Cadastros no PrestaShop

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No PrestaShop é importante que você faça o cadastro prévio de todos os itens relacionados à operação da sua loja virtual. Logo, fornecedores, fabricantes, produtos e clientes devem estar cadastrados, para fazer com que a sua loja funcione. Nessa sessão, veremos como fazer os diversos cadastros do PrestaShop.

Por padrão, o PrestaShop da Hostnet já vem com alguns elementos pré-cadastrados (para auxiliar iniciantes), dessa forma, sempre que for começar a cadastrar um novo elemento, remova todos os itens presentes para evitar conflitos.

Cadastro de Fabricantes no PrestaShop

O cadastro de fabricantes é importante para ter a lista de quem criou ou produziu o produto que você irá vender. Para fazê-lo, acesse no Painel Administrativo do PrestaShop, no menu principal do lado esquerdo, na opção Catálogo, e depois novamente, na seção Fabricantes.

Você terá então uma tela como esta aqui:

Cadastro de Fabricantes no PrestaShop

Lembre-se que no PrestaShop, o fabricante é a marca que está por trás do produto. Note que o PrestaShop já vem com um fabricante cadastrado: Fashion Manufacturer. A qualquer momento você pode removê-lo. Clique no ícone Deletar, ou então selecione quais serão removidos, e aí clique em Apagar selecionado. Não há necessidade de apagá-lo, mas não se esqueça de fazê-lo antes de colocar a sua loja no ar.

Para adicionar um novo fabricante, clique no ícone Adicionar Novo. Na próxima tela, os campos a serem preenchidos são:

  • Nome: Define o nome do fabricante;
  • Breve descrição: Define uma descrição mais breve;
  • Descrição: Defina uma descrição para o fabricante;
  • Logotipo: Envie a logomarca do fabricante;
  • Meta Título: Título que melhorar a otimização do seu produto para sistemas de busca, como o Google.
  • Meta Descrição: Descrição que melhorar a otimização do seu produto para sistemas de busca, como o Google.
  • Meta Palavras-Chave: são palavras chave, que você deve informar separadas por vírgulas. Digite as palavras que mais se relacionam com este fabricante;
  • Habilitar: Habilite o fabricante.

Feito o cadastro do fabricante, podemos cadastrar um endereço para ele. Esse procedimento não é obrigatório, mas você pode fazê-lo na própria página do catálogo de fabricantes. Note que há uma seção que tem o nome Endereços. Preencha todos os campos, tomando cuidado de selecionar corretamente o fabricante no primeiro campo. Feito isto, basta clicar em Salvar e você terá o endereço de um novo fabricante adicionado na lista.

Cadastro de Fornecedores no PrestaShop

Os fornecedores são as empresas ou pessoas que venderão produtos à sua loja, que irá revendê-los. O sistema de cadastro é semelhante ao cadastro de fabricantes. No Painel Administrativo do PrestaShop, no menu principal do lado esquerdo, na opção Catálogo, e depois novamente, na seção Fornecedores.

Você terá uma tela como a abaixo:

Cadastro de Fornecedores no PrestaShop

Note que o PrestaShop já vem com um fabricante cadastrado: Fashion Manufacturer. A qualquer momento você pode removê-lo. Clique no ícone Deletar, ou então selecione quais serão removidos, e aí clique em Apagar selecionado. Não há necessidade de apagá-lo, mas não se esqueça de fazê-lo antes de colocar a sua loja no ar.

Para adicionar um novo fornecedor, clique no ícone Adicionar Novo, e você terá uma tela nova. Aqui os campos a serem preenchidos são:

  • Nome: Define o nome do fornecedor;
  • Descrição: Defina uma descrição;
  • Telefone: Informe o telefone;
  • Endereço: Informe o endereço
  • Endereço (2): Informe outro endereço (se houver);
  • CEP: Informe o CEP;
  • Cidade: Informe a cidade;
  • País: Informe o país;
  • Estado: Informe o estado;
  • Logotipo: Envie a logomarca do fabricante;
  • Meta Título: Título que melhorar a otimização do seu produto para sistemas de busca, como o Google.
  • Meta Descrição: Descrição que melhorar a otimização do seu produto para sistemas de busca, como o Google.
  • Meta Palavras-Chave: são palavras chave, que você deve informar separadas por vírgulas. Digite as palavras que mais se relacionam com este fabricante;
  • Habilitar: Habilite o fabricante.

A qualquer um dos fornecedores, você pode visualizar, editar ou apagar sua ficha, bastando escolher um dos 3 ícones que aparecem ao lado de cada item na tabela de fornecedores.

Cadastro de Categoria no PrestaShop

Há a necessidade de fazer a devida categorização dos produtos. Isto é necessário para facilitar a indexação dos produtos, ajudando a vida dos clientes que desejarem adquirir algum produto na sua loja. Logo, para criar e editar categorias, no Painel Administrativo do PrestaShop, no menu principal do lado esquerdo, na opção Catálogo, e depois novamente, na seção Categorias.

Você verá então uma tela como esta aqui:

Você logo notará que existe uma categoria já criadas pelo PrestaShop: Mulheres. É provável que essa categoria seja usada na sua loja virtual, caso venda roupas e acessórios. Mas se não for utilizar, então apague-a (clique na seta do canto direito e clique em Apagar). Vamos mostrar como criar novas categorias e subcategorias. Logo, para fazer isto, clique em Adicionar novo.

Ma próxima tela, existem vários campos, e iremos ver cada um em detalhes. Vale lembrar que todo campo que está destacado com um asterisco vermelho, este deve ser obrigatoriamente preenchido. Vamos ver cada um.

  • Nome: Defina um nome para a categoria;
  • Apresentada: Ajuste se esta categoria deverá ser exibida ou não. Você pode usar categorias escondidas para facilitar a organização por sua parte.
  • Categoria superior: Qual categoria principal essa categoria deverá estar vinculada. Vale lembrar que você pode vincular uma categoria nova a uma outra categoria, criando o que chamamos de subcategorias. Mas, se essa categoria não estiver vinculada a nenhuma outra, mantenha o botão ajustado para a categoria Início;
  • Imagem de Capa da Categoria: Uma imagem que destaque visualmente qual é a categoria. Por exemplo, se a sua loja vender celulares, é certo que você teria que usar uma foto de um celular para criar identidade visual. A imagem é mostrada na página da categoria;
  • Miniatura da Categoria: É um pequeno ícone da categoria;
  • Meta Título: Título que melhorar a otimização do seu produto para sistemas de busca, como o Google.
  • Meta Descrição: Descrição que melhorar a otimização do seu produto para sistemas de busca, como o Google.
  • Meta Palavras-Chave: são palavras chave, que você deve informar separadas por vírgulas. Digite as palavras que mais se relacionam com este fabricante;
  • URL Amigável: A URL amiga significa que você deverá colocar ali uma URL da sua loja no PrestaShop que tenha relação com essa categoria de produtos, mas uma que seja de uma forma mais amigável, ou seja, mais fácil de ser lembrada pelo cliente. Se você criar uma categoria, por exemplo, Vestuário, o cliente pode acessar produtos dessa categoria colocando no navegador a URL da loja virtual e acrescentando vestuário. Assim ele irá imediatamente aos produtos que estão classificados segundo a categoria Vestuário. Se você quiser alguma categoria diferente, basta trocar o conteúdo dessa caixa e preencher com outro nome que desejas;
  • Grupo de Acesso: Determine também quem será o grupo de acesso a essa categoria. Por padrão, você tem 3 grupos de clientes no PrestaShop: Visitante, Comprador sem Cadastro e Cliente. Se você quiser, pode limitar o acesso a certas categorias apenas marcando (ou desmarcando) quais grupos poderão lidar com essa categoria.

Preenchidas as opções, clique no botão Salvar para criar a nova categoria (ou subcategoria).

Subcategorias de produtos

Subcategorias são úteis para separar itens dentro da mesma categoria. Por exemplo, por padrão duas subcategorias já estão criadas dentro da categoria mulher. Clicando na categoria mulher, você verá as subcategorias: Blusas/Camisas e Vestidos.

Para criar uma subcategoria nova, conforme falamos antes, ao criar uma nova categoria, note que existe uma árvore de categorias, na opção Categoria Superior. Selecione ali qual será a categoria ao qual a sua categoria estará vinculada. Logo, a nova categoria que você criou será “filha” dessa categoria e poderá ser vista acessando a categoria superior.

Cadastro de Produtos no PrestaShop

Os produtos são, em essência, o meio da sua loja virtual. Afinal, você irá vender produtos, sejam eles virtuais ou não, mas em troca de dinheiro você os fornecerá.

No Painel Administrativo do PrestaShop, no menu principal do lado esquerdo, na opção Catálogo, e depois novamente, na seção Produtos. Você verá uma tela como esta aqui:

Cadastro de Produtos no PrestaShop

O PrestaShop mostrará para você as 4 informações na parte superior da página. São elas: Itens esgotados, % Média de Margem BrutaReferências Compradas e Produtos Desativados. Essas informações são importantes para o Lojista gerenciar bem o estoque de produtos. Passando o mouse sobre elas você terá uma explicação de cada uma.

Já na lista de itens, você tem informações individuais dos produtos como o nome, a categoria, o preço base, o preço final, a quantidade e o estado. Note que na lista você pode já filtrar por cada dado informado, e aí criar uma restrição com a lista visível de produtos, com base na informação desejada.

OBS: O preço base é o preço de custo do produto, e o preço final é aquilo que será cobrado do seu cliente, ou seja, acrescido da sua margem de lucro.

Vamos agora adicionar um novo produto. Clique no botão Adicionar novo, e você terá uma nova tela. Repare que no canto esquerdo da página, você terá sessões de customização:

Sessões de Produtos

Como você pode ver, são muitas opções. Iremos olhar cada uma em detalhes, para que você possa fazer o cadastramento do produto e fazer bom uso de todos os recursos oferecidos pelo PrestaShop.

Informação

Na sessão de Informação, você irá adicionar informações globais a respeito do produto. Vale lembrar que todos os itens marcados com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório. São elas:

  • Tipo: Se é um produto, um pacote ou um produto virtual (por exemplo, um ebook);
  • Nome do produto: Define o nome do Produto;
  • Código de Referência: Sua referência interna, dentro da loja. Pode ser um número ou uma palavra;
  • Código de barras EAN-13 ou JAN: Estes são códigos de barras, usados no mundo todo para identificar produtos. Use ou o sistema EAN13 ou JAN (este último mais específico para o Japão);
  • Código de barras UPC: Um código de barras de 12 dígitos, usado amplamente em países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia: [3];
  • Ativado: Mantenha o produto desativado até que você conclua o processo de cadastramento dele. Depois coloque-o como ativo.
  • Visibilidade: Onde o produto será visível. Logo, ele pode ser visto em todo o lugar, somente no catálogo, somente se o cliente procurar por ele, ou ainda em nenhum país.
  • Opções:
    • Disponível para pedidos: Marque aqui se você quiser que o produto esteja disponível para pedidos (ou seja, um eventual cliente possa solicitá-lo e adquiri-lo);
    • Mostrar Preço: Se o produto estiver disponível para pedidos, essa opção ficará disponível. É possível mostrar ou ocultar o preço de onde ele estiver disponível;
    • Apenas Online: Indica se o produto está disponível apenas na loja virtual e não na loja física. Isto é muito importante se a sua loja também tem um endereço físico;
  • Condição do produto: Se novo, usado ou recondicionado. Produto recondicionado é aquele que era novo e teve um defeito no período da garantia, foi devolvido à fábrica e foi reparado;
  • Breve descrição: Esta breve descrição aparece nas listas de produtos e na parte superior da página do produto. Lembre-se que essa descrição é a que será vista primeiro pelo cliente;
  • Descrição: Esta descrição aparece no corpo da página do produto, e poderemos descrever detalhadamente o produto no qual estamos vendendo;
  • Tags: Coloque aqui palavras-chave que serão usadas para facilitar a indexação do produto e a localização dele entre outros adicionados.

Preços

Na aba preços, você irá colocar os valores de venda do produto, e o próprio PrestaShop irá calcular o imposto devido. Vamos às opções:

  • Preço de Atacado Antes do Imposto:Coloque aqui o preço pelo qual você adquiriu cada item, individualmente;
  • Preço de Varejo Antes do Imposto: Coloque aqui o preço pelo qual você pretende vender cada item, ou seja, adicionando sua margem de lucro;
  • Regra de imposto: Aqui temos o valor do imposto que será cobrado: ICMS, IPI ou ISS. Caso você queira criar uma nova regra de imposto, basta clicar em Criar para definir uma nova regra;
  • Preço de varejo com impostos: Aqui, o próprio PrestaShop já calcula o preço do produto, incluso o devido imposto a ser pago, e preenche essa caixa de diálogo;
  • Preço por unidade (tax exc): Caso esteja vendendo em pacotes, é possível definir um preço unitário para cada item. Alguns países exigem que os produtos tenham seu preço unitário destacado. Por exemplo, digamos que você colocou à venda um conjunto de 6 latas de refrigerante. Logo, nesse campo você deve colocar o preço por cada lata, e no campo seguinte escrever “lata”. Isto será adicionado na descrição do produto e no preço. Além disso, você também pode vender por kilo, por litro etc, assim você coloca o preço e no campo seguinte informa a medida (kilo, litro etc);
  • Exibir ícone “em oferta” na página produto e texto na listagem do produto: Caso você queira dizer que o produto está em oferta;
  • Preço final: O PrestaShop calcula o preço final, e exibe nesse campo.

SEO (Otimização para Motores de Busca)

Nessa seção você poderá fazer ajustes quanto à forma com o qual seu produto será indexado em sites de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo. Lembre-se que muitos clientes em potencial procuram por itens que os interessam a princípio em sites de busca como os acima citados. Logo, se o seu item estiver bem localizado numa busca e aliado a um bom preço, será uma solução imbatível. Vamos aos itens:

  • Meta título: Aqui você coloca o título público da página do produto. Se você quiser que o título seja o nome do produto, deixe o campo vazio. É muito importante para buscadores como o Google. Ele define um número de caracteres apropriado;
  • Meta descrição: Aqui você coloca a descrição pública. Essa descrição será usada pelos buscadores.
  • URL amigável: Ao contrário de um endereço repleto de caracteres inteligíveis, você pode ter um endereço que seja legível e compreensível para o usuário. A URL amigável é um recurso para formar endereços que possam chamar a atenção do usuário, e fazer com que ele lembre do produto. Se você não quiser personalizar a URL amigável, basta clicar em Criar, e a URL será criada com base no nome do produto. Também é eficiente para os buscadores.

Associações

Aqui você definirá quais são as associações do produto. Você pode associá-lo a uma categoria, a um fabricante ou a um outro produto.

  • Categoria: Na primeira parte, você tem uma lista de categorias, e a árvore de relações entre essas diferentes categorias. Caso você queira criar uma nova categoria, basta clicar no botão correspondente;
  • Acessórios: Você pode ter, na sua loja, produtos que são acessórios de outros produtos. Por exemplo, você pode vender um celular e também fones de ouvido para este celular. Você pode vendê-los em separado, ou mostrar ao cliente, na forma de sugestão. Para associar, basta começar a digitar o nome do produto ao qual esse novo estará associado, e logo você terá uma lista suspensa. Selecione o item e pronto;
  • Fabricante: Para associar a um fabricante, basta escolher para criar a associação.

Frete

Aqui você deve definir questões relacionadas a peso do produto e suas dimensões, em largura, profundidade e altura. Isto é muito importante para fins de cálculo do frete. Logo, defina nesses campos as medidas do pacote (em centímetros) e o peso (em kg). As opções são:

  • Altura do pacote
  • Peso

Caso haja um custo adicional pelo transporte do item, coloque o valor no campo correspondente. Por fim, defina (caso você queira) a transportadora desejada para o envio do produto. Se nenhuma for selecionada, todas as transportadoras listadas estarão aptas para que o envio seja feito.

OBS: Para as próximas sessões, é necessário que você previamente salve o produto, para então poder visualizar.

Combinações

OBS: A sessão de Combinações só está disponível depois que o produto é salvo a primeira vez.

As combinações podem ser feitas visando facilitar a vida do cliente e do lojista. Por exemplo, existem produtos que estão disponíveis em diferentes cores e capacidades. Cada combinação é, nesse caso, um produto novo, derivado do produto padrão. Por exemplo: temos uma loja que vende uma camiseta em diversos tamanhos e cores. Para cada combinação do tipo de tamanho com o tipo de cor, poderá existir um produto novo.

Para criar uma combinação, você precisa definir, além das características de um produto, o Atributo e o Valor do atributo.

  • Atributo: Pode ser a cor, o tamanho ou o tamanho do sapato (valor numérico) ou algum outro que você criar;
  • Valor: É o valor que o atributo receberá.

Para criar novos atributos e valores  no Painel Administrativo do PrestaShop, no menu principal do lado esquerdo, na opção Compras, e depois novamente, na seção Atributos e Valores.

É possível gerar combinações usando o Gerador de combinações de produto. Ao clicar nessa opção, você terá uma página onde no lado esquerdo existem os atributos dos produtos que estão cadastrados na sua loja. Note que há a separação em grupos de atributos, como Cor, Tamanho e Tamanho de Sapatos. Selecione quais atributos são desejáveis, e clique em Adicionar. Daí, você poderá ajustar as taxas para cada atributo. Por exemplo, se você vende uma camisa com tamanhos Pequeno, Médio e Grande, por causa do peso, o preço pode mudar. Depois, ajuste (caso precise) a quantidade padrão, e clique em Gerar essas combinações. Feito isto, você terá a lista de combinações. Os ícones à direita de cada item permitem que você edite as características do item, torne-o padrão e apague-o, respectivamente.

Quantidades

Nesta opção, você gerencia as quantidades de cada combinação estabelecida no item anterior.

Essa interface permite que você gerencie as quantidades disponíveis para a venda do produto e suas combinações na loja atual. O Prestashop tem um sistema de gerenciamento de ações, que você pode habilitar na seção de Módulos, e você pode usar ou não esse sistema. Se você preferir usar, basta especificar manualmente as quantidades para o produto ou combinação de produtos. Caso o gerenciamento de estoque esteja ativado, o próprio Prestashop irá determinar automaticamente essas quantidades com base em seu estoque.

Observe que quando um produto tem combinações, sua combinação padrão será utilizado na movimentação do estoque pelo sistema de gerenciamento.

Você escolhe a opção desejada observando os itens disponíveis. Mesmo que você tenha o sistema de gerenciamento de estoque ativo, você ainda poderá optar por gerenciar pessoalmente.

Você ainda pode ajustar o que você quiser que o Prestashop faça, no caso desse produto estiver em falta no estoque, e também os textos exibidos quanto ao produto estar em estoque e caso haja falta dele.

Imagens

Aqui escolha as imagens desse produto que serão exibidas. Formatos de arquivo suportados são o JPG, o PNG e o GIF. O tamanho máximo suportado é o de 8 Mb, mas recomenda-se editar as imagens e diminuir seu tamanho, para ocupar menos espaço e economizar banda passante.

Procure utilizar fotografias feitas com boa iluminação e riqueza de detalhes, pois será melhor para visualizar suas fotos. O Prestashop amplia as imagens, bastando passar o mouse sobre as miniaturas das fotos. Se você clicar na imagem, ela é ampliada, mas ainda assim esse zoom não é o bastante para ver pequenos detalhes, como textura e qualidade.

Uma maneira de você melhorar este recurso é habilitando o JqZoom, que o Prestashop traz já incorporado e não habilitado. Para fazê-lo, siga os seguintes passos:

  • No painel administrativo do Prestashop, clique em Preferências.
  • Clique em Produtos.
  • Você estará na área de configuração dos produtos. Procure a seção Página do produto.
  • Nessa seção, você verá uma seção, chamada Permitir JqZoom ao invés do Thickbox na página do produto. Nessa opção é que você deverá optar pelo JqZoom. Selecione Sim, e clique em Salvar.

Feito isto, você terá uma perceptível mudança na página do produto. Numa primeira vista, tudo continua igual. Mas quando você move o mouse sobre a imagem maior, ao lado direito você verá uma área ampliada, onde terás uma melhor visualização da imagem em si. Esse tipo de visualização pode ajudar ainda mais o seu cliente no processo de decidir pela compra do seu produto.

Funcionalidades

Nessa opção você pode definir características para esse produto. Logo, você pode especificar altura, profundidade, largura e peso.

Você pode ter valores pré-definidos para essas medidas, e a partir daí somente é necessário selecionar a medida entre os valores pré-definidos. Para fazê-lo, basta clicar em Adiciona valores pré-definidos primeiro. Você também pode editar esses valores acessando a partir do menu principal, a opção Catálogo e depois a opção Recursos.

Se você quiser acrescentar uma nova característica, específica para esse produto ou um conjunto deles, clique em Adicionar nova característica e adicione o nome dessa nova característica que você quer colocar.

Personalizações

O PrestaShop torna possível ao cliente personalizar o item que ele pretende adquirir. Por exemplo, se você vende jóias, você pode permitir que o cliente solicite a gravação de uma palavra ou imagem na joia que você vende. Seus clientes podem submeter o texto ou imagem que desejam ver gravados. Isto conta muito para os seus negócios, já que tens a opção de personalização do serviço.

Nessa seção, você pode indicar qual tipo de contexto (arquivo e/ou texto) você desejará que seja personalizado. Logo, preencha com quantos campos de arquivo e/ou de texto você quer, e clique em Salvar e permanecer. Você verá logo uma nova tela, com os campos disponíveis, para você colocar qual é o texto que você quer que esteja naquele campo. Seguindo o nosso exemplo acima, você pode adicionar um campo para arquivo e um campo para imagem. Você pode ter um exemplo como o abaixo:

Anexos

O campo Anexos existe para definir quais arquivos serão disponibilizados ao seu cliente, mesmo antes da compra. Por exemplo, ele quer comprar uma televisão, mas tem dúvidas. Você pode deixar disponível, na ficha do produto, uma cópia digitalizada do manual de instruções do aparelho. Assim, o cliente poderá acessar esse manual e tirar as suas dúvidas. Você pode disponibilizar mais fotos, vídeos ou outro conteúdo relacionado ao seu produto, e permitir esse acesso ao seu cliente a partir da ficha do produto.

Os campos a serem preenchidos (os que tem asterisco vermelho são obrigatórios) são:

  • Arquivo nome: Nome do arquivo a ser disponibilizado.
  • Descrição: Uma breve descrição do arquivo anexo.
  • Arquivo: Arquivo a ser anexado. Clique em Selecionar arquivo… para escolher aquele que será colocado junto à ficha.
  • Anexos disponíveis: Uma lista de arquivos anexos disponíveis para todos os produtos.
  • Anexos para este produto: Uma lista de arquivos em anexo para este produto em específico.

Logo, você deve dar um nome ao arquivo, selecioná-lo e enviá-lo para o servidor do Prestashop clicando no botão Enviar o arquivo anexado. Feito isto, ele estará disponível na lista Anexos disponíveis. Para vinculá-lo a esse produto, selecione-o e clique em Adicionar >> para que o mesmo seja inserido na ficha desse produto. Dessa forma, você pode ter o mesmo arquivo sendo disponibilizado para produtos diferentes.

Fornecedores

Nesse campo, você definirá qual é o fornecedor daquele produto (ou combinação), e também é possível especificar para cada combinação de acordo com o fornecedor, a partir de fornecedores previamente associados. Isso é particularmente útil para fazer uso da gestão de estoque avançado. Os valores que forem preenchidos aqui (preços, referências) serão usados nas ordens de fornecimento.

Dúvida Frequente

Quantos produtos podem ser cadastrados na loja PrestaShop?

O aplicativo PrestaShop não determina a quantidade de produtos a serem cadastrados, são ilimitados para o sistema. Porém, o que deve ser levado em conta é o espaço disponível no banco de dados da sua hospedagem, é isso que vai determinar a quantidade real.

Observe que imagens de produtos muito pesadas consomem maior espaço no banco de dados, por isso, é necessário dimensionar bem as fotos que serão utilizadas, para ter um bom aproveitamente do espaço, sem perder a qualidade da imagem.

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