As categorias globais são úteis para gerenciar dados de forma mais eficiente no eGroupware. Por exemplo, você pode ter uma categoria global para cada departamento na sua empresa. Assim é possível agrupar interesses, usuários e informações em que se encontra a afinidade do departamento em um lugar só.

A maioria das aplicações disponíveis no eGroupware tem suporte às categorias globais. Por exemplo, é possível filtrar os usuários cadastrados nos Contatos pela categoria. Isto facilita o acesso sem ter que usar ferramentas de busca.

Você também pode criar subcategorias. Por exemplo, você pode ter uma categoria que engloba todos os funcionários da sua empresa, e subcategorias, que relacionam cada departamento da sua empresa.

Criação de categorias globais

Ao selecionar a opção Categorias Globais, você terá uma página como a abaixo:

Ao clicar em Adicionar, você terá uma nova página, como a abaixo:

Escolha a categoria pai (caso você queira aninhar categorias), dê a ela um nome, uma descrição (caso seja necessário), defina uma cor de fundo, um ícone e se você quer limitar os membros: Se todos podem participar, ou se um grupo específico. Feito isto, clique em Salvar para criar o novo grupo. Note que definir uma cor de fundo ultrapassa a função estética. A ideia é que a cor seja uma maneira de diferenciar aquela categoria nos organogramas e agendas dentro do eGroupware.

Se você quiser adicionar uma categoria já aninhada à outra categoria, clique no segundo ícone na coluna Ações. Assim, você criará uma nova categoria (ou como está na tradução, subtarefa), aninhada à categoria pai.

Remoção de categorias globais

Se você apagar uma categoria, os dados não serão removidos. Mas ao removê-la, as subcategorias vinculadas não serão removidas, mas ascenderão um nível. Exemplificando: Você tem uma categoria global chamada Empresa, e a ela, duas subcategorias, chamadas Produção e Financeiro. Se você apagar a categoria Empresa, as subcategorias Produção e Financeiro serão categorias no primeiro nível.

Páginas Relacionadas