Formatos de entrada

O Drupal é um sistema gerenciador de conteúdo. E um sistema como esse é feito com o objetivo de ajudar quem quer manter um site. Sejamos sinceros: Fazer um site é fácil, o difícil é fazer a manutenção e manter esse site atualizado. E o papel do CMS é facilitar a vida de quem quer manter um site. E, se um dos objetivos é facilitar a vida do administrador, escrever código HTML é algo que deve ser evitado a todo custo. Embora seja necessário em alguns pontos a inserção de código HTML para obter exatamente aquilo que se quer, ninguém quer ficar colocando tags por todo o documento. Logo, a opção Formatos de entrada tem por objetivo definir como o Drupal vai interpretar o que o usuário insere como conteúdo no site. Cada formato de entrada usa filtros para manipular o texto, e dar-lhe a forma desejada, aplicando filtros, que adicionam ou removem elementos no texto digitado pelo usuário antes da exibição. Por exemplo, um filtro pode transformar cada URL inserida no texto em links clicáveis, automaticamente. Ou então pode remover tags HTML indesejadas no documento.

Ao olhar a lista acima, disponível na opção Formatos de entrada, na seção Configuração do site, no menu administrativo, notamos que há disponíveis dois formatos de entrada: Filtered HTML e Full HTML. Você pode definir um dos formatos como o padrão, ou configurá-los de acordo com a necessidade. Vamos então ver o que podemos mexer no formato de entrada Filtered HTML. Começamos pela opção Editar:

Editar Formatos de Entrada

Temos aqui as seguintes opções:

  1. Papéis: Seleciona quais usuários podem usar esse formato de entrada.
  2. Filtros: Aqui temos os filtros que serão aplicados nesse formato de entrada, na ordem em que serão aplicados.
  3. Instruções de formatação: Aqui são exibidas as mensagens que estarão visíveis para os usuários quando forem criar conteúdo usando esse formato de entrada.Elas são geradas automaticamente dependendo das configurações do filtro.

Configurar Formatos de Entrada

Nessa opção, você pode fazer um ajuste fino em cada um dos filtros que está disponível nesse formato de entrada. No caso do formato Filtered HTML, a página que obtemos é essa:

Como você pode ver, cada um dos quatro filtros do formato de entrada Filtered HTML podem receber um ajuste fino, de acordo com a vontade do administrador. É claro que não estamos imunes a cometer um erro, e portanto, para restaurar, basta clicar em Restaurar as configurações padrão. Caso você queira empregar as suas alterações, seja forte e clique em Salvar configurações.

Reordenar Filtros

Caso você queira mudar a ordem de execução dos filtros, basta clicar na opção Rearranjar para que se abra a seguinte página:

Se você quiser mudar a ordem de execução dos filtros, basta mudar o valor na coluna, e ao clicar em Salvar configurações, a nova ordem é colocada. Mas se você não quer saber de fazer ajustes nos pesos, basta clicar nas setas e mover o filtro na lista, para cima ou para baixo, o que convenhamos, é muito mais intuitivo.

Para encerrar, vale lembrar que o formato de entrada padrão (usado para conteúdo importado, por exemplo) está sempre disponível para os usuários. Todos os formatos de entrada estão disponíveis para usuários em um papel com a permissão “administrar filtros”.

Informações do site

Essa seção tem por utilidade apenas registrar informações a respeito do site, como:

  1. Nome: O nome do site.
  2. Endereço de email: Aqui vai o email de quem envia emails para os usuários, como registro de usuário novo, ou recuperação de senha, além de outras notificações. Todas as mensagens automáticas serão enviadas usando esse endereço de email como remetente. Sugere-se que você deve usar um endereço do seu domínio, para evitar que os emails enviados sejam marcados como spam.
  3. Slogan: Qual é o slogan, tagline ou frase do site administrado por você. Normalmente o slogan é apresentado como o subtítulo do site, logo abaixo do título do site (definido acima como nome).
  4. Missão: Aqui vai o que é chamado de “declaração de missão” do seu site, ou o foco dele. Geralmente, a missão é exibida em uma posição de destaque na página inicial.
  5. Mensagem de rodapé: Este texto será mostrado no rodapé de cada página. Você pode usar para exibir informações de direitos autorais, por exemplo.
  6. Usuário anônimo: Nome usado para indicar usuários não cadastrados no site, e reconhecidos como anônimos.
  7. Página inicial padrão: Aqui você vai indicar qual é a página inicial do site. Se não tiver certeza do que por, use “node” mesmo.

Páginas Relacionadas