No início da Internet comercial, nos anos 1990, era muito complicado ter um e-mail. Depois, tornou-se fácil e até trivial. Hoje em dia, é comum pessoas terem vários e-mails, e segmentarem seu tráfego de mensagens por endereços: Por exemplo, um e-mail é usado para trabalho. Outro e-mail é usado para família. Note uma semelhança com os celulares que aceitam mais de um chip GSM: Você pode ter um número de telefone para o trabalho e outro para a família e os amigos.

Claro que isso também traz inconveniências, como a principal: Você tem que visitar todas as suas caixas postais para verificar se há e-mails novos, para então respondê-las. Com a facilidade do protocolo IMAP, o servidor guarda os nossos e-mails e podemos acessá-los de qualquer lugar, usando um cliente de e-mail (como o Mozilla Thunderbird), ou serviços de webmail. Logo, por que não centralizar os e-mails de várias caixas postais num e-mail só? Para isso fazemos uso da opção Contas adicionais no ULTRAmail.

No seu perfil de hospedagem, você pode ter vários e-mails vinculados, conforme você viu nos primeiros tutoriais dessa série. Através dessa opção, você pode centralizar todos os e-mails do seu perfil em um só. Para acessar, clique em Opções → Contas. Você verá uma janela como a abaixo:

A imagem é dividida em duas partes:

  • Contas – Aqui, você coloca a conta que você deseja pegar os e-mails, e a respectiva senha. Essa conta será adicionada à lista. A conta a ser adicionada deverá ser o e-mail do usuário (por exemplo, seuemail@seudominio.com.br).
  • Contas Adicionadas – Aqui, você verá a lista de e-mails que serão acessados por essa conta que você tem no ULTRAmail, e poderá gerenciá-la, removendo ou alterando dados a respeito dessa conta, caso precise.

Um bom uso desse recurso pode ser, por exemplo: Você tem, no seu perfil de hospedagem, um e-mail pessoal e um e-mail para trabalho. Você pode então centralizar tudo em um e-mail específico, e usar filtros de mensagens para mover os e-mails relacionados a trabalho para uma pasta. O campo De: certamente será do e-mail de origem, o que ajuda para você usar essa informação na condição da regra de filtragem.

Páginas relacionadas: