O uso de categorias no Mediawiki permite que você agrupe páginas com assuntos afins dentro da wiki. Por exemplo, você pode ter páginas sobre hospedagem de sites, e nelas agregar páginas sobre registro de domínios, hospedagem de arquivos, questões relacionadas a servidores de nomes, etc. Logo, no final da página, o Mediawiki criará automaticamente links que conduzem a listas de todas as páginas que estão nessa categoria. Assim você pode navegar por páginas que estão relacionadas com a página presente.

Veremos então como podemos criar categorias dentro do Mediawiki.

Criando uma página de categoria

Antes de tudo, você precisa criar uma nova página no Mediawiki. Existem várias maneiras de criar páginas novas:

  • Se você criar um link para uma página inexistente, ele aparecerá na cor vermelha. Daí, basta clicar nela para ver a mensagem informada pelo Mediawiki:

“Atualmente não existe texto nesta página. Você pode pesquisar pelo título desta página em outras páginas buscar nos registros relacionados, ou criar esta página.” Logo, basta clicar no último link (criar esta página) para abrir o editor do Mediawiki e criar assim a sua nova página.

  • Outra maneira de criar uma nova página é usando a caixa de pesquisa. Se a página não existir, você verá um link da cor vermelha. Daí, basta clicar nesse link e criar a página nova.
  • A última maneira é ir até a URL da página e acrescentar o nome da página que você quer criar. Por exemplo, http://wiki.comocriarmeusite.com.br/index.php/Novo. Se a página Novo não existe, ela será criada naquele momento, para que você a adicione.

Feito isto, vamos ver como podemos criar uma página de categoria, que é uma página especial.

Você pode criá-la da mesma forma com que criamos uma página qualquer no Mediawiki. Mas para tal, coloque antes do antes do título da página a expressão Categoria:. Assim, ela será colocada no espaço nominal Categoria.

Por exemplo, se você usar o exemplo 2, faça a busca da página da categoria (até agora inexistente) acrescentando a palavra Categoria: antes. Uma URL com a página da categoria, conforme explicitamos no exemplo 3, ficaria da seguinte forma: http://wiki.comocriarmeusite.com.br/index.php/Categoria:Novo. Daí, basta clicar em criar esta página para proceder.

Se você quiser ver a lista de categorias existentes, você pode encontrá-la na página Páginas Especiais, na barra lateral.

Adicionando uma página a uma categoria

Criada a página da devida categoria, você agora deverá adicionar a(s) página(s) à mesma. E para isso acontecer, você deve editar a página e adicionar o seguinte texto, substituindo Nome pelo nome da categoria:

[[Category:Nome]]

Você pode colocar uma página em quantas categorias você quiser, basta usar sucessivas tags como a acima. Logo, esta página aparecerá em cada uma das páginas de categorias. Os elementos de categorização podem ser colocados em qualquer ponto do texto, mas normalmente são colocados no fim.

Chave de ordenação

Uma característica importante a lembrar é que o Mediawiki considera páginas categoriadas iniciadas por caracteres acentuados como categorias diferentes. Exemplificando, duas páginas, Água e Aqueduto serão colocadas em categorias diferentes, pois para o Mediawiki, os caracteres A e Á são distintos. Se você quiser contornar esse comportamento, você deve usar uma chave de ordenação.

Uma chave de ordenação permite especificar sob que letra a página será agrupada e onde nesse grupo a página será listada. Para fazê-lo, acrescente ao lado do elemento de categorização, separando por uma barra vertical. Exemplificando:

[[Categoria:Água|Aquática]]

A página que estaria na categoria Água será colocada então na categoria Aquática. Dessa forma, uma palavra iniciada com Á estará na categoria iniciada com a letra A.

Links para categorias

Estabelecidas as devidas categorias, veremos então como devemos proceder para criar links para as categorias.

Para criar um link para uma categoria, coloque dois pontos (:) antes do espaço nominal (sem os dois pontos, a página seria colocada nessa categoria). Logo, você deverá colocar algo como:

[[:Categoria:FTP]], o que resulta em Categoria:FTP.

Significa então que você terá um link para a página que contém a categoria FTP. Se você quiser alterar o texto, você pode fazer da seguinte forma:

[[:Categoria:FTP|File Transfer Protocol]], o que resulta em File Transfer Protocol.

Páginas Relacionadas