Ao logar na área administrativa do Magento, você terá uma página como a abaixo:

No topo da página, temos o logotipo (que se você clicar, retorna à página principal) e ao lado, uma caixa de busca, o usuário que está fazendo uso do sistema, data e hora e por último, a opção de Sair.

Na segunda linha, temos um menu com dez opções, a saber:

  • Painel – Leva de volta à página inicial da área administrativa.
  • Vendas – Toda a gerência das vendas é feita a partir dessa opção.
  • Catálogo – Aqui temos os catálogos de produtos, categorias e termos associados.
  • Clientes – O gerenciamento de clientes está nessa opção.
  • Promoções – Aqui temos onde podemos inserir regras para preços e para promoções.
  • Newsletter – Se você quiser usar o recurso de newsletters, por e-mail, é nesta opção onde você configurará e montar tudo a respeito.
  • CMS – Nesta seção, temos toda a gerência de páginas, enquetes e todos os recursos alusivos às páginas.
  • Relatórios – Aqui temos a geração de relatórios, de todas as espécies: Vendas, estoque, clientes, entre muitos outros. Nesta seção também podemos também acessar comentários enviados pelos clientes e a respeito de produtos anunciados.
  • Sistema – Toda a gerência do Magento, inclusas as configurações necessárias para colocar a loja virtual em funcionamento, de forma eficiente, está aqui nessa seção.
  • Ajuda – Caso você queira consultar a documentação (em inglês) do Magento, basta clicar nesta opção.

Abaixo, temos um campo para mensagens, e abaixo, o painel.

No painel, temos um relato breve de como a loja está. Do lado esquerdo do painel, temos o ciclo de vendas (quanto foi vendido até então), a média dos pedidos (quanto está sendo vendido, em média, por usuário do site), uma lista com os últimos 5 pedidos e as últimas 5 pesquisas realizadas, e os 5 termos mais procurados.

No lado direito do painel, temos duas abas, onde podemos ver a relação de pedidos segundo um período estipulado (basta clicar na caixa Selecionar Período e escolher), e a lista de pedidos acumulada até então. Abaixo, temos já calculados o lucro, o imposto devido, os gastos com frete e a quantidade de itens.

Abaixo, temos abas com relações com os itens mais vendidos, os mais populares, os clientes novos e os últimos clientes a acessarem o Magento.

No final da página, é possível escolher o idioma, e ainda temos algumas ligações.

Esta é a visão geral que temos do Magento. Os próximos tópicos trarão mais detalhes sobre cada seção do Magento, e também informações sobre como usá-lo de forma apropriada.

Páginas Relacionadas