Veja como configurar módulos no Joomla de forma fácil!


Veja a versão em texto, deste vídeo:

Nos vídeos anteriores sobre Joomla, disponibilizados no ” target www.comocriarmeusite.com.br nós aprendemos como gerenciar menus e os posicionar na tela, porém, o Joomla é uma ferramenta tão poderosa que lhe permite personalizar as área laterias com módulos específicos, como por exemplo: “Enquetes”, “Propagandas”, “Formulários de Login” e muitos outros.

Quando você utiliza o Instalador de Aplicativos da Hostnet para instalar seu site em Joomla, vários módulos já são instalados automaticamente. Vamos aprender como os utilizar e como inserir um novo módulo em nosso site.

Acesse a administração de seu site feito em Joomla. Vá no menu “Extensões”, localizado na parte superior da página. Depois na opção “Administrar Módulo”. Como queremos um novo módulo, clique no ícone “Novo” na parte superior direita da página.

Na próxima tela serão exibidos todos os módulos que já estão disponíveis para você graças ao Instalador Automático da Hostnet. Vamos selecionar um módulo simples que mostra quantos usuários estão online no site. Para isso, localize, na lista de módulos, o item “Quem está Online” e clique sobre ele.

Uma nova página será exibida, esta contem uma área chamada “Detalhes” na parte esquerda, onde há um formulário com os campos: “Título”, “Exibir Título”, “Habilitado” e outros.

Preencheremos o campo “Título” com a seguinte informação: “Quem está Online”. Deixe também marcada a opção “Sim” tanto em “Exibir Título” quanto em “Habilitado”. Clique no botão “Aplicar” localizado na parte superior direita da página.

Acesse sua página e localize o novo item “Quem está Online” no lado esquerdo, veja que ele exibe a quantidade de visitantes online.

Vamos voltar ao painel administrativo e fazer algumas outras configurações. Nós podemos também colocar este módulo “Quem está Online” no lado direito da página e posicionado abaixo das enquetes.

Para isso devemos acessar o menu “Extensões” e depois “Administrar Módulo”. Localize o módulo “Quem está Online” em sua lista e clique nele. Ao clicar, mude, no formulário, o campo “Posição” para “Right” e “Ordem” para “Polls”. Clique no botão “Aplicar”. Não feche esta página.

Volte para seu site e o atualize. Note que agora não existe mais o “Quem está Online” no lado esquerdo. Agora você o pode visualizar na parte direita da página logo abaixo de “Polls”, como definimos anteriormente.

Podemos ainda modificar a configuração deste módulo. Devemos voltar ao painel de administração, no mesmo local onde realizamos a alteração da posição e da ordem do módulo “Quem está Online”. Nesta página. note que na parte direita da página há uma área chamada “Parâmetro”.

Em nosso caso, este módulo “Quem está Online” é bastante simples, então ele não possui muitas opções. Caso o módulo em questão seja mais completo, muitos outros parâmetros serão exibidos nesta área. Clique em “Salvar”.

Vamos agora adicionar um módulo personalizado com HTML. Clique no botão “Novo”, localizado na parte superior direita da página.

Na nova página, localize o item “HTML Personalizado” e clique sobre ele. Ao clicar, você terá novamente um formulário em uma área chamada “Detalhes” e alguns campos como: “Título”, “Exibir Título”, “Habilitado” e mais alguns outros. Preencheremos o campo “Título” com a seguinte informação: “Um Oferecimento”. Deixe os campos “Exibir Título” e “Habilitado” na opção “Sim”. No campo “Posição”, iremos alterar para “Right”. Vá até o final desta página e note que há uma área chamada “Saída Personalizada”, nesta área você pode colocar qualquer código HTML que deseja, neste exemplo iremos inserir uma imagem.

Há duas formas de se inserir esta imagem, uma é enviando a imagem através do próprio site. Clique no botão “Imagem” que fica no final da página. Agora note nesta janela que foi aberta, há uma área “Enviar” e um botão “Iniciar Envio”. Primeiro localize a imagem em seu computador que deseja inserir através do botão “Arquivo…” e após localizar e selecionar clique no botão ao lado. Após enviar, logo acima você poderá visualizar esta imagem, selecione ela e depois clique na ação “Inserir” na parte superior direita desta janela.

