Procedimentos Importantes

Caso você tenha um site próprio, ativar o SSL no site é um procedimento simples, mas precisa ser feito com cuidado seguindo os passos a seguir.

Primeiro você precisa entender que o SSL pode existir em dois locais distintos: no servidor e no site.

Além disso, é importante saber que os servidores da Hostnet possuem por padrão o serviço de CDN que funciona como uma rede de distribuição de conteúdo e essa rede possui SSL incluso. Assim, todas as contas da Hostnet possuem SSL no servidor. Para saber mais sobre esse serviço, clique aqui.

Então para que o site possua SSL, é necessário configurar a aplicação do site pra usar esse SSL do servidor.

OBS: Para planos Private, também é possível configurar um SSL próprio.

Portanto, antes de configurar o SSL no site, é necessário testar se ele está funcional no servidor (por padrão sim, mas o teste é necessário). Tente acessar o seu site colocando https://www antes da URL do seu site (Ex: https://www.seusite.com.br).

OBS: O importante neste teste é apenas saber se o site está abrindo corretamente. Se o cadeado na URL não estiver verde, não se preocupe com isso, iremos explicar mais adiante sobre isso.

Se o site não abrir e o seguinte erro aparecer, significa que o SSL não existe no servidor.

SSL no site 1

Nesse caso, abra um chamado Helpdesk para verificarmos e corrigirmos.

Se o site acessar, significa que o SSL está configurado corretamente no servidor, e uma vez que ele esteja no servidor, o site vai abrir de qualquer jeito. Portanto, é preciso apenas configurá-lo no site. Abra o arquivo .htaccess presente na pasta raiz de seu site. Caso seu site não possua o arquivo .htaccess, crie um arquivo com esse nome na pasta raiz de seu site. Inclua o seguinte código:

RewriteEngine On
RewriteCond %{SERVER_PORT} 80
RewriteRule ^(.*)$ https://www.seusitecomhttps.com.br/$1 [R,L] #(informe o seu site nessa linha)

OBS: Esse procedimento é recomendado para sites próprios, em caso de aplicativos, existem outros métodos para ativar o SSL:

Cadeado Verde

Depois de configurar o SSL, pode acontecer do site não apresentar o cadeado verde na URL, conforme a imagem a seguir:

SSL no site 2

O motivo disso acontecer é uma situação chamada de Mixed Content, que nada mais é do que seu site (com HTTPS) buscando conteúdo de fontes não seguras (com HTTP), isso faz com que o navegador não possa garantir a segurança dos dados. Um exemplo muito comum é quando um site em HTTPS usa imagens (internas ou externas) através do protocolo HTTP. Para corrigir isso, basta verificar o código de suas páginas e alterar as chamadas de seu código que são feitas em HTTP para HTTPS.