) ou serão mantidos em tabelas. Se a enquete for muito grande, isso tomará tempo do servidor, e consumirá recursos consideráveis.
  11. Carregar automaticamente o URL depois que o questionário for preenchido: Se você selecionar “Sim”, quando a pesquisa é finalizada, ela será redirecionada imediatamente para a URL de saída.
  12. Exibir “Existem X questões neste questionário”: Ao selecionar esta opção, será exibida na página de boas vindas uma mensagem informando quantas questões há nessa enquete.
  13. Exibir nome do grupo e/ou descrição: Aqui temos o controle para exibir os nomes dos grupos e descrições. As opções são exibir ambos, apenas o nome do grupo, somente a descrição do grupo de questões ou ainda ocultar ambos.
  14. Exibir número da questão e/ou código: Aqui temos o controle para exibir os números ou os códigos das questões. As opções são exibir ambos, apenas o número da questão, apenas o código da questão ou ocultar ambos.
  15. Exibir “Sem resposta”: Quando esta opção está marcada como Sim, o campo Sem Resposta será marcado como a opção padrão para as questões que não estão marcadas como essenciais. Lembre-se que se esta opção estiver desligada (opção Não), o participante não será capaz de desmarcar uma resposta em uma questão não essencial. Normalmente, esta opção é marcada como Sim e só quem pode alterar é o administrador.

Controle de acesso e publicação

Aqui, opções de publicação da enquete e controle de acessos para a enquete. Você pode criar restrições de acesso à enquete, como por exemplo, enviando um código (um token) para cada participante, de forma que o acesso à enquete seja limitado. Vejamos então as opções:# Listar questionários: Nesta opção, se você colocar como Sim, sua pesquisa será listada na opção “Pesquisas Disponíveis”.

  1. Data de início: Se você quiser limitar a data de início da sua enquete, é aqui que você deverá alterar. Você pode ajustar também a hora de início da pesquisa, mas se você não colocar, será a partir da meia-noite (0:00) desse dia. Se não quiser colocar uma data de início, basta deixar em branco.
  2. Data de expiração: Se você quiser que a enquete expire em uma data e hora específica, coloque aqui a data desejada. Se não quiser colocar uma data de expiração, basta deixar em branco.
  3. Definir cookie para prevenir participações repetidas: Se não houver um controle por token, essa opção faz com que o LimeSurvey envie um cookie para o navegador usado pelo usuário, e dessa forma o sistema impedirá que o usuário responda à enquete mais de uma vez. Existem outras maneiras de aumentar a segurança, mas, em geral, ela permite que haja algum controle sobre várias entradas para enquetes públicas.
  4. Utilizar CAPTCHA (identificação de humanos) para: Com essa opção, você pode escolher onde na enquete você terá um CAPTCHA. Um CAPTCHA é um teste para verificar se quem está acessando “do outro lado” é um humano ou uma máquina. Consiste em palavras que devem ser lidas e escritas, ou cálculos aritméticos simples, que o usuário deve responder corretamente para dar sequência. Logo, nessa opção, você pode colocar CAPTCHAs em pontos da enquete como o acesso, o registro, e gravar e ler dados, por exemplo.

Notificação e gerenciamento de dados

Nessa aba, temos as configurações para notificar o administrador (ou os usuários) e o gerenciamento dos dados gerados pela pesquisa:# Enviar notificação de administração básica por e-mail para: Coloque nesse campo um e-mail que receberá uma notificação, toda vez que uma enquete foi finalizada por um usuário.

  1. Enviar notificação de administração detalhada por e-mail para: Coloque nesse campo um e-mail que receberá uma notificação completa com as respostas do participante que completou a enquete.
  2. Colocar data de envio: Cada enquete respondida receberá a data com a qual ela foi respondida (um campo será adicionado).
  3. Salvar endereços IP: Cada enquete respondida receberá o endereço IP usado pelo participante para acessar e respondê-la (um campo será adicionado).
  4. Salvar a URL de referência: Cada enquete respondida receberá a URL referenciada pelo usuário para acessá-la (um campo será adicionado). A URL de referência é a URL que levou o usuário até a sua enquete.
  5. Salvar tempos: Se esta opção estiver ativada, uma tabela em separado será criada, com os tempos gastos pelo usuário para responder as questões.
  6. Habilitar o modo de avaliação: Aqui você liga (ou desliga) o modo de avaliação dessa pesquisa.
  7. Participante pode salvar e continuar mais tarde: Ao habilitar essa opção, o participante pode parar a a enquete e depois continuar. Os resultados ficam salvos num cookie, no navegador do participante, e ele com isso pode continuar posteriormente.
  8. Chave do Google Analytics (API Key) para este questionário: Caso você deseje usar o Google Analytics para fazer a análise de visualização da sua pesquisa, insira aqui a chave fornecida pelo Google Analytics.
  9. Estilo do Google Analytics para este questionário: Escolha aqui o estilo a ser usado. A opção padrão é Não use Google Analytics. Mas as outras opções são Padrão do Google Analytics e Nome do questionário[SID]/Nome do grupo.

Código de acesso (Tokens)

  1. Respostas anônimas: Esta opção permite que as respostas à sua pesquisa sejam relacionadas com as informações da tabela de códigos de acesso (tokens). Se você colocar a opção em Não, o resultado será relacionado. Se a sua opção for Sim, não será possível relacionar respostas e participantes, de forma alguma. Note que inclusive a data e a hora da pesquisa também são colocadas de forma genérica, para manter a privacidade dos participantes.
  2. Permitir respostas múltiplas ou atualizar respostas com um código de acesso: Se esta opção estiver ativada, os participantes deverão fazer uso do botão de convite, mesmo que já tenham concluído a pesquisa. Se ela é anônima ou a opção abaixo estiver em Não, isto adiciona uma nova resposta. Se estiver em Sim, ou a pesquisa não for anônima, o usuário é que fará a atualização das respostas.
  3. Habilitar a persistência das respostas baseadas em códigos de acesso: Se a sua pesquisa usa tokens e suas respostas não são anônimas, você deve então habilitar essa opção. Assim, seus participantes podem deixar a enquete e voltar a qualquer momento, sem usar a opção de Retornar depois. Ao clicar no botão de convite para a pesquisa, ele encontrará a sua pesquisa no mesmo ponto onde parou.
  4. Permitir inscrição pública: Se você usa tokens para controlar o acesso à sua pesquisa, somente poderá acessar a pesquisa quem tiver recebido um convite (que contém um token). Se você quiser fazê-lo, mas ainda assim permitir acesso público, escolha Sim. Assim, um visitante que não tem o token pode fazer o seu registro, com nome e e-mail. Será gerado um novo token para ele, e ele receberá um convite por e-mail.
  5. Usar formato HTML para os e-mails: Habilitando essa opção, todos os e-mails enviados pelo controle de acesso (convite, lembrete, confirmação) virão formatados usando HTML, ou seja, formatação complexa. Cuidado que quando essa opção é desligada, você terá que verificar se os seus modelos de e-mail estão ainda do jeito que você quer.
  6. Enviar e-mails de confirmação: Ao ter esta opção setada como Sim, o LimeSurvey enviará e-mails para os usuários, com a confirmação do seu acesso, entre outros.
  7. Ajustar o tamanho do código de acesso para: Normalmente, deixe o valor atual (15 dígitos, máximo de 35) sem mexer. Caso você precise, use um número que seja maior do que 5.

Importar

Você pode importar uma estrutura de uma enquete nessa aba. Você tem a opção de permitir que o LimeSurvey converta automaticamente as URLs relativas para imagens e mídia locais e tags do tipo INSERTANS (o que é aconselhado).# Select survey structure file (*.lss, *.txt) or survey archive (*.lsa): Selecione aqui o arquivo que será enviado para o LimeSurvey, nos formatos indicados (extensões TXT, LSS ou LSA).

  1. Converter links de recursos e campos de inserção: Faz a conversão das URLs relativas para imagens e mídia locais.

Feito isto, basta clicar em Importar questionário para que o serviço seja feito.

Copiar

Nessa aba, você pode copiar uma estrutura de uma enquete que já está no servidor, e fazer alterações. Abaixo temos as opções:# Selecionar o questionário a ser copiado: Escolha na lista à direita uma das enquetes já feitas, para ser trazida e trabalhada.

  1. Título do novo questionário: O novo nome da enquete, que será alterada a partir desse ponto.
  2. Novo ID (identificador) do questionário: Coloque aqui um novo número de identificação para o questionário.
  3. Converter links de recursos e campos de inserção: Faz a conversão das URLs relativas para imagens e mídia locais.
  4. Excluir quota: Exclui na cópia da enquete as quotas.
  5. Excluir permissões do questionário: Remove na cópia as permissões do questionário.
  6. Exclude answer options: Exclui na cópia da enquete as respostas que outros usuários já deram, na enquete passada.
  7. Redefinir condições/relevância: Reinicia os elementos da enquete, trazendo ela para a configuração padrão.
  8. Reinicializar início/fim data/hora: Ao optar por esta opção, ao Salvar, a data e a hora do sistema serão reiniciados.

No final, basta clicar em Salvar para que o questionário com todas as suas alterações estejam feitas. Feito isto, você terá uma página como a abaixo, com os dados da pesquisa criada: