Esse é o menu utilizado para administrar seus contatos.

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Após clicar no menu Contatos, irá surgir as seguintes opções:

Cadastrar

Use esta opção para criar manualmente um novo contato.

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Nessa tela, você deve cadastrar todos os seus contatos. Não é necessário a inserção de todos os dados. De todos os campos, apenas o e-mail é de preenchimento obrigatório.

É importante ressaltar que é possível criar campos personalizados (iremos explicar mais adiante). Esses campos aparecem logo em seguida e são marcados como Campo 1, Campo 2, Campo 3 etc. Quando um campo é personalizado, ele passa a receber o nome que foi adotado.

É interessante também vincular cada contato a um grupo de contatos para organizar seus dados. Quanto mais informações você tiver sobre os seus contatos, melhor você poderá usar os filtros. Por exemplo, pode mandar e-mails para os aniversariantes, apenas para homens ou mulheres e etc. Na parte inferior, logo após os campos personalizados, aparecem todos os grupos criados, basta marcar em qual grupo deseja enviar o contato. É possível alocar um contato em mais de um grupo. Depois de preencher todas as informações importantes do contato, clique em Salvar.

Busca Avançada

Utilize a busca avançada para filtrar seus contatos e criar combinações para envio das suas peças de e-mail marketing. Você pode consultar ainda de maneira genérica os contatos que eventualmente estão sem grupos, e até vincular eles a um grupo para organizar.

Emailmarketing03.png

Para uma busca seguindo determinados critérios, é possível a utilização de filtros para refiná-la por informações de cadastro (01), Grupos (02), status no sistema (03) e forma de interação com um agendamento específico (04).

Consulta

Clicando em Consultar depois de escolher qualquer um dos filtros, expandirá a seguinte parte na página:

Repare que estarão disponíveis todos os contatos pertencentes ao parâmetro escolhido. Você pode selecionar um ou mais. Logo abaixo da lista existem as opções disponíveis, que são:

  • Criar um Novo Grupo;
  • Associar a um Grupo existente…
  • Desassociar de um Grupo existente…
  • Excluir…
  • Marcar para não receber e-mails…
  • Marcar para receber e-mails…

Do lado direito existem as opções para aplicar a ação no grupo marcado ou em toda a lista de contatos.

Contatos sem Grupo

Na parte da Busca Avançada, logo abaixo dos grupos, você pode visualizar a caixa Contatos sem Grupo. Esse é um grupo exclusivo do e-mail marketing para agrupar todos os endereços que e-mail que não foram agrupados ainda. Marcando esta caixa e clicando em Consultar, serão listados todos os contatos que não existem em grupo nenhum. A partir disso é possível organizar todos os contatos sem grupos.

Importação

Este é um recurso fundamental para quem já possui uma lista de e-mails.
Você pode exportar e-mails do seu programa de e-mails, exportar um arquivo nos formatos CSV de sua máquina.

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Neste primeiro momento é preciso escolher um grupo para onde irá os contatos importados. Em seguida, suba o arquivo CSV. Também será solicitado o que será feito caso o contato já esteja presente em seu Painel do E-mail Marketing. Quando tiver marcado todas as opções, clique em próximo para ir a próxima tela.

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Agora será preciso montar a primeira linha do arquivo. Ela fará o alinhamento dos campos do arquivo com os campos do Painel de E-mail Marketing. Busque colocar as informações com o mesmo nome. Caso não tenha o nome na lista, deixe em branco e informe diretamente pelo Painel.

Tenha cuidado ao importar sua lista de contatos, pois cada e-mail inválido desconta do crédito de envios que possui.

gerenciamento de importação

Aqui você pode conferir a importação dos seus arquivos, observando o respectivo status. Ainda é possível exportar tudo o que foi importado ou somente uma lista com erros de importação.

Exportação

Utilize a exportação de contatos para gerar arquivos contendo seus grupos de clientes. Você define os campos que deseja exportar. Utilize a exportação por grupos específicos para ter melhor performance.

Campos personalizados

Nesta tela você pode editar o nome e rótulo de um campo personalizado. Para isso somente é preciso informar o novo nome ou então o novo rótulo para o campo e clicar em salvar. Colocamos como exemplo na imagem a seguir o CPF.

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