Veja como cadastrar produtos no Magento, básico.


Versão em texto do vídeo:

Em nosso primeiro tutorial aprendemos a instalação do Magento via painel de controle da Hostnet. Para dar prosseguimento, digite o nome de seu site ” / ” o diretório de instalação. Observe que o template do padrão abrirá na sua ela com alguns produtos previamente cadastrados em forma de teste. Para carregar o Magento em forma de teste, acrescente a palavra ” admin ” à sua URL.  Entre com o usuário “admin” e a mesma senha do painel de controle. Pronto o painel de administração já estará aberto.

Nesta vídeo aula mostraremos o cadastro de um produto no seu site, clique em “Catálogo” e “Gerenciar produtos”. A tela de gerenciamento dos produtos será aberta. Observe que todos os produtos de caráter de teste estão listados na tela de gerenciamento, uma dica inicial seria deletar todos esses produtos. Observe que existem 27 registros encontrados, para listar todos os registros, clique em “Visualizar” e escolha um número superior à quantidade de registros. Depois disso, clique no botão “Selecionar tudo”, vá em “Ações” e escolha a ação “Apagar”. Todos os produtos estão selecionados, clique em “Enviar”. O Magento abre um tela pedindo a sua confirmação, clique em “Ok” e aguarde alguns segundos.

Após alguns segundos seu comando zerou a quantidade de itens instalados previamente no Magento e você já está pronto para inserir novos produtos, observe a mensagem “Nenhum registro encontrado”.

Para adicionar produto, clique no botão “Adicionar Produto”. Deixe marcado a opção “Default” em “Conjunto de produtos” e “Simple Product” em “Tipo de produto”. Clique em “Continuar”. Na aba geral, entraremos com algumas informações sobre o produto:

  • O nome
  • Uma descrição
  • Uma descrição curta
  • SKU, que se trata do código do produto que pode ser númerico ou alfa
  • Peso do produto, o Magento intepreta de uma forma diferente em nosso exemplo utilizaremos um peso de 80 gramas. Para isso devemos colocar 0.0800

Você ainda pode determinar o nome do fabricante, cor, utilizar o campo “Colocar produto como novo a partir de” clicando no ícone ao lado e escolhendo uma data como se fosse de lançamento. “Colocar produto como novo até”, significa que a parti de determinada data o produto já não será considerado um lançamento. O campo “Status” deverá estar sempre Habilitado para que o produto apareça em sua loja. No campo “URL Key” entre com o nome do produto. Nos campos “Visibilidade” e “Permitir mensagem de presente” deverão permanecer como já estão. Após o preenchimento, podemos clicar lá em cima em “Salvar e continuar editando”.

Prosseguindo vamos trabalhar agora na aba “Preços”. Em “Preço”, vamos informar o preço do produto, colocarei de exemplo R$ 10,00 preenchendo com ” 10.00 “. Em “Preço Especial”, vamos supor que eu quisesse dar um desconto de 50%, colocarei ” 5.00 “, você já deve inserir o novo valor do produto no campo “Preço Especial”. No campo “Preço especial a partir de”, ou seja, o Magento interpreta a data que você definir para aplicar o valor de preço especial e em “Preço especial até”, podemos dizer que é a data de finalização desse desconto que estamos dando. O campo “Custo” pode ficar em branco. Em “Classe de imposto” que é um campo obrigatório, inicialmente marcaremos “Nenhum”.

Posteriormente entenderemos mais sobre classe de impostos. Devemos marcar “Sim” para avaliação de compra do produto. Ao preencher estes dados clique em “Salvar e continuar editando”.

Vamos trabalhar na aba “Meta information”. “Meta title”, significa que será possível visualizar o título de seu produto na barra do navegador quando ele estiver sendo visualizado. “Meta Keywords” e “Meta description” são elementos que vão compor as tags do seu produto, sendo palavras chaves e uma breve descrição respectivamente.

Agora vamos associar uma imagem ao nosso produto através da aba “Imagens”. Observe que não haverá nenhuma imagem para ser relacionada e vamos clicar em “Browse files” para localizar uma imagem em nosso computador e depois clicaremos em “Upload files”. A imagem logo será exibida e podemos escolher uma das opções, “Basic Image”, “Small Image” ou “Thumbnail”, sendo que podemos associar cada imagem para um tipo de aparição, digamos assim. Inicialmente vamos marcar todas elas e depois clicar em “Salvar e continuar editando”.

Ao entrarmos na loja virtual novamente, o produto não aparecerá disponível. Vamos voltar ao painel de administração e efetuar alguns procedimentos. Clicaremos em “CMS”, no link “Gerenciar páginas”. Vamos até “Home page” que é a página principal. Por padrão o Magento escolhe uma categoria para que sejam listados produtos na página principal. Essa categoria, no caso seria a ” 13 “, removendo esse número neste código automaticamente todas as categorias serão listadas em sua página principal. Nos próximos tutoriais falaremos mais sobre Categorias, por enquanto vamos remover este número ” 13 ” e clicar em “Salvar e continuar editando”. Agora sim indo a nossa página principal e atualizando observe que nosso produto já aparece na lista. Entretanto, ele aparece como esgotado

Voltando ao nosso painel administrativo, clique em “Catálogo”, “Gerenciar produtos”, selecione o produto e no menu escolha a opção “Inventário”. Dentro desta opção, vamos entrar com a quantidade de produtos e liberar a sua disponibilidade. Clique em “Salvar e continuar editando” e agora sim, ao voltar em nossa loja e atualizando a página observe que já aparece o botão “Adicionar”, liberando este produto para que seja colocado no carrinho de compras do seu visitante.

Este foi um tutorial básico para cadastro de um produto em sua loja Magento, acompanhe os próximos tutoriais onde otimizaremos o site, implementaremos mais condições em sua loja e falaremos sobre outras funções do Magento.

Veja outros tutoriais.

Páginas Relacionadas