Os Contatos são uma aplicação para gerenciar informações a respeito de pessoas, e que podem ser vinculadas a outras aplicações dentro do eGroupware. É possível exportar e importar estes contatos em formatos como o Vcard e CSV, e manter várias listas de contatos, como:

  • Lista de contatos de grupos de trabalho → somente integrantes do grupo podem gerenciá-la.
  • Lista de contatos pessoal → Cada usuário tem a sua lista de contatos pessoal, e pode fornecer o acesso a outros usuários.
  • Lista de contatos privada → Esta pode ser ativada através das preferências, e você pode manter uma lista de contatos diferente da anterior, essa privada.
  • Contas de usuários → Aqui tem as informações de contato de todos os usuários do eGroupware. Apenas administradores podem alterar esse livro de endereços, mas é possível permitir que alguns campos podem ser alterados pelo usuário, na sua conta.

Recomenda-se que os endereços estejam agrupados em listas de contatos de grupos de trabalho. Dessa forma, eles podem ser usados juntos. Para fazer esse agrupamento, é possível ajustar, nas preferências, em qual lista de contatos os endereços serão salvos.

Os contatos podem ser organizados e estruturados através de listas de distribuição e categorias. Dessa forma, caso seja necessário, você pode colocar vários contatos na mesma categoria de uma vez só. O uso de contatos também é útil para a criação de modelos de documento: Você pode ter modelos de documento que, ao ser remetido para os seus contatos, os campos sejam automaticamente preenchidos, como numa mala direta.

Além disso, existem os campos personalizados pelo administrador, que podem ser abertos para que todos os usuários os vejam, ou campos privados, visíveis para apenas um grupo pequeno (e distinto) de usuários.

Abaixo temos uma visão da página de contatos, a partir do ícone da página inicial:

O que temos abaixo é uma lista de contatos, com os campos Nome, Aniversário, Endereço comercial (com país e CEP), Telefones (comercial, celular, residencial e fax), URL (e e-mails comercial e pessoal), e por último, os campos Última data e Próxima data. Acima dos campos, temos atalhos rápidos para encontrar contatos pelo nome.

Ao lado dos campos, temos um campo chamado Ações. Nesse campo, temos opções de exibição, edição e seleção. Ao selecionarmos os contatos, podemos executar ações com os contatos selecionados, como:

  • Remover os contatos.
  • Exportar contatos selecionados para Vcard ou CSV.
  • Mesclar dados dos contatos selecionados na primeira conta.
  • Adicionar ou remover categorias
  • Adicionar ou exibir tarefas relacionadas a estes contatos.
  • Mover os contatos selecionados para outras listas de contatos.

Acima dos índices, temos opção de selecionar quais categorias, quais contatos e/ou listas de distribuição serão exibidos. As listas de distribuição são formas de agrupar contatos, para enviar mensagens de forma facilitada. Ainda, se você quiser procurar por um contato em específico, use a caixa de texto e o botão Localizar. Por último, temos uma caixa onde você pode selecionar quantos contatos aparecerão por página, botões com setas que alteram as páginas com os contatos, e os últimos ícones no canto direito são usados para a seleção de colunas e exportação no formato CSV.

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