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Página de Pedidos do PrestaShop

Esse tutorial irá explicar para como funcionam os pedidos do PrestaShop e a importância de acompanhá-los até que a entrega seja feita.

Inicialmente, você deverá ir no Painel Administrativo do PrestaShop, no menu principal do lado esquerdo, na opção Compras, e depois novamente, na seção Compras. Esse é o local para gerenciar todos os seus pedidos. Nessa página você encontrará na parte superior sua taxa de conversão, os abandonos que sua loja tiveram, o valor médio dos pedidos e o lucro por visitante. Essas informações são muito importantes para quem trabalha com uma loja online, pois através destes dados é possível definir se a loja está indo bem ou mal. Além disso, também será mostrada uma lista dos pedidos em aberto, e sua situação de cada um.

pedidos do PrestaShop

Na imagem que temos acima, vemos alguns pedidos. Você poderá verificar algumas informações a respeito de cada um como localidade, cliente, valor da compra, forma de pagamento, estado, etc. Se clicarmos em algum pedido, teremos uma nova página, com detalhes sobre a compra. As informações mais importantes estarão presentes na canto superior da página, que são: a data do pedido, o total da compra, as mensagens trocadas e a quantidade de produtos. Logo em seguida você verá os blocos com mais informações da compra. Vamos analisá-los:

Informações do Pedido

Esse primeiro bloco, temos as informações do pedido como forma de pagamento e de entrega. Em nosso caso, a opção que se destaca é Aguardando Pagamento por cheque. Nessa situação, se o cliente depositou ou enviou o cheque, na Box do Status você deverá adicionar os dados relativos a esse pagamento. Se você estiver usando um intermediário, como Paypal ou PagSeguro, o pagamento será informado pelo seu painel de controle do serviço, ou então por e-mail remetido pelo site a você.

É importante marcar tudo que acontecer no status para que o cliente seja informado de todo o processo do pedido.

Informações do Cliente

Nesse bloco é possível ver as informações importantes do cliente para a entrega. Clicando no botão Ver Detalhes Completos você irá para a página de cadastro do cliente contendo todas as informação a respeito dele.

Esse local permite mudar o endereço do envio e o endereço de cobrança.  O primeiro permite que você edite o endereço de postagem. O segundo mostra no Google Maps a localização do endereço do cliente. Caso o serviço Street View esteja disponível nessa localidade, você também pode ver o endereço de entrega do pedido.

Pagamento

Esse bloco informa se o cliente fez o pagamento ou se ocorreu algum problema. Em nosso exemplo, não existem formas de pagamento porque é apenas um exemplo, mas em um caso real, é possível ver a data, a forma de pagamento escolhida, o ID de transação, o valor da compra e a fatura.

Mensagens

Uma boa maneira de manter contato com seu cliente é através de um sistema de mensagens que já vem integrado aos Pedidos do PrestaShop. Estas mensagens podem partir tanto do dono da loja quanto do cliente.

Dono da Loja para o Cliente

Por exemplo, vamos imaginar que você, lojista, quer contatar um cliente para pedir desculpas por atraso na entrega. Você pode enviar uma mensagem através deste local direto para o e-mail do cliente.

Perceba que você pode inserir uma mensagem ou um comentário. A diferença é que o comentário não é enviado para o cliente. Logo, anotações pessoais suas podem ser inseridas na ficha desse pedido. Já as mensagens serão remetidas ao cliente da loja. Para que isso ocorra, você deverá inserir a mensagem, e selecionar Sim na opção Mostrar ao consumidor?. Se você disser Não, a mensagem não será remetida, e ficará como um comentário seu.

Note que existe um campo temos escrito Escolha uma mensagem padrão. Isto significa que você pode ter algumas mensagens já prontas, disponíveis para enviar aos clientes. Se você clicar nessa caixa, você terá uma mensagem intitulada Atraso (inclusa por padrão). Selecione-a e um texto pré-pronto será colocado na caixa de texto abaixo. Faça as devidas alterações, e clique em Enviar para que a mensagem seja remetida.

Você pode criar mensagens padronizadas para facilitar sua troca de mensagens. Elas podem ser criadas no menu principal do lado esquerdo, na opção Compras, e depois na seção Mensagens de Compras.

Cliente para o Dono da Loja

Se uma mensagem tiver sido enviada, você a lerá e após clicará no botão verde para marcá-la. Logo, ela será marcada como uma mensagem lida.

Produtos

Esse bloco lista todos os produtos da compra, informando o preço, o valor unitário, a quantidade, a quantidade disponível e o valor total de cada um. É possível editar esses campos. Além disso, ele também calcula o frete e o valor total da compra. Isso serve para garantir um controle melhor de toda a compra do cliente.

O lojista pode ainda acrescentar novos produtos, remover os que já existem e adicionar desconto.

Realizando um pedido

Status

Mas suponhamos que você foi pago. No alto da página, à esquerda, devemos mudar o status do pedido para Pagamento Aceito. Feito isto, a fatura do cliente já está disponível na página dos pedidos do PrestaShop, no botão ao lado direito do pedido Ver Fatura. Um arquivo PDF com a fatura do cliente será gerado e remetido a você, que poderá ver seu conteúdo em PDF. Como lojista, sugerimos que você imprima essa fatura e arquive-a, para ter maior controle sobre os pedidos. E, conforme foi configurado, alterações de status fazem com que o Prestashop envie e-mails para o cliente, informando do fato. Agora cabe a você, dono da loja, informar ao cliente como está o andamento do processo, e dar a ele segurança e confiança na compra que acabou de fazer.

Depois de confirmar o pagamento, o próximo passo é avisar ao seu cliente que o pedido está em preparação. Ou seja, ele está no processo de separação, embalagem, etc. Tudo o que você está vendo, o cliente pode também visualizar, ao entrar na opção Minha Conta → Minhas Compras. Após empacotar o pedido, verifique os endereços de fatura e de entrega, se estão corretos no bloco dos dados do cliente.

Correios

Faça a postagem da encomenda numa agência dos Correios, ou se o seu volume justificar, procure informações sobre o serviço de coleta, como o Disque-Coleta, dos Correios. Feito isto, você deverá mudar o status para a posição Enviado. O Prestashop irá gerar uma guia de remessa, e você poderá adicionar o número de rastreamento, gerado pelos Correios, no campo Envio.

O número de rastreamento é composto de:

  • 2 letras iniciais que definem a forma de envio (no Brasil, PAC é PG, SEDEX é SI e por aí vai);
  • 1 número composto por 8 algarismos e 1 dígito verificador;
  • 2 letras finais que denotam o país de origem.

Esta é a maior segurança do destinatário e do remetente, pois através dele você pode acompanhar pelo site dos Correios por onde está a encomenda. Lembre-se que a encomenda pertence ao remetente até que ela seja entregue ao destinatário, logo é fundamental tudo estar corretamente preenchido, inclusive o endereço de retorno da encomenda. Caso ocorra algum problema, a encomenda será devolvida ao remetente.

Os Correios fazem três tentativas, e se não for possível, a encomenda ficará na agência, sendo que o destinatário deverá ir até a mesma para fazer a retirada. Normalmente os Correios notificam o cliente a respeito dessa encomenda, mas como qualquer sistema, pode ter falhas. Logo, é bom repassar o número de rastreamento para o cliente, para que ele possa por si mesmo acompanhar por onde a encomenda está passando.

Conclusão

Enquanto isso, se o cliente acessar a área Minhas Compras do site, ele verá que o seu pedido já foi postado. Ele terá um link para o correio, que permitirá que ele acompanhe onde a encomenda dele está. Como dissemos, isto é importante pois quem faz esse transporte é o serviço contratado para tal, no nosso caso os Correios.

Com o status colocado como Enviado, você pode também imprimir a guia de entrega (gerado em formato PDF). Feita a entrega, mude o status para Entregue, e essa compra agora constará do histórico do cliente, na conta dele.

Status do Pedido

O contato pós-venda é fundamental para qualquer operação bem-sucedida de uma empresa. Todo cliente quer e tem o direito de saber informações sobre a sua encomenda, como prazo de postagem, envio e situação da mesma. Isto é determinante para que a sua loja seja bem-avaliada e que clientes voltem a comprar nela. Clientes fiéis são o bem mais precioso de uma loja.

Editando Status de Pedidos no PrestaShop

Você pode determinar que certos tipos de estado da encomenda (por exemplo, entregue aos Correios, em processamento, entre outros) façam com que e-mails sejam enviados ao seu cliente informando o estado atual da encomenda.

Isso pode ser definido no Painel Administrativo do PrestaShop, no menu principal do lado esquerdo, na opção Compras, e depois na seção Status. Você verá todos os status referente ao estado do pedido além de estados dos módulos de pagamento, entrega etc. Note que relacionados a eles existem alguns dados como um ícone, se o cliente receberá um e-mail informando da situação da encomenda, se isto será lançado na fatura e qual o modelo de e-mail que estará associado.

