Os conjuntos de rótulos são modelos para listas onde cada lista tem um conjunto de códigos com etiquetas, e podem ser usadas na maioria dos tipos de questões, como respostas ou subquestões.

Essa forma de usar os conjuntos de rótulos trazem mais flexibilidade e tornam a estrutura da questão mais lógica, mas o conjunto deve ser do mesmo idioma do que o questionário.

Vamos a um exemplo:

CódigoOpção
1Completamente inútil
2Inútil
3Indiferente
4Razoavelmente útil
5Útil
6Muito útil
7Indispensável

Aqui temos um conjunto de 7 opções, arranjados em escala. Note que o que está no campo “Opções” será o que o usuário verá como resposta à sua pergunta.

Gerenciando conjuntos de rótulos

Clique no ícone correspondente para editar, criar, apagar, importar e exportar conjuntos de rótulos.

Adicionando um novo conjunto de rótulos

Para adicionar, clique no botão com o caractere Mais (“+”), e você terá uma nova página, onde você deverá preencher alguns campos:* Determinar nome: Um nome para o conjunto de rótulos que você está definindo.

  • Idiomas: Cada conjunto de rótulos deve estar vinculado a pelo menos um idioma. Você pode escolher quantas linguagens você quiser.

Clicando em Salvar, você será levado a uma nova página, onde será possível adicionar os rótulos e as opções.

Todos os três campos devem ser preenchidos, a saber:* Código: O LimeSurvey gera o código automaticamente, mas é possível alterá-los, se quiser. Esse código é fundamental para que o sistema registre as respostas corretamente.

  • Valor do peso: Caso você deseje que uma resposta tenha mais peso no computo do questionário, nesse campo é possível fazê-lo. Caso não seja desejável, coloque todos como peso 1.
  • Título: O rótulo em si.

Dali, clique no caractere Mais (“+”) para adicionar mais um item ao conjunto de rótulos. Ao clicar, um novo campo será adicionado abaixo.

Feito isto, clique em Salvar alterações para guardá-los na coleção de conjuntos de rótulos.

Se você clicar em Iniciar editor HTML em janela pop-up, terá a opção de editar o rótulo visualmente, pois será aberta uma janela com um editor HTML, e será possível que você use de recursos como negrito, itálico, sublinhado, entre outros. Também será possível inserir imagens e todo um grande conjunto de opções.

Por último, se clicar no ícone Excluir esse rótulo, ele será apagado.

Exportar conjuntos de rótulos

Os conjuntos de rótulos são exportados em formato LSL, do próprio LimeSurvey. Este arquivo está no formato XML, com a descrição completa desse conjunto de rótulos. Para fazê-lo, basta clicar no ícone correspondente, Exportar este conjunto de rótulos.

Note que se você quiser exportar vários conjuntos de rótulos, há uma opção intitulada Exportar múltiplos conjuntos de rótulos. Ao clicar nessa opção, você poderá escolher todos os conjuntos que desejas exportar, e fazê-lo clicando em Exportar.

Editando, apagando ou exportando um conjunto de rótulos

Escolha um conjunto de rótulos já criado na lista de itens já criados. Essa lista está na lista que fica no canto superior direito da janela, na barra administrativa do conjunto de rótulos. Lá você poderá editar, apagar ou exportar um conjunto de rótulos:* Editar conjunto de rótulos: É possível trocar o nome e adicionar ou remover idiomas.

  • Apagar conjunto de rótulos: Após uma janela de confirmação, você pode apagar um conjunto de rótulos.
  • Exportar conjunto de rótulos: O conjunto de rótulos é exportado para um arquivo no formato LSL.

Algumas observações

  1. Você só pode mexer num conjunto de rótulos se ele não estiver vinculado a nenhuma enquete ativa.
  2. Existem alguns conjuntos de rótulos úteis disponíveis no site do LimeSurvey: http://goo.gl/ihNNqf.

Páginas Relacionadas