RuaWeb entrevista o professor e consultor de tecnologia Gustavo Guanabara | Blog da Hostnet

RuaWeb entrevista o professor e consultor de tecnologia Gustavo Guanabara

Em 2016 a Hostnet completou 15 anos de existência no mercado e lançou uma edição especial de aniversário do seu informativo RuaWeb. Confira abaixo a entrevista que o professor Gustavo Guanabara concedeu à 10ª edição o RuaWeb.

Ele veste a camisa da Hostnet

Ele tem 38 anos, carioca, tatuado, bem humorado, está sempre em vídeos na web, tem mais de 30 mil seguidores no Facebook e manda bem diante das câmeras.  Não, ele não é cantor, ator nem político, ele é o Gustavo Guanabara, professor de TI há 22 anos.

“Eu convivo com a Hostnet há anos. Em todo esse tempo, presencio o esforço e comprometimento que todos têm com a inovação. Não adianta ficar apenas repetindo o que as outras empresas fazem. O que vejo é um estudo constante de novas tecnologias a serem aplicadas na infraestrutura e na área de sistemas. E que venham os próximos 15 anos, porque não faz parte dos meus planos parar de evoluir junto com a empresa”.

Sobre a parceria Guanabara & Hostnet

Em 2006, o Guanabara conheceu Kauê Linden, diretor da Hostnet, na Olimpíada de Algoritmo. Os dois conversaram sobre o projeto de um site com conteúdo técnico educacional e Kauê fez o convite para que hospedasse, gratuitamente, as aulas nos servidores da empresa. Essa ação deu origem ao projeto de um primeiro site chamado Guanabara.info que reunia notícias e aulas, e um podcast que chegou a ser um dos carros-chefes do seu trabalho online: o Guanacast. – Simultaneamente, o professor já criava cursos e gravava as aulas para Hostnet (como faz até os dias atuais).

Em 2013, o Guanabara iniciou um outro projeto pessoal, o Curso em Vídeo. A essa altura, a Hostnet que já depositava total credibilidade em suas iniciativas e também apoiou integralmente a novidade. Hoje, o professor atua como consultor de tecnologia para a empresa e produz conteúdos para o site e outras áreas.

O Curso em Vídeo consiste em cursos online gratuitos na área de Tecnologia da Informação que têm por objetivo incentivar a educação e abrir uma porta para que as pessoas se interessem por sistemas da computação e design. O projeto está à disposição no site www.cursoemvideo.com ou diretamente no canal www.youtube.com/cursoemvideo.

Bate-papo

R.W.: De que forma a Hostnet influenciou ou influencia a sua vida profissional?

G.G.: Minha relação com a Hostnet vai além do profissional. Minha maneira de ver a carreira que eu escolhi mudou completamente nos últimos anos. Antes de começar a trabalhar junto com eles, me via exclusivamente como um professor. A Hostnet me mostrou que eu poderia compartilhar conhecimento fora de sala de aula e atingir muito mais gente. O Kauê e o Ramiro (que também é sócio da Hostnet) despertaram meu espírito empreendedor, acreditaram no meu trabalho, e mudaram minha maneira de ver a educação.

R.W.: Quais projetos estão sendo realizados além do Curso em Vídeo?
G.G.: Produzo roteiros e vídeos para explicar aos clientes como utilizar os principais produtos da empresa. Quando uma pessoa visita o site, acessa o painel de controle ou instala um aplicativo em seu servidor, lá estou eu com várias dicas e recomendações para utilizar melhor a ferramenta.

R.W.: Então, podemos dizer que o Gustavo Guanabara é a cara (garoto propaganda) da Hostnet?
G.G.: Veja bem, se eu sou “a cara” da Hostnet, ela é bem feia, não é? HAHAHAHAHA. Mas não posso negar que muita gente que me encontra, acaba relacionando o meu nome ao da Hostnet. Isso me enche de orgulho e aumenta muito a minha responsabilidade por criar materiais com qualidade impecável. E além da minha “cara” ser usada nos vídeos, quem liga para o nosso suporte acaba ouvindo a minha voz também, porque o áudio do atendimento automatizado também é meu 😉 !

R.W.: O que vem por aí?
G.G.: O que vem? Não faço ideia! Gosto muito de inventar coisas novas toda hora. No ramo de criação de conteúdo, ficar parado e se acomodar é uma das piores coisas a se fazer. Os últimos passos que dei foram: aprimorar a qualidade dos vídeos; melhorar a captação de imagens, sons e simplificar a maneira de falar com as pessoas que assistem meus vídeos. A Hostnet está investindo em treinamento para todos os envolvidos na equipe e isso se reflete em uma qualidade ainda melhor. E não vamos parar.

R.W.: Como está a área de educação em TI, hoje?
G.G.: A educação em TI passa por uma crise bastante dura. Muitas instituições de ensino e professores não se atualizam e a consequência disso são alguns cursos que não ensinam o que o mercado exige atualmente. O aluno acaba caindo no mercado de trabalho e tendo que estudar por conta própria. Vejo isso diariamente e tento passar o máximo de experiência que posso aos meus alunos.

R.W.: Qual a expectativa do mercado de trabalho para o aluno de TI?  Qual o ponto forte de um aluno recém formado?
G.G.: O mercado espera que um profissional de TI faça de tudo um pouco. Tecnologia e Informação já fazem parte do nosso dia-a-dia. O ponto forte de um recém-formado é a garra e a força de vontade para ganhar o seu espaço. Mas isso não será tão fácil em uma área que requer atualização constante. Os que conseguem se destacam facilmente.

R.W.: E qual a principal carência desse setor?
G.G.: Sem sombra de dúvidas, a área de TI está carente sob o aspecto de desenvolvimento de sistemas. Em alguns anos, aprender a programar não será uma exclusividade de pessoas de TI. Todo tipo de profissional deverá sentir a necessidade de aprender a escrever software. As linguagens estão cada vez mais simples.

Clique na capa para baixar gratuitamente o RuaWeb e ler na íntegra a Edição Especial de Aniversário da Hostnet

thumb_g_3

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Promoção: Planos Start, Premium, Private ou E-mail com 1 mês grátis - Use o cupom
30GRATIS
×