O sucesso de uma loja virtual, e o mais importante, a manutenção desse sucesso, depende fortemente do relacionamento entre a loja e o cliente. Clientes satisfeitos voltam a comprar na mesma loja, e o maior desafio é fidelizá-lo, através de ações de marketing como o envio de e-mails com promoções e newsletters entre outros. Logo, trabalhar o cliente é fundamental para o sucesso da loja.

O cadastro do cliente é muito simples. Para que ele faça o seu cadastro, basta seguir os seguintes passos:

  • Na página inicial, clique em Conta.
  • Logo teremos um menu. Clique em Cadastrar.
  • Veremos então uma nova página, como a que temos abaixo:
 
  • O novo cliente deverá então preencher os campos, a saber, nome e sobrenome, e-mail e senha (não esquecendo de confirmá-la). O campo Assinatura é usado para que coloque o nome “do meio”. No ato do login, ele pode manifestar o desejo de receber promoções por e-mail ou não (basta clicar no item correspondente). Para encerrar, clique em Cadastrar.
  • Após, o usuário já estará cadastrado, e verá uma página como a abaixo:
  • Nessa página, o cliente vai gerenciar seu perfil dentro da loja virtual.

Feito isto, o cliente está cadastrado, e você já pode interagir com ele, por dentro da loja virtual gerenciada pelo Magento.

Habilitar/desabilitar CPF/CNPJ no cadastro de usuários

Em alguns casos, você pode querer que, no momento do cadastro, o usuário seja solicitado a inserir um número de um documento pessoal. No nosso caso, o CPF, para pessoas físicas, ou o CNPJ, para pessoas jurídicas. Veremos então como alterar o sistema para que este documento seja solicitado:

  • Vamos ao painel administrativo da sua loja, e clique em Sistema.
  • Clique em Configuração, e depois, procure a seção Clientes.
  • Nessa seção, clique em Configuração e procure a seção Opções de Nome e Endereço.
  • Procure o item Exibir CPF/CNPJ. É possível que esteja setada para a opção Não. Se você desejar alterar, clique na caixa e mude para Opcional ou Obrigatório.
  • Feito isto, clique em Salvar para finalizar as alterações na configuração.

A partir de agora, os clientes terão um campo a mais para ser preenchido, o campo do CPF (ou CNPJ), que pode ser completo de forma opcional ou obrigatória. Basta o administrador determinar qual será a mais interessante.

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