Webmail da Hostnet agora mais inteligente contra fraudes

Você já imaginou abrir a sua caixa de e-mail e poder contar com recursos inteligentes para identificar quais mensagens são de remetentes confiáveis e quais representam possíveis golpes? Isso já é uma realidade no webmail da Hostnet.

Conforme anunciamos na semana passada o pioneirismo da Hostnet na adoção da tecnologia DMARC, hoje vamos falar sobre a aplicação deste padrão internacional de segurança no serviço de webmail oferecido pela empresa.

Podemos afirmar que, além de sermos o primeiro provedor de hospedagem de sites brasileiro e um dos poucos no mundo a adotar o DMARC, temos como grande diferencial uma plataforma de webmail que exibe o resultado das verificações de segurança ou autenticidade realizadas pelo SPF e DKIM juntos as mensagens recebidas em sua caixa de e-mail.

Leia o artigo Adoção do DMARC marca pionerismo da Hostnet em segurança de e-mails para entender as siglas DMARC, SPF, DKIM e DNSSEC e como elas podem trabalhar a seu favor.

A partir de hoje, você notará que em sua caixa de e-mail, ao lado de cada mensagem, haverá chaves de segurança identificando em quais certificações elas foram aprovadas ou não. Você também poderá configurar para que seja exibido no cabeçalho da mensagem um relatório com informações mais detalhadas sobre as verificações de segurança e autenticidade realizadas pelo padrão DMARC.

Entendendo o significado de cada chave de segurança



Chave Branca – Significa que a mensagem foi autorizada pelo SPF e aprovada pelo DKIM.



Chave Verde – Significa que a mensagem foi autorizada pelo SPF e aprovada pelo DKIM, com a garantia do DNSSEC.



Chave Vermelha – Significa que a mensagem foi aprovada nas verificações de segurança SPF, DKIM ou DNSSEC, porém foi detectado que o domínio do remetente (campo “from”) é diferente do domínio que foi aprovado nas verificações de segurança, sinalizando assim um possível golpe.

Sabemos que usuários mal intencionados utilizam todos os recursos possíveis para que suas fraudes cheguem aos destinatários sem levantar suspeita e, assim, aplicarem seus golpes.

Utilizando um exemplo clássico, vamos supor que um golpista enviou para o seu e-mail uma mensagem com o intuito de te enganar. Para isso, ele hospedou em u, provedor – que possui as mesmas tecnologias de segurança que a Hostnet – o endereço de e-mail contato@itaufalso.com.br e, em seguida, adulterou este endereço no campo Remetente para contato@itau.com.br. Em casos como este, a chave vermelha sinalizará que o endereço do rementente da mensagem não corresponde ao mesmo endereço do servidor por onde ela foi enviada.

Como isso é possível?

Existe uma tendência mundial para a adoção do DMARC, (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance), movimento internacional criado por grandes players do mercado de Internet para aumentar a segurança em serviços de e-mail. A Hostnet já aderiu e implementou em seus servidores os padrões estabelecidos por esta tecnologia, que dizem como os servidores de e-mail que utilizam os padrões SPF e DKIM podem garantir aos usuários de e-mail um serviço mais seguro. Desta forma, estamos contribuindo para fazer da Internet um ambiente mais seguro e oferecendo aos nossos clientes maior proteção contra fraudes ao utilizar o serviço de e-mail na Hostnet.

Para que as verificações de segurança e autenticidade possam ser realizadas, tanto o servidor de envio quanto o servidor de destino devem dispor das tecnologias citadas acima. Muitos dos seus contatos ainda utilizam servidores de e-mail que não dispõem de DMARC, neste caso, a Hostnet não poderá atestar a autenticidade da mensagem recebida, sendo assim, não haverá chave alguma ao seu lado, nem detalhamento no cabeçalho. Conforme a adoção dessas tecnologias cresça, mais mensagens apresentarão chaves seguras e haverá menos espaço para golpes.

Segurança para a sua empresa e clientes

Se você hospeda o site e o e-mail da sua empresa ou sua loja virtual na Hostnet, estará oferecendo aos seus clientes um selo de segurança que atesta a confiabilidade dos e-mails enviados pelo seu negócio.

Configurando a Verificação de Segurança e Autenticidade no webmail

Ao acessar o webmail, clique no menu “Ferramentas” e, em seguida, “Preferências”. Na aba “Mensagem”, há uma nova opção chamada “Verificar e Mostrar na Listagem”, onde é possível escolher como a verificação de segurança ou atenticidade será exibida em sua caixa de e-mail.

Você pode optar por visualizar as informações ao lado da mensagem, na caixa de entrada, e/ou no cabeçalho da mensagem, que dará uma visão mais detalhada sobre as certificações. Veja na imagem abaixo:

Quando habilitada no modo Cabeçalho da Mensagem, serão exibidos selos das tecnologias nas seguintes cores:

Preto – Não possui a certificação.
Verde – Possui a certificação.
Vermelho – Suspeito; possui a certificação, porém o remetente (campo “from”) não corresponde ao domínio/servidor certificado.

ULTRAmail, solução completa de e-mail da Hostnet

O ULTRAmail é a solução completa de e-mails da Hostnet, que vai desde toda a infraestrutura utilizada para que suas mensagens viagem com segurança pela Internet até a plataforma que você utiliza para enviar e receber e-mails.

Conheça as melhorias que o webmail recebeu neste ano:

Novidade: ULTRAmail recebe novo Menu e opção “esvaziar pasta”
Novidade: Atalho para o ULTRAmail na barra de tarefas em seu computador
Webmail ULTRAmail: nova interface para criação de filtro de mensagens
UltraMail: Nova forma de identificar como SPAM
Entenda como funciona o novo recurso do UltraMail: Cancelamento de Envio

Deixe um Comentário





Mais Notícias

seja-franquia-digital-hostnet

Como ter uma Franquia da Hostnet e ganhar dinheiro na Internet

ter-um-site

Por que ir além das redes sociais e investir na criação de um site?

franquia-hostnet-maringa-mkt-digital

Franquia Hostnet Maringá é destaque em programa de TV

Hostnet-usa-apoia-software-livre

Software Livre faz parte da cultura da Hostnet

hostcast-2

Assine nossos FEEDS