Por que é importante atualizar o Joomla?

Na verdade todo sistema deve ser atualizado periodicamente, principalmente por questões de segurança.
Manter um sistema desatualizado deixará seu com falhas de segurança, ficando assim vulnerável a ataques.
Não atualizar o Joomla torna seu site obsoleto, provavelmente ele foi desenvolvido em uma versão muito antiga do PHP e terá dificuldades de adaptação nas novas versões.

  • O Joomla 1.0 não é mais suportado desde Julho de 2009.
  • O Joomla 1.5 não é mais suportado desde Abril de 2012.
  • O Joomla 1.6 não é mais suportado desde Agosto de 2011.
  • O Joomla 1.7 não é mais suportado desde Fevereiro de 2012.
  • O Joomla 2.5 lançado em 24 de janeiro de 2012 terá suporte até Outubro de 2013.
  • O Joomla 3.0 lançado em 27 de setembro de 2012.

Alguns pontos negativos para Joomla desatualizado

Segurança

Aumento do risco de ser invadido
Esta é de longe o maior motivo para fazer uma atualização. A partir de Setembro de 2012 o Joomla não lança mais atualizações de segurança para o Joomla 1.5 . Isto deixa o site vulnerável a falhas de segurança recém descobertas.

Estagnação

Mais difícil/ caro para adicionar novos recursos
A medida que novas versões Joomla são disponibilizadas os desenvolvedores vão concentrar seus esforços nas versões mais recentes, e haverá regressão do suporte a versões mais antigas. Isto significa que ficara mais difícil encontrar extensões e as mesmas podem não estar disponíveis a todos. Assim adicionar uma nova característica necessária pode requerer desenvolvimento personalizado, o que pode ser bem caro.

Obsolescência da tecnologia – As tecnologias de servidores e navegadores estão continuamente sendo alteradas e aprimoradas, como também as versões do PHP e MySql, as versões mais antigas serão eliminadas progressivamente. Provedores de hospedagem farão a migração para as versões mais recentes e as instalações antigas não funcionarão.

Computadores, dispositivos móveis e navegadores se concentram sempre na tecnologia mais recente e nos padrões da Web. Sites construídos com tecnologia antiga não podem tirar proveitos de novas funcionalidades em alguns casos podem não ficar mais online. Seu site pode perder uma parte de seu público e podem da-los ao concorrentes. Dispositivos móveis é um exemplo disso.

Investimentos em uma versão antiga podem não serem transferidas para uma nova versão.

Investir em um site com Joomla 1.0, ou 1.5, pode não atualizar facilmente e poderá ter que refazer os trabalhos após a atualização para 2.5.

Os pontos positivos da atualização

Melhor SEO – Search Engine Optimization

Joomla percorreu um longo caminho em termos de suas características para implantar um melhor controle de SEO.

Melhor SEO significa que será mais fácil para encontrarem o site de seu cliente gerando mais receita para o negocio dele.

Facilitar o gerenciamento de conteúdo e melhorar a produtividade

Houve uma série de melhorias na gestão do lado do site. Se você mesmo estiver gerenciando o site economizará um tempo valioso. Se você estiver pagando alguém para fazer isso, vai economizar dinheiro por que as mudanças podem ser feitas mais rapidamente.

Um clique – Upgrade com notificação de atualizações

No Joomla 2.5 o processo de atualização foi melhorado oferecendo inúmeros benefícios, incluindo uma melhor segurança, economia de tempo e economia de gastos.

Acesso as últimas melhorias e novas funcionalidades

Joomla 2.5 permite acesso as todas os recursos e melhorias recentes. Este é um ponto de venda de grande valor com o grande beneficio da atualização.

Será que seus clientes terão que fazer a atualização imediatamente?

Não. Mesmo que as versões do Joomla cheguem ao fim da vida. Os sites continuarão a funcionar como antes. Há alguns riscos associados a não atualização, mas você não precisa atualizar.

Quando olhamos os riscos associados a não atualizar e alguns dos fatores de custos envolvidos no processo de atualização.

Como atualizar?

Atualizar o Joomla pode gerar erros em seu site, mas é extremamente necessário.
Não atualizar o Joomla apenas adiará o problema, deixará seu site vulnerável, podendo prejudicar os usuários que acessam seu site.
Em alguns casos a melhor solução é fazer uma nova instalação do Joomla e migrar aos poucos o conteúdo da versão antiga para a nova versão.
Muitos módulos e componentes não funcionam mais na nova versão, sendo necessário pesquisar e instalar um outro que faça a mesma função.

Instalando um novo Joomla

Caso você queira fazer uma nova instalação do Joomla para refazer o site e migrar o conteúdo aos poucos, use o Instalador de Aplicativos disponível em seu Painel.
Instale a nova versão em uma pasta separada e comece a trabalhar no novo site.

Atualizando de 1.5 para 2.5

Vídeo com o tutorial:

Atualizando de 1.6 para 2.5

É recomendado atualizar de 1.6 para 1.7, para depois atualizar para a versão 2.5 .
Veja o tutorial no site Dicas e Tutoriais

Atualizando de 1.5 para 3.1

Veja os vídeos abaixo:

Links Úteis

Páginas Relacionadas