Veja como administrar o LimeSurvey

Vamos começar pela administração do LimeSurvey. No momento em que você logar na sua conta administrativa do LimeSurvey, você logo verá uma fileira de ícones no alto da página. Somente usuários com nível de administração podem alterar essas configurações. Mas antes disso, fique sabendo que a tradução para português brasileiro não está completa. Logo, a interface está na maior parte em português de Portugal. Por isso, algumas sentenças são diferentes.

Configurações globais

Ao clicar no ícone, você irá para a área de configurações globais. Vamos dar uma olhada e ver o que podemos alterar nessa configuração

Antevisão e actualização: Aqui temos uma visão geral do sistema, com o número de pesquisas e outras estatísticas. Caso você precise debugar algo, há o botão PHPInfo. Ainda abaixo tem a opção de procurar por atualizações do LimeSurvey, caso precise.

Configurações Gerais

Abaixo vai a lista:

  1. Nome do sítio web: Nome do site.
  2. Idioma por omissão: Idioma padrão do site e das pesquisas, caso não tenha sido escolhida outro idioma.
  3. Modelo por omissão: Modelo padrão a ser usado para a lista pública de pesquisas e para pesquisas novas que não tem um modelo estético previamente definido.
  4. Modo de edição HTML por omissão: Escolhe qual é o modo padrão para o editor HTML. Opções válidas são: Editor HTML na mesma página, Editor HTML numa nova janela e Sem editor HTML.
  5. Diferença horária (em horas): Se o servidor Web estiver num fuso horário diferente (em horas), aqui você pode acertar para que os relógios apareçam certos, e questionários que tem um tempo certo para ser encerrado.
  6. Exportação para PDF disponível: Ativa (ou desativa) a exportação de relatórios em formato PDF.
  7. Modo de compatibilidade com leitores de ecrã: Essa opção é específica se algum usuário estiver usando um leitor de tela (normalmente usuários com deficiência visual), e a função aqui é facilitar o trabalho do software.
  8. Duração da sessão (segundos): Define quanto tempo (em segundos) uma sessão criada para uma enquete poderá durar ainda inativa. O valor máximo é de 65000 segundos (pouco mais de 18 horas). Use um valor razoável.

Configurações do e-mail:

Aqui você pode configurar os critérios para que o LimeSurvey envie e-mails, seja para marcar o fim de uma enquete de um usuário, ou para enviar resultados.

 

Segurança

Aqui temos configurações de segurança.

  1. Pré-visualização do inquérito apenas para administradores: Somente administradores podem ter acesso à visualização prévia da enquete.
  2. Filtrar HTML por XSS: Aqui você pode garantir que todo o HTML que seja colocado na sua enquete seja filtrado para evitar falhas e brechas de segurança.Caso você queira fazer uso de JavaScript e Flash nos seus questionários, desligue essa opção.
  3. Membro do grupo só pode ver o próprio grupo: Aqui você pode limitar o acesso de cada grupo de usuários dentro do LimeSurvey, fazendo com que cada usuário esteja confinado ao seu grupo.

Miscelânea: Configurações diversas.

  1. Mostrar a opção ‘sem resposta’ para perguntas não obrigatórias: Aparece uma opção “Sem resposta” automaticamente, em questionários com uma opção apenas.
  2. Número de respostas a mostrar antes de repetir os cabeçalhos em perguntas de matriz: Se você tem uma questão na forma de matriz, você deve ter várias sub-questões que podem ocupar mais de uma página. Aqui você pode decidir quantas respostas devem ser exibidas antes das informações do cabeçalho serem repetidas. Um valor normalmente aceito é que seja algo em torno de 25. Se você não quer repetição, coloque 0.

Criar/Editar utilizadores

Você pode optar por ter mais de um usuário no sistema. O administrador, por exemplo, tem todo o poder sob o sistema, mas podem existir usuários que submetem questões e organizam questionários, mas mesmo assim não tem todo o poder sobre o sistema. Nessa opção, você vai poder gerenciar usuários. Dependendo das permissões que o usuário com o qual você está logado tem, você poderá trocar a sua própria senha a até chegar a criar e apagar usuários.Se você quiser ceder acesso limitado a um usuário a uma enquete, adicione o usuário, escolha-o e selecione a enquete. Aí você deverá selecionar a opção Configurações de Segurança para a enquete, e aí sim ajustar os direitos para o usuário.

Adicionando usuários

No final da página tem uma linha com caixas de texto onde você pode definir novos parâmetros, como:

  1. Nome de utilizador: Login do usuário.
  2. Email: Endereço de e-mail para que seja enviado a sua senha, e outras mensagens administrativas.
  3. Nome completo: O nome completo do usuário.

Quando você clica em Adicionar Utilizador, uma senha é gerada automaticamente para esse novo usuário. A não ser que você esteja usando algum esquema de autenticação via Web, um e-mail será enviado para o usuário, como a URL do servidor, login e senha. Se ele não tiver um e-mail válido, você deve voltar e mudar a senha dele para algo que você sabe, e informe-o da nova senha dele.

Permissões de usuários

Os direitos a seguir podem ser setados para cada usuário, independente das pesquisas:

  • Direitos de superusuário.
  • Criar pesquisas.
  • Configurador.
  • Criar usuários.
  • Apagar usuários.
  • Gerenciar modelos.
  • Gerenciar conjuntos de tags.

Na maior parte dos casos, a maioria dos usuários não devem ter esses direitos, com exceção de Criar pesquisas.

Criar/Editar grupos

Aqui, você pode criar grupos de usuários e separá-los. Digamos que você tem um grupo de pesquisas que você quer realizar, e você associa um grupo de usuários a uma essas pesquisas, e outro grupo a outra. Esta é uma forma de associar usuários, organizando-os. Infelizmente, nessa versão do LimeSurvey ainda não temos direitos associados a grupos de usuários, portanto a sua funcionalidade está limitada.

Páginas Relacionadas