A outra forma de se inserir esta imagem é através do painel de controle da Hostnet pelo ícone “Gerenciador de Arquivos”. Através dele você deve abrir a pasta onde o Joomla foi instalado, acessar o diretório “images” seguido do “stories” e enviar sua imagem para esta pasta. Agora você a deve selecionar e clicar em “Inserir”.

Em nosso exemplo, inserimos a logomarca da Hostnet. Agora vamos tornar esta imagem um link, para que quando seja clicada ela abra a página da Hostnet.

Para isso, selecione a imagem em questão e clique sobre o botão “Insert/edit link” localizado logo acima, próximo ao botão “Inserir/editar Âncora (Insert/edit anchor)”.

Ao clicar você terá um formulário, no campo “Link URL” devemos colocar o endereço do site que irá ser aberto ao clicar neste link, em nosso exemplo será: www.hostnet.com.br.

No campo “Target” mude para “Open in new window (_blank)” para que o site seja aberto em uma nova janela. Clique em “Insert”. Clique em “Aplicar”, localizado na parte superior direita da página. Não feche esta página.

Retorne para a página principal de seu site e o atualize, note que o módulo foi adicionado com a imagem em questão. O módulo pode ser visto ao lado direito da página e por último. Em meu caso a imagem ficou um pouco maior.

Vamos modificar a posição deste módulo e o tamanho da imagem. Retorne para a administração. Caso tenha fechado a página você deverá acessar o menu “Extensões” localizado na parte superior e depois em “Administrar Módulo” Localize o módulo “Um oferencimento” e clique sobre ele. No começo desta página, na área “Detalhes”, iremos alterar o campo “Ordem” para “Polls” ou para o que preferir. No final da página podemos simplesmente a selecionar e perceba que no canto da imagem há como apenas diminuir ou aumentar para o tamanho desejado.

Feito as alterações necessárias, clique no botão “Aplicar” localizado na parte superior direita da página. Volte à sua página principal e a atualize. Veja agora que o módulo está onde definimos anteriormente.

Como neste módulo nós criamos um link, ao clicar sobre a imagem será aberta uma nova janela com o endereço que definimos. Em meu caso, o endereço foi: www.hostnet.com.br

No próximo vídeo aprenderemos como instalar novos módulos e desinstalar módulos existentes.


Versão em texto:

Agora que já sabemos como configurar e posicionar módulos em nosso site em Joomla, vamos aprender como instalar novos módulos e desinstalar módulos existentes.

Se você fizer uma busca no Google por “Módulo de Joomla” você irá encontrar uma quantidade enorme de sites que disponibilizam diversos tipos de módulos, um para cada tipo de situação. Porém, existe um repositório oficial do Joomla no seguinte endereço: http://extensions.joomla.org/.

Vamos usar como exemplo uma extensão que adiciona um relógio ao nosso site. Para isso, devemos acessar o link acima. No canto esquerdo da página devemos clicar em “Calendars & Events”, seguidamente em “Clocks” localizado nas categorias que estão sendo listadas.

Ao clicar você verá a relação dos módulos de relógios disponíveis para serem inseridos em sua página. Escolherei o “Vinaora World Time Clock” para o nosso exemplo, basta o localizar e clicar em “Download” logo abaixo.

Na nova tela perceba que há duas opções: “mod_vworldclock_for_joomla_1.5” e “mod_vworldclock_for_joomla_1.0.x”. Estas opções são de acordo com a versão do Joomla. Caso você tenha instalado seu Joomla através do Instalador Automático da Hostnet, você deverá escolher a opção “mod_vworldclock_for_joomla_1.5”.

A versão do seu Joomla pode ser vista através do painel de administração, na parte superior direita, acima do link “Desconectar”.

Na próxima tela há mais duas opções: “1.6.0” e “1.5.1”. Clique em “mod_vworldclock.zip” que encontra-se na coluna chamada “Filename” na linha onde está a opção “1.5.1”. Faça o download do módulo.

