Caso tenha feito a instalação em um diretório específico, acesse o dolibarr pelo seguinte endereço: meusite.com.br/diretorio_especifico. Onde,meusite.com.br deve ser substituído pelo endereço do seu domínio, e diretorio_especifico deve ser substituído pelo diretório especificado durante a instalação. Se instalou sem especificar um diretório, então o dolibarr estará disponível na página inicial do seu site. Para acessa-lo basta digitar meusite.com.br.

Em qualquer um dos casos acima, a tela que você verá será:

Para logar, use o usuário admin e a sua senha do ftp.

A logarmos veremos dois alertas:

Não se preocupe, estes alertas ocorrem porque ainda não inserimos informações básicas sobre a nossa empresa.
Localize, na parte inferior direita da página, o botão Modificar e clique nele.

Preencha todos o campos de acordo com os dados da sua empresa. Inseridas as  informações, veremos a tela abaixo sempre que fizermos o login:

Note que temos um menu principal à esquerda, com os seguintes itens:

  • Configuração
  • Informações do Sistema
  • Utilidades do Sistema
  • Usuários e Grupos

Ao clicarmos em cada um destes itens, um submenu com outras opções é apresentado. Mas antes de explorar este menu, vamos atentar para uma informação muito importante, trata-se do alerta de segurança exibido logo abaixo da área principal.

Este alerta chama nossa atenção para o fato de que a pasta install ainda existe no sistema, apesar de não ser mais necessária. Isso representa uma brecha de segurança que poderá ser usada por usuários mal intencionados para causar danos ao nosso site. Para evitar problemas futuros, vamos remover este diretório. No painel de controle Hostnet, localize no menu à esquerda, o item Site. Clique neste item e em seguida clique em Gerenciador de arquivos.

Considerando que você instalou o dolibarr na pasta raiz do seu site, o caminho para pasta Install é o seguinte: Caso tenha dúvidas quanto a esta informação, basta verificar o alerta na página inicial do dolibarr, nele está especificado o caminho correto. Agora que sabemos qual é o caminho correto, só precisamos navegar até a pasta pelo gerenciador de arquivos e remover ou renomear o diretório install. No exemplo deste tutorial, você vai clicar em www depois em htdocs e depois localize o diretório install.

Note que bem à direita, temos quatro botões:

Para excluir ou renomear o diretório, basta usarmos os botões “Excluir” ou “Renomear”. Para evitar exclusão acidental de dados, recomendo renomear. Feito as alterações, poderemos voltar à página inicial do Dolibarr, que o alerta não mais estará visível.

Páginas Relacionadas