Criar um site hoje em dia é uma tarefa relativamente fácil. Com as ferramentas de gerenciamento disponíveis atualmente, a tarefa fica bem menos trabalhosa. Mas criar um site não é a atividade final, mas a manutenção do mesmo é tarefa muito necessária. Veremos então algumas práticas precisam ser feitas periodicamente.

  1. Verifique se o servidor que hospeda o seu site é minimamente seguro.
  2. Examine se a máquina que acessa o site para gerenciá-lo (a sua máquina) é segura. Use antivírus, anti-spyware, senhas fortes (isto é, difíceis de serem quebradas).
  3. Escolha uma boa hospedagem, que ofereça segurança, bastante tempo de disponibilidade de serviço, bom desempenho, entre outros.
  4. Procure saber qual é a política de backup do provedor de hospedagem, e o avalie também com base nesse quesito.
  5. Periodicamente verifique os links do seu site, para ver se todos estão funcionando corretamente. Faça correções sempre que necessário.
  6. Mantenha seu site atualizado, com conteúdo recente. Uma das portas de entrada de clientes para a sua empresa pode ser a partir do site. E se o site está desatualizado, a imagem da sua empresa será fatalmente afetada, de forma negativa.
  7. Otimize seu site para que ele seja rápido. Sites que demoram muito para serem abertos trazem desinteresse por parte dos usuários.
  8. Atualize periodicamente o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) e os plug-ins que você está usando. Atualizações podem resolver falhas e brechas de segurança, o que minimiza ações nocivas como ataques de vírus e uso do seu site como um vetor de vírus, para contaminar outros.

Se você executar esses passos de tempos em tempos, os problemas com seu site serão minimizados.

Páginas relacionadas