O Magento é um sistema de comércio eletrônico muito completo e portanto, muito complexo. Logo, há muitas opções e configurações que podem ser feitas para otimizar o seu funcionamento, e torná mais adequado aos seus interesses. Mas como ele contém muitas opções, não iremos examiná-las por completo, mas apenas iremos ver alguns conjuntos de opções. Então, para acessar a configuração do sistema, sigamos os seguintes passos:

  • Vamos ao painel administrativo da sua loja, e clique em Sistema.
  • Clique em Configuração. Logo teremos uma nova página, com toda a configuração do Magento, como você pode ver abaixo.

Algumas das opções já foram cobertas em tópicos anteriores. Veremos algumas categorias:

  • Geral – Aqui, temos várias opções pra configuração em geral da loja. Em particular, opções para definir os países para os quais você poderá vender (e as moedas nas quais você aceitará – com alteração automática da cotação), questões como SEO, uso de SSL (HTTPS), o visual das suas lojas (o Magento permite que você gerencie com ele mais de uma loja), e-mails e formas de contato, geração de relatórios e o funcionamento do editor WYSIWYG.
  • Catálogo – Nessa seção, você irá lidar com opções vinculadas ao catálogo de produtos. Logo, existem opções aqui para definir como será o visual das páginas individuais dos produtos, as imagens que ilustram os mesmos (e suas dimensões), a gerência do estoque, além de feeds RSS, o Google Sitemap e a opção de enviar um e-mail para um amigo com o link do produto.
  • Clientes – Aqui poderemos ajustar configurações relacionadas aos clientes. Logo, desde o envio de newsletters para usuários cadastrados (e sua periodicidade), a gerência de contas de clientes, a chance de favoritar itens, geração de cupons de desconto e a persistência dos itens no carrinho de compras do cliente.
  • Vendas – Nessa seção, temos tudo relacionado a venda. Logo, podemos encontrar limites mínimos para pedidos, colocar a opção de envio como presente, uso de e-mail para confirmação das vendas, entrega e reembolso, questões com impostos, opção de gerar as faturas em PDF, formas de entrega e de pagamento, entre muitas outras opções.
  • Serviços – Aqui temos questões relacionadas ao próprio Magento. Logo, autenticação (no esquema Oauth) está também incluído.
  • Avançado – Nessa última seção, temos configurações que dizem respeito ao administrador do Magento, como a primeira página, uso de CAPTCHAs, agendamento de tarefas, tipos de moedas instaladas, métodos de proteção das URLs enviadas e os módulos do Magento que deverão estar ativos ou não.

São muitas opções disponíveis, logo recomenda-se que olhe de forma criteriosa e com calma, para ajustar melhor de acordo com as suas necessidades. Mas recomenda-se que faça as alterações com atenção, e lembre-se que na maioria dos casos, não é necessário modificar as configurações colocadas.