Criação de Leads

A criação de leads dentro do painel é recomendada caso seja poucos contatos a cadastrar. Para muitos contatos (por exemplo 5 mil leads), recomendamos a Importação de Leads.

A criação, poderá se dar de duas maneiras pelo menu Contatos. Use esta opção para criar manualmente um novo contato.

  1. Adicionar Rapidamente – nele você poderá realizar a criação de leads de forma rápida. Sendo apresentado poucas opções a serem preenchidos no cadastro.
  2. Novo – nessa opção, será disponibilizado um formulário de cadastro com quantidade de campos superior ao anterior.

Importação de Leads

Através da opção Contatos é possível realizar a importação de um arquivo .CSV em formato UTF-8.

importar lead na Hostnet

 

Obs: Envie o arquivo CSV que contém os contatos a serem importados. O próximo passo será casar as colunas do arquivo com os campos de contato disponíveis no Mautic.
importação lead 02 Hostnet

Nessa tela, você deve selecionar o arquivo do computador com seus leads/contatos. Não é necessário a inserção de todos os campos. Apenas o e-mail é de preenchimento obrigatório.

lead importação 03 hostnet
É interessante também vincular cada contato a um Segmento para organizar seus dados. Quanto mais informações você tiver sobre os seus contatos, melhor você poderá usar os filtros. Por exemplo, pode mandar e-mails para os aniversariantes, apenas para homens ou mulheres e etc. Mas a frente, explicaremos como criar os segmentos para gerenciar melhor os contatos dentro do E-mail Marketing.

Por fim, clique em Importar no topo para realizar a importação.

Buscando no E-mail Marketing

No topo dopoderá digitar o que deseja buscar. Logo após somente clicar em Enter.

busca lead Hostnet

busca avançada Hostnet

Consulta

Clicando em Consultar depois de escolher qualquer um dos filtros, expandirá a seguinte parte na página:

 

Repare que estarão disponíveis todos os contatos pertencentes ao parâmetro escolhido. Você pode selecionar um ou mais. Logo abaixo da lista existem as opções disponíveis, que são:

  • Criar um Novo Grupo;
  • Associar a um Grupo existente…
  • Desassociar de um Grupo existente…
  • Excluir…
  • Marcar para não receber e-mails…
  • Marcar para receber e-mails…

Do lado direito existem as opções para aplicar a ação no grupo marcado ou em toda a lista de contatos.

Contatos sem Grupo

Na parte da Busca Avançada, logo abaixo dos grupos, você pode visualizar a caixa Contatos sem Grupo. Esse é um grupo exclusivo do e-mail marketing para agrupar todos os endereços que e-mail que não foram agrupados ainda. Marcando esta caixa e clicando em Consultar, serão listados todos os contatos que não existem em grupo nenhum. A partir disso é possível organizar todos os contatos sem grupos.

Importação

Este é um recurso fundamental para quem já possui uma lista de e-mails.
Você pode exportar e-mails do seu programa de e-mails, exportar um arquivo nos formatos CSV de sua máquina.

Neste primeiro momento é preciso escolher um grupo para onde irá os contatos importados. Em seguida, suba o arquivo CSV. Também será solicitado o que será feito caso o contato já esteja presente em seu Painel do E-mail Marketing. Quando tiver marcado todas as opções, clique em próximo para ir a próxima tela.

Agora será preciso montar a primeira linha do arquivo. Ela fará o alinhamento dos campos do arquivo com os campos do Painel de E-mail Marketing. Busque colocar as informações com o mesmo nome. Caso não tenha o nome na lista, deixe em branco e informe diretamente pelo Painel.

Tenha cuidado ao importar sua lista de contatos, pois cada e-mail inválido desconta do crédito de envios que possui.

gerenciamento de importação

Aqui você pode conferir a importação dos seus arquivos, observando o respectivo status. Ainda é possível exportar tudo o que foi importado ou somente uma lista com erros de importação.

Exportação

Utilize a exportação de contatos para gerar arquivos contendo seus grupos de clientes. Você define os campos que deseja exportar. Utilize a exportação por grupos específicos para ter melhor performance.

Campos personalizados

Nesta tela você pode editar o nome e rótulo de um campo personalizado. Para isso somente é preciso informar o novo nome ou então o novo rótulo para o campo e clicar em salvar. Colocamos como exemplo na imagem a seguir o CPF.

 

Páginas Relacionadas