Caso você não tenha conseguido realizar o download deste módulo, escolha outro na página http://extensions.joomla.org/ ou clique no seguinte link: http://joomlacode.org/gf/download/frsrelease/4621/10777/mod_vworldclock.zip

Agora precisamos acessar a administração de nosso Joomla. Na tela principal iremos clicar no menu “Extensões” localizado na parte superior da página e depois em “Instalar/Desinstalar”. Esta função é muito útil pois lhe permite instalar qualquer tipo de extensão, como por exemplo: “Componentes”, “Módulos”, “Plugins”, “Idiomas” e “Temas”.

Em nosso caso iremos adicionar um módulo, mas isso não importa pois a tela de instalação é igual para todos. Na primeira área, chamada “Enviar pacote de arquivos”, iremos clicar em “Enviar Arquivo” e procurar o arquivo que acabamos de baixar. Ao encontrar o arquivo “mod_vworldclock.zip”, selecione-o e clique em “Enviar arquivo & instalar” logo ao lado.

O envio é rápido e a instalação é muito simples.

Agora vamos fazer com que o relógio apareça em nosso site. Devemos clicar no menu “Extensões” localizado na parte superior e depois em “Administrar Módulo”. Agora vamos clicar em “Novo”, na parte superior direita. Procure, nesta lista que está sendo exibida, o item “World Time Clock” e clique sobre ele.

Na nova tela haverá uma área chamada “Detalhes” no começo da página ao lado esquerdo, onde irei preencher o campo “Título” com a seguinte informação: “Relógio”. Deixarei também marcada a opção “Sim” em “Exibir Título” e “Habilitado”. Agora basta clicar em “Aplicar” no canto superior direito da página. Não feche esta página.

Abra uma nova janela e acesse a página principal de seu site e o atualize. Como não alteramos a posição do módulo, ele estará posicionado no canto esquerdo da página.

Agora vamos modificar a posição e algumas configurações internas de nosso relógio. Vamos voltar ao painel de administração para alterar nosso relógio, naquela mesma página onde estávamos. Caso a tenha fechado, você deverá ir no menu “Extensões” localizado na parte superior da página e depois em “Administrar Módulo”. Em “Administrar Módulo” localize o módulo “Relógio” e clique sobre ele.

Ao clicar sobre o módulo, você terá, no lado esquerdo da página, uma área chamada “Detalhes”. Nesta área você pode alterar o campo “Posição” para “Right” e “Ordem” o que preferir.

Nesta mesma página, no lado direito, há uma área chamada “Parâmetros do Módulo” onde você pode alterar: o tipo do relógio (“Clock Type”) de “12h” para “24h”, ao habilitar a opção “Random Color” você faz com que o relógio mude de cor randômicamente ou você pode escolher uma cor padrão em “Clock Color”, no campo “Clock Size” você define o tamanho do relógio que ficará em sua página e em “Your Regional” é possível escolher qual fuso horário será utilizado, em nosso caso escolheremos o “Brazil – Rio de Janeiro”. Feitas as devidas alterações, clique em “Aplicar” na parte superior direita da página. Caso não vá realizar mais nenhuma alteração, clique em “Salvar”.

Volte ao seu site e o atualize, note que o relógio não está mais na parte esquerda da página. Você o pode localizar no lado direito da página, e na cor que foi selecionada anteriormente.

Para desinstalar um determinado módulo basta que você acesse seu painel de administração do Joomla e vá no menu “Extensões” localizado na parte superior da página e depois em “Instalar/Desinstalar”.

Agora eu posso selecionar o item “Módulos”, que fica na parte superior desta página ao lado do item “Componentes” e “Plugins”, e escolher o módulo que eu quero desinstalar. Por exemplo: se eu desejar desinstalar o módulo que acabamos de instalar, que é o “mod_vwolrdclock”, basta eu o selecionar nesta lista e clicar no botão “Desinstalar”, localizado no canto superior direito. No meu caso eu não quero desinstalar, mas o processo é bastante simples.

Cuidado, pois um módulo quando é deletado deverá ser reinstalado utilizando o processo já explicado.

Se utilizar o Joomla com o Instalador de Aplicativos da Hostnet já era bom, agora ficou muito melhor porque você pode personalizar ainda mais seu site instalando módulos adicionais.

Páginas Relacionadas