Digamos que, por exemplo, você deseja alterar o modelo pagamento aceito, que é usado para informar ao usuário que o seu pagamento foi aceito. Logo, você deve clicar no ícone equivalente à opção Editar, e você terá uma nova página, como a abaixo:

As alterações que podem ser feitas são:

  • Nome do status: Qual será o nome desse status;
  • Ícone: Qual ícone será relacionado a esse status;
  • Cor: Você pode definir uma cor a ser relacionada a esse status;
  • Considere a compra associada como validada: Marque ou não essa opção se você quiser que esse status corresponda à validação da compra;
  • Permitir ao cliente baixar a fatura em PDF: Caso você queira que o cliente tenha essa opção, marque aqui;
  • Ocultar o status nos pedidos dos clientes: Se você não quer que nesse status o cliente não tenha como saber como está a compra, marque aqui;
  • Envie e-mail para o cliente quando o status do pedido for alterado: Se você quiser que quando ocorrer esse status, o cliente seja notificado por e-mail. Ao marcar esta opção,  o campo modelos ficará disponível para que um e-mail seja selecionado;
  • Anexar PDF da fatura ao e-mail: Anexa o PDF da fatura no e-mail do cliente;
  • Anexar PDF da nota de entrega ao e-mail: Anexa o PDF da da nota de entrega no e-mail do cliente;
  • Definir o pedido como “enviado”: Marque se esse status estiver relacionado à postagem do pedido;
  • Definir pedido como “pago”: Selecione esta opção se você quiser que o pedido do cliente seja considerado pago, quando esse status ocorrer;
  • Mostrar o PDF de envio: Mostra ao Cliente o PDF do envio;
  • Modelo: Escolha aqui qual o modelo que estará relacionado a esse status. Se você criar um modelo novo, lá estará listado o nome desse novo modelo.

Se você quiser visualizar o modelo de e-mail usado, clique no ícone do olho, ao lado da lista com as opções de escolha. Ao lado desse ícone, a bandeira determina qual é o idioma do modelo que você estará selecionando.

Feito isto, basta clicar em Salvar para voltar à lista de modelos.

Criando Status de Pedidos no PrestaShop

E-mail

É importante definir que não é preciso criar um e-mail novo para criar um status, mas caso você queria incluir um modelo de e-mail personalizado para seu status, siga os seguinte passos:

  • Não existe uma opção para criar novos e-mails no Prestashop, logo você deverá se conectar ao servidor da sua instalação do Prestashop através de um programa de FTP (como o Filezilla, por exemplo);
  • Acesse a pasta onde está a sua instalação do Prestashop;
  • Dentro da pasta do Prestashop, acesse a pasta mails;
  • Dentro da pasta mails, tem uma pasta chamada br;
  • Nessa pasta estão todos os modelos de e-mails que serão enviados para os clientes. Selecione essa pasta e faça a transferência para o seu computador (gerando um backup de todos os e-mails);

Feito isto, você terá todos os e-mails copiados para a sua máquina. Ao abrir essa pasta, note que você tem vários arquivos, mas você pode agrupar eles em pares, por terem o mesmo nome mas extensões diferentes (TXT e HTML). Isto existe para caso o usuário prefira receber o e-mail em texto plano ou HTML, ocorre então as duas opções.

Para montar um e-mail novo no PrestaShop, crie dois arquivos (um TXT e um HTML) de mesmo nome e coloque o texto do seu e-mail em ambos.

Note que dependendo do tipo do arquivo, o texto precisará ser adaptado. Se você abrir, por exemplo, a versão texto de outros e-mails, você verá que existem algumas etiquetas como {firstname}, {lastname}, entre outras. Estas etiquetas são substituídas pelo Prestashop com dados do cliente quando o e-mail é enviado. Por exemplo, temos as etiquetas:

  • {firstname} – Primeiro nome do cliente.
  • {lastname} – Sobrenome do cliente.
  • {e-mail} – e-mail do cliente que está cadastrado na sua loja.
  • {passwd} – senha de acesso do cliente.
  • {shop_url} – Endereço eletrônico (URL) da sua loja.

Quando alterar o conteúdo de seu e-mail, tente usar essas etiquetas.

Para montar a versão em HTML, você deve ter conhecimento básico de HTML. Caso você não saiba, contrate um profissional que saiba e que possa te ajudar nisso.

Depois que as duas versões do e-mail estiverem prontas, você poderá visualizar o modelo de e-mail pelo Painel do PrestasShop.

Criação

Acesse o Painel Administrativo do PrestaShop, no menu principal do lado esquerdo, na opção Compras, e depois na seção Status. Dentro da página clique em “Adicionar Novo Status de Pedido“.

Você terá que definir um nome, um ícone e uma cor, escolher as opções que melhor lhe atendem e caso queira um e-mail, no campo modelos você encontrará o e-mail criado anteriormente.

Depois de concluídas as configurações clique em Salvar.

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