Logo abaixo, você encontrará a opção para cadastrar novos sites. Clicando neste item, você será legado à página de gerenciamento de sites.

Na janela principal, você encontrará 2 linhas (caso tenha instalado o aplicativo recentemente e não tenha cadastrado algum site, claro).

A primeira linha contém o site que jã é cadastrado por padrão pelo sistema no ato da instalação do aplicativo.

Na segunda linha, você encontra a opção para cadastro de um novo site, conforme ilustração a seguir:

Nota: Para editar itens de um website cadastrado, é simples. Basta clicar por sobre Editar, do lado direito dessa janela, mas se você deseja a edição individual de um item, apenas clique por sobre este item.

Nota 2: O processo de rastreio de visitas com Pìwik funciona da seguinte maneira: Você cria um novo site na listagem de sites, configura as opções e gera um código de rastreio que deverá ser inserido no código fonte do seu site.

Esse código será responsável por analisar todo tráfego de visitas do seu site o que resultará nos relatórios de audiência apresentados pelo Piwik.

Veremos mais adiante.

Nome

Para cadastrar um novo site, insira primeiramente o nome do site no campo Nome, que no exemplo acima está Name como default.

URL’S

Aqui, você cadastrará suas URL´S do seu site a serem analisadas.

Nota importantíssima: Caso você tenha um site desenvolvido em HTML, que contenha diversas páginas e não contenha programação, você deverá inserir o código de rastreio em cada uma dessas páginas, visto que o usuário poderá chegar até esse conteúdo através de uma busca orgânica e direta a esta página no Google.

Caso isso não seja feito, o relatório de audiência de seu site não funcionará com 100% de aproveitamento.

Agora, se você usa um site proprietário, desenvolvido por você ou por um programador, consulte-o para saber se o mesmo possui includes, o que possibilita a inclusão do código de rastreio apenas no rodapé de um arquivo.

A inclusão do código em apenas um arquivo é bastante comum também em outros sistemas disponíveis no instalador automático da Hostnet, como Opencart, Magento, WordPress, Joomla, entre outros.

Ips excluídos e parâmetros excluídos são opcionais e geralmente não são usados.

Fuso horário

Escolha o fuso horário de acordo com sua localidade. No nosso caso, escolheremos São Paulo.

Moeda Corrente

Procure por Brazilian real (R$) e selecione este item.

E-commerce

Essa opção deve ser marcada apenas se seu site principal for uma Loja virtual. Caso você use uma loja instalada por fora do seu site principal, ou seja, uma Loja Magento em outro diretório, por exemplo, crie um site na listagem especificamente para a Loja e selecione a opção: Ecommerce Enabled.

Salvar

Feito o procedimento acima, confira as informações e clique em Salvar;

Após criar o novo site, nota-se que ao lado aparecerá em Tag de rastreamento JavaScript o ítem: mostra tag de rastreamento.

Clicando sobre o item, você será redirecionado para a página que contém o código JavaScript que deverá ser copiado e inserido antes da tag <body> do seu site, obedecendo as regras citadas anteriormente.

Se você não tem conhecimento em programação ou até mesmo em HTML, o mais indicado é que contacte o suporte da Hostnet para ajuda, contudo, vamos tentar ajudá-lo.

Para WordPress

Se você usa wordpress, o caminho para inserção desse código, geralmente é este:

www/wp-content/themes/seutema/footer.php

Se você usa Opencart, o caminho é este:

www/catalog/view/theme/seutema/template/commom/footer.phtml

Para Magento, procure por algo como:

www/app/design/frontend/default/seutema/template/page/html/footer.phtml

Para se certificar se esses arquivos são realmente os arquivos corretos, faça um teste inserindo uma palavra no arquivo, atualize a página e veja se a palavra aparecerá no rodapé do seu site. Caso isso aconteça, ali é o local correto para inserção do código de rastreio.

E claro, posteriormente, remova essa palavra.

No caso do Magento, certifique-se de ter limpado o cache do sistema através do Painel administrativo do Magento.

Nota importante: Vale ressaltar que esses caminhos não são regras e variará de acordo com a particularidade de cada sistema, temas, etc…

Lembramos novamente que caso tenha quaisquer dúvidas de onde inserir o código, contacte seu programador ou o suporte da Hostnet.

Pronto, agora que você já inseriu o código de rastreio em seu site, basta aguardar alguns minutos para conferir os primeiros resultados de audiência.

No exemplo abaixo, você pode observar o box de um site criado já com estatísticas do período, indicando ainda a evolução de cada item: Visitas, Exibições de páginas e lucro.

Podemos ver que tivemos uma queda de visitas, mas esse relatório está usando dados referentes ao período de hoje e como temos o restante do dia, provavelmente esse valor será alterado, pois teremos mais visitas no site.

Filtrando para obtermos o relatório semanal, podemos ver que a evolução muda, mostrando que na média tivemos ganho relacionado a outras semanas.