Wordpress vs Joomla: qual a melhor plataforma para site?

WordPress vs Joomla: Qual o melhor?

WordPress vs Joomla: os dois CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) são ótimas escolhas. A decisão por um ou outro depende do uso que será feito. Existem pontos fortes em ambos, e a escolha deve ser feita sob o olhar do usuário, de acordo com suas necessidades, capacidades e situações.

Vamos a alguns dados a respeito de ambos:

O WordPress

O WordPress foi lançado em 2003. Hoje em dia, cerca de 27% da Web como um todo usa o WordPress. Entre esses sites, estão 8% dos sites listados como os melhores da Web. Por ocasião dessa postagem, o WordPress está na versão 4.9.4 (fevereiro de 2018), e contém hoje mais de 40.000 plug-ins disponíveis, totalizando mais de 1 bilhão de downloads a partir da página oficial para plug-ins. Além disso, o WordPress tem disponível dezenas de milhares de temas para personalização do seu site, entre temas gratuitos e comerciais. Ele é usado por mais de 400 milhões de pessoas todo mês, gerando 25 bilhões de visualizações de páginas e 45 milhões de comentários.

Algumas das vantagens do WordPress são a sua facilidade para utilização e personalização; rapidez e flexibilidade para hospedagem; facilidade para controlar o SEO e integrar o WordPress com outros serviços e mídias sociais, além de ter uma navegação simplificada. Os plug-ins permitem mudar o funcionamento e adicionar funcionalidades a esse CMS, que é adotado em sites como os do portal G1, a montadora de automóveis Ford, a revista Forbes e a MTV, entre muitos outros.

O Joomla

O Joomla chegou ao mundo virtual em 2005, e hoje em dia desde lá ele recebeu pouco mais de 5000 plugins e mais de 56 traduções para idiomas diferentes. O seu diretório de extensões está próximo de 8 mil opções, e sua versão mais recente é a 3.8.5, e ele é mais adequado aos grandes e mais complexos sites. Alguns dos usuários do Joomla são a Universidade de Harvard, as montadoras de automóveis Mitsubishi e Porsche, Olympus e a fabricante Yamaha.

SEO

Em se tratando de SEO, ambos os CMS são excelentes em termos de recursos. Mas é fato que o Joomla requer mais configurações e componentes para obter um bom resultado. Algumas de suas extensões para SEO são:

  • Xmap: Uma extensão gratuita e de fácil utilização, para criação de mapas de sites;
  • SEO BOSS: Facilita o uso de metadados em qualquer página;
  • SH404SEF: Essa extensão é comercial e bem completa.

No caso do WordPress, o usuário tem facilmente o controle sobre as estruturas de URL e permalinks, e também requer poucas configurações. Alguns dos plug-ins são:

  • WordPress SEO by Yoast: Um plug-in com versões gratuita e comercial, bem completo para realizar SEO.
  • All-in-one SEO: Simples e fácil de configurar.
  • SEO Friendly Images: Otimização de imagens para SEO.
  • 404 Simple Redirect: Permite o redirecionamento de erros do tipo 404.

Conclusões

O WordPress, devido à sua simplicidade, por ser uma plataforma fácil de ser usada e necessitar de pouco tempo de dedicação e esforço para obter resultados, é seguramente hoje em dia o CMS mais indicado para quem deseja montar o seu próprio site. A coleção de temas e as dezenas de milhares de plug-ins permitem customizar e aperfeiçoar o funcionamento do WordPress, transformando ele, desde uma plataforma de comércio eletrônico (com o uso do Woocommerce) até a confecção de blogs.

O Joomla, devido à sua flexibilidade e possibilidade de extensões, é uma boa opção, caso o usuário deseje seguir para outro CMS. Existem muitas extensões para implementação de soluções de comércio eletrônico, como o Virtuemart, e para diversos fins.

Abaixo temos um infográfico de 2013 comparativo entre o Joomla e o WordPress, que ainda nos dá uma boa noção sobre cada uma das ferramentas . Clique para ampliar.

Fonte: redgiantdesign.co.za

Nós indicamos o WordPress como a melhor opção em CMS no momento, no mercado. Mas, independente do CMS utilizado, eles são ferramentas criadas para atingir um objetivo. E para atingir esse objetivo, que é alcançar o público, é fundamental que haja conteúdo original e de qualidade no site. Senão, nem o melhor SEO ou o mais completo dos CMS resolverá. Invista em conteúdo.

8 Comentários
  1. Sylvio

    Eu comecei com o Joomla. Fiz muitos sites com ele. Mas, apesar de ser um ótimo cms, o joomla peca no quesito SEO.

    Meus sites feitos em Joomla demoravam muito para serem indexados pelo google, e às vezes levavam quase 1 ano para chegarem nas primeiras posições dos buscadores.

    Quando resolvi experimentar o wordpress, foi amor a primeira vista, meus novos sites estavam sendo indexados em questão de semanas, tudo graças ao maravilhoso plugin “Yoast WordPress SEO”.

    Hoje em dia não troco o wordpress por nenhum outro CMS.

  2. Bruno Zavan

    Silvio, mas no quesito TEMAS:

    Ambos tem temas muito bom disponíveis a venda.

    Você poderia me mostar seus trabalhos com Joomla e Trabalhos com WordPress para eu comparar?

    bgzavan@gmail.com

  3. Nathan Brito

    Eu sempre usei joomla, tentei algumas vezes usar o wordpress por teimosia, mas sempre voltei ao joomla. Quanto ao SEO… não é o sistema que facilita ou não e sim seu conhecimento sobre o assunto e como você aplica este conhecimento em sua estratégia.
    Atualmente uso joomla no meu site:
    cursodelinux.org

  4. Fabio Moretti

    comecei com o Joomla, ótimo, mas de aprendizado lento até conseguir algum resultado positivo no site!!! precisa ter um bom conhecimento para fazer tudo funcionar do mode que voce gostaria de ver.
    pulei para wordpress. FACÍLIMO para começar a editar e colocar o site no ar…. mas…. acabeiencontrando muito mais recursos que no joomla.
    da para fazer um site altamente complexo, mas tem que ter persistencia e buscar informação na web…

  5. Peter

    Eu prefiro desenvolvimento em WordPress, tem muito mais plugins e themes. Também e mais facíl para meus clientes para aprender.
    Wordpress para todos os sites que não são loja. Para lojas prefiro criação em Magento.
    Abs,
    Peter
    floripadesign.com

  6. WordPress muito bom
    Joomla muito bom

    WordPress começa a deixar de ser bom quando você fica vários dias sem postar.
    Simplesmente some dos buscadores.

    Joomla não precisa postar continuamente, os posts ficam nos buscadores como páginas enquanto as postagens do WordPress ficam velhas e jogadas para trás.

    Experiência com os dois, realmente são bons.
    Porém jamais penetrarão nos buscadores como o Simples HTML penetra. Dois Sites iguais um WordPress e outro Joomla levam um banho de audiência da simples página HTML que no meu caso todos têm o mesmo objetivo. Essas plataforma é para quem posta todos os dias, principalmente para interagir com redes sociais.

  7. Fabiana

    Comecei agora fazer um site em WordPress e estou iniciando um o segundo com plugin woocommerce até então não conhecia o joomla mais confeço que estou bastante curiosa para mim aprofundar e decidir onde permanece. Lendo os comentários também dar para ter uma noção com a experiência de cada pessoa.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *