Introdução

O LimeSurvey trabalha no seguinte formato: Você cria enquetes, e essas enquetes contém perguntas, que são colocadas num banco de dados. Toda pergunta teve estar associada a pelo menos uma enquete. Então, veremos como adicionar perguntas a uma enquete já existente.

  1. Tendo criado uma pesquisa, selecione-a, escolhendo na listagem Questionários, que está no lado direito. Note que ao você clicar na lista, você tem as pesquisas separadas por inativas (desativadas no momento), ativas (em uso) e expiradas (concluídas).
  2. No momento em que você escolher a pesquisa, você terá uma segunda barra de botões, abaixo da barra inicial (administrativa). Essa barra nova é a barra de enquetes. Ali é que você fará ajustes quanto às enquetes que você realizará.
  3. As perguntas estão associadas a um grupo de perguntas. Logo, escolha um grupo na caixa Grupos de perguntas, ou crie um novo, clicando no ícone ao lado da lista de grupos. Uma terceira barra de botões se abrirá, que é a barra de grupo de perguntas. Você deverá dar um título ao grupo, poderá colocar uma descrição breve e caso queira, usar o recurso de grupo de randomização e a fórmula de relevância. Quanto à randomização, você deverá colocar uma frase nesse campo, e repeti-la em todos os grupos de perguntas que você quiser que o LimeSurvey lide de forma aleatória. Assim, os grupos que terão essa frase, terão suas perguntas apresentadas ao participante de forma aleatória (randômica). Quanto à fórmula de relevância, ela será explicada quando falarmos especificamente das questões. Clique em Salvar grupo de questões para que ele seja criado.
  4. Feito isto, você vai finalmente criar perguntas, que estarão inseridas no grupo que você selecionou, e que estará dentro da enquete que você está criando. Clique no ícone do lado direito para inserir uma pergunta.
Limesurvey 18 criacao de pesquisas adicionando perguntas.png

Vamos a cada um dos itens.

Código

Aqui você coloca um código para a pergunta, de forma que facilite a identificação da mesma na lista de perguntas usadas na enquete. Este código não pode ser deixado em branco.

Pergunta e ajuda

Escreva aqui qual é a pergunta que você quer fazer, e no campo Ajuda, coloque uma explicação a respeito da pergunta, para que o usuário não tenha dúvidas.

Tipo de Pergunta

Escolhe qual será o tipo de pergunta. Note que existem muitas opções de tipos de perguntas. Abaixo vai uma lista:

Máscaras da pergunta

  1. Classificação: Aqui, nessa questão, temos uma lista de possíveis respostas, e o participante deve classificá-los em ordem de preferência.
  2. Data/Hora: A resposta deve ser dada no formato de data, hora ou uma combinação de ambos. As datas e horas podem ser escolhidas a partir de um calendário, a partir de caixas suspensas ou preenchidas diretamente.
  3. Entrada numérica: Nesse tipo de questão, é pedido ao participante que preencha com um número.
  4. Entrada numérica múltipla: Aqui temos uma variação do tipo anterior, já que é possível termos várias caixas de texto, e que só poderão ser respondidas com números. Cada caixa de texto corresponde a uma subquestão, e o texto dessa subquestão é o seu rótulo.
  5. Envio de arquivo: Este tipo de questão pode ser usado para coletar arquivos vindos do participante, em resposta a uma questão. Por exemplo, uma empresa com oportunidades de emprego pode usar essa questão no seu questionário para permitir que os participantes possam enviar cópias dos seus currículos.
  6. Exposição do texto: Esta não é exatamente uma questão, mas apenas uma maneira de exibir texto. Ela pode ser usada, por exemplo, para prover mais informações, ou até uma quebra no design da pesquisa. Note que este campo pode conter código HTML ou JavaScript, o que permite que seja usado para outros propósitos.
  7. Fórmula: Nesse tipo de questão, o autor pode criar uma fórmula simples para efetuar um cálculo, e salvá-lo como uma variável, no banco de dados. As equações seguem uma sintaxe específica. E como lidarão com números, é necessário que seja usada a opção Somente Números, que deve ser ajustada nas opções avançadas dessa questão.
  8. Mudança de idioma: A resposta dá ao usuário tem a opção de trocar o idioma da enquete, caso ela tenha sido escrita em mais de um idioma.
  9. Sexo: Essa opção de pergunta permite ao usuário informar qual é o seu gênero. Se a questão não for obrigatória, o LimeSurvey acrescentará a opção Sem Resposta.
  10. Sim/Não: Aqui, a pergunta tem apenas duas opções de resposta: Sim e Não. Se a questão não for obrigatória, o LimeSurvey acrescentará a opção Sem Resposta.

Matrizes

  1. Ordem: Uma questão desse tipo permite que você crie subquestões, onde elas estão dispostas na vertical do lado esquerdo, e as possíveis respostas estão no topo da tabela, dispostas numa linha do lado direito. Um exemplo de uso desse tipo inclui múltiplas respostas e questões que necessitam de resposta em diversos aspectos de um tópico em particular.
  2. Conjunto (Aumentar, Manter, Reduzir): Este é um tipo de pergunta, no formato de matriz, que tem três possíveis respostas: Aumentar, Manter e Reduzir. A 4a opção é a Sem Resposta, que é gerada automaticamente pelo LimeSurvey se a questão não for obrigatória.
  3. Conjunto (Números): Nesse tipo de questão, temos uma matriz de subquestões no eixo Y, e mais subquestões no eixo X. No encontro dos eixos, temos várias caixas suspensas, que podem ser trocadas por caixas de verificação (checkboxes), mexendo em um atributo específico da questão.
  4. Conjunto (Textos): Aqui, temos uma matriz de subquestões no eixo Y, e mais subquestões no eixo X. No encontro dos eixos, temos várias caixas de texto, que serão preenchidas pelo participante.
  5. Conjunto por coluna: Este é um tipo de pergunta, no formato de matriz, que tem possíveis respostas dispostas em linha, e as perguntas estão arranjadas em colunas, ou seja, invertida.
  6. Matriz (seleção de 10 pontos): Este é um tipo de pergunta, no formato de matriz, que tem possíveis respostas numa escala de 1 a 10. A 11a opção é a Sem Resposta, que é gerada automaticamente pelo LimeSurvey se a questão não for obrigatória.
  7. Matriz (seleção de 5 pontos): Este é um tipo de pergunta, no formato de matriz, que tem possíveis respostas numa escala de 1 a 5. A 6a opção é a Sem Resposta, que é gerada automaticamente pelo LimeSurvey se a questão não for obrigatória.
  8. Matriz (Sim/Não/Não Sei): Este é um tipo de pergunta, no formato de matriz, que tem três possíveis respostas: Sim, Não e Incerteza. A 4a opção é a Sem Resposta, que é gerada automaticamente pelo LimeSurvey se a questão não for obrigatória.
  9. Matriz de dois níveis: Esta pergunta no formato de matriz provê duas escalas de respostas para cada subquestão. Usando as configurações avançadas, é possível inclusive colocar um título nessa pergunta. Você também pode colocar essa questão com caixas suspensas.

Questões de resposta única

  1. Lista (Dropdown): Nesse tipo de questão, os dados são coletados a partir de um menu suspenso. É possível também criar subcategorias, usando o recurso avançado chamado Separador de categorias.
  2. Lista (Rádio): Nesse tipo de questão, os dados são coletados a partir de um botão de seleção única (radiobutton).
  3. Lista com comentários: Nesse tipo de questão, os dados são coletados a partir de um botão de seleção única (radiobutton), além de permitir ao usuário prover mais informações com seus comentários.
  4. Seleção de 5 pontos: São 5 opções, selecionáveis via um botão de seleção, dispostos na vertical e numeradas de 1 a 5. A 6a opção é a Sem Resposta, que é gerada automaticamente pelo LimeSurvey se a questão não for obrigatória.

Questões de múltipla escolha

  1. Múltipla escolha: Neste tipo, é possível coletar a entrada de várias seleções usando caixas de verificação (checkboxes).
  2. Múltipla escolha com comentário: Aqui é possível coletar a entrada de várias seleções usando caixas de verificação (checkboxes), e permitir ao usuário prover mais informações com seus comentários.

Perguntas de texto

  1. Texto livre curto: Nessa questão, você poderá inserir apenas uma frase de texto.
  2. Texto livre longo: Nessa questão, você poderá inserir várias frases de texto.
  3. Texto livre muito longo: Nessa questão, você poderá inserir várias frases de texto, sendo que aqui a caixa de texto é maior.
  4. Textos curtos múltiplos: Esta é uma variação da questão de texto livre curto, já que aqui é possível ter mais de uma entrada de texto por questão. Primeiro é definida a questão, e depois para mais caixas de texto, basta inserir respostas. Cada resposta será um rótulo para a nova caixa de texto.

Grupo de Perguntas

Em qual grupo de perguntas essa pergunta será inserida.

Obrigatória

Se a pergunta é obrigatória ou não.

Fórmula de relevância

A fórmula de relevância é uma forma de você evitar perguntas redundantes, ou colocar perguntas mais importantes na pesquisa. Por exemplo, digamos que você queira realizar uma pesquisa sobre crianças. Você fará o mesmo conjunto de perguntas sobre cada criança em uma casa, e perguntou quantas crianças têm naquela família. Esse dado será coletado por meio da pergunta NumeroFilhos. Então, para cada grupo de perguntas subsequentes, você deverá usar fórmulas de relevância como a abaixo, caso você queira coletar informações especificamente do terceiro filho da família. Ou seja, NumeroFilhos == 3.

Maiores explicações podem ser encontradas na documentação em inglês do LimeSurvey.

Mostrar configurações avançadas

São opções mais específicas, relativas a código HTML, folhas de estilo, prefixos de respostas, entre outras coisas.

Importar uma pergunta

Caso você queira importar uma pergunta, as últimas opções são relativas à importação. Em particular, se você exportar um arquivo com perguntas do LimeSurvey (extensão LSQ), você pode importá-las a partir daí. É útil se você tem perguntas feitas em outra instalação do LimeSurvey, e quer importá-las para outra instalação, em outro servidor, por exemplo. Além disso, a opção de converter os links de recursos, caso queira.

Tela de status da enquete

No canto direito da página inicial do LimeSurvey, temos a opção de escolher uma enquete, e logo você terá algumas informações a respeito dela. A maioria dessa informação é autoexplicativa, e caso você queira alterar, deve ir na opção Editar configurações do inquérito, ou quando você cria um novo inquérito.O que temos:

  1. Título: O título da enquete, junto com o número de identificação da mesma.
  2. URL do inquérito: A URL para acessar a enquete, algo como [1] [2] xxx é o número de identificação da enquete; yy é o código do idioma da enquete. Se você usar tokens para acesso, adicione “&token=zzz” no fim da URL. Logo, zzz é o token.
  3. Descrição: Uma descrição da enquete.
  4. Bem-vindo(a): Texto de boas-vindas para a enquete.
  5. Administrador: Nome do administrador, seguido pelo e-mail dele.
  6. Enviar por fax para: Número de fax da enquete.
  7. Data/Hora de início: Data do início da enquete, se você ligar a opção “Timed Start”.
  8. Data/Hora de expiração: Se há uma data de expiração para a enquete, aqui você pode vê-la.
  9. Modelo: O modelo que foi usado para a enquete.
  10. Idioma base: O idioma principal para a enquete.
  11. Idiomas adicionais: Idiomas para o qual a enquete foi traduzida.
  12. Endereço de saída: Este é o link de saída da enquete, que é mostrada ou já imediatamente carregada quando uma enquete é finalizada. Nota: Se você planeja redirecionar para uma página específica no fim da enquete, o campo Texto de saída estará em branco.
  13. Texto de saída: Mensagem a ser exibida depois do fim da enquete. Se você planeja redirecionar automaticamente para um site, deixe esse campo em branco.
  14. Número de perguntas/grupos: Mostra o número de perguntas e grupos na sua enquete.
  15. Inquérito atualmente ativo: Mostra o status da sua enquete – ativa ou inativa.
  16. Nome da tabela do inquérito: Se a enquete está ativa, aqui temos o nome da tabela dessa enquete, dentro do banco de dados.
  17. Dicas: Autoexplicativas, abaixo vai a lista de opções.
  • As respostas a este inquérito são tornadas anônimas ou não.
  • Formato da enquete: Pergunta por pergunta, por grupo de perguntas ou é apresentado numa única página.
  • As respostas conterão a data de quando foram respondidas ou não.
  • Endereço IP vai ser registrado ou não.
  • Utiliza ‘‘cookies’’ para o controle de acessos ou não.
  • Os participantes podem gravar inquéritos parcialmente respondidos ou não.
  • Notificação básica por e-mail ou não.
  • Refaz os códigos das questões:
    • Direto: Cada questão tem um código de questão. Logo, a primeira questão recebe o código 001, a segunda recebe 002, a terceira recebe 003, e por aí vai (a classificação por grupo é ignorada).
    • Por grupo: Cada grupo tem um código: A primeira questão de cada grupo recebe o código 001, a segunda questão em cada grupo recebe o código 002, e por aí vai.

Páginas Relacionadas