Professor oferece cursos gratuitos de TI em parceria da Hostnet

Professor Gustavo Guanabara oferece cursos gratuitos na área de TI em parceria com a Hostnet

“A Hostnet é uma empresa que acredita no Software Livre e na Educação. Ferramentas Livres não são apenas ferramentas Grátis. Isso vai muito além de valores financeiros. É uma filosofia. E sem a Educação não vamos a lugar algum. Esses valores eu levo pra minha vida e fico muito feliz por poder compartilhá-los com essa “família”, a Hostnet.” (Gustavo Guanabara)

Mais um Case de Sucesso em parceria com a Hostnet – Cursos online gratuitos na área de Tecnologia da Informação que têm por objetivo incentivar a educação e abrir uma porta para que as pessoas se interessassem por sistemas da computação e design. Desenvolvido pelo professor Gustavo Guanabara, o projeto reúne uma série de cursos online, que está à disposição no site cursoemvideo.com.

Sobre os cursos

Essa é uma boa oportunidade para aprimorar o currículo e até encontrar um novo caminho profissional, sem pagar nada e com muita qualidade. São cursos básicos voltados para o desenvolvimento de sites e aplicativos que têm como objetivo principal ensinar tecnologia para pessoas iniciantes.  A primeira aula foi lançada em 19 de julho de 2013, a disciplina escolhida foi HTML5 (a mais recente versão da linguagem usada para a construção de sites) com 36 aulas, e esse é o carro-chefe.
Em 2014, veio o curso de Algoritmos, que dá suporte a construção de programas. Essa é a base para preparar o aluno para os cursos seguintes: PHP e Java.

Saindo um pouco da área de programação e direcionado para quem se interessa por design e edição de fotografias, Gustavo desenvolveu o Curso de Photoshop CC 2014. O que mais podemos esperar desse professor inovador?

O passado do projeto

O professor Gustavo Guanabara começou a firmar sua presença online com um Curso de PHP. Isso foi em 2006, antes mesmo de conhecer a Hostnet. Na época, criou um curso com o objetivo de ajudar seus alunos no aprendizado da linguagem e para complementar as aulas perdidas pelos que eventualmente faltavam às aulas presenciais. Para facilitar, decidiu colocar o conteúdo na Internet para que pudessem baixá-lo online. Aí veio a grande surpresa: Guanabara descobriu que o link estava sendo compartilhado por muitas pessoas pelo Orkut, especialmente em comunidades sobre desenvolvimento. O aumento absurdo no número de downloads acarretou um custo do servidor muito alto, foi quando ele decidiu tirar as aulas da rede.

Como se uniu a Hostnet

Quase um ano depois de ter tirado as aulas do ar, o Professor Gustavo Guanabara conheceu Kauê Linden, CEO da Hostnet, em um evento na instituição de ensino onde trabalha. Os dois conversaram sobre o projeto dos cursos em vídeo, e Kauê fez o convite para que hospedasse, gratuitamente, as aulas nos servidores da empresa. Essa ação deu origem ao projeto de um primeiro site chamado Guanabara.info que reunia notícias, aulas e um podcast que chegou a ser um dos carros chefes do seu trabalho online; o Guanacast.

A parceria com a Hostnet

A Hostnet, em pouco tempo, se encantou com o trabalho do Guanabara e apostou no projeto com apoio integral. Hoje, o professor atua como consultor de tecnologia para a empresa e produz conteúdos para o site e outras áreas.

“Se uma empresa comercializa um produto, deve ensinar seus clientes a utilizá-lo. E é assim que há quatro anos produzo vídeos que demonstram o passo-a-passo e apresentam várias ferramentas que a empresa oferece. Hoje, já temos uma equipe de produção, que atende tanto a Hostnet, quanto o CursoemVideo”, afirmou o professor.

O apoio da Hostnet é essencial para a existência do projeto. Tanto a estrutura física (o estúdio) quanto a equipe de edição que finaliza as aulas e os servidores para hospedagem da plataforma de aulas online são da Hostnet. Já a equipe de editores externos, responsáveis pela decupagem e corte bruto das aulas, são mantidos pela empresa CursoemVideo.

Vale lembrar que o trabalho da Hostnet em prol do software livre facilita o desenvolvimento do CursoemVideo. A maioria das ferramentas utilizadas nas aulas, bem como as linguagens escolhidas, são software livre ou pelo menos opções gratuitas, como Apache, NetBeans e outros.

O momento do projeto e o futuro

O CursoemVideo está em franco crescimento. Hoje é uma empresa legalmente estabelecida que atua na área de  produção de conteúdo e de palestras e oficinas voltadas para o público de Tecnologia da Informação. A ideia é continuar oferecendo cursos gratuitos de qualidade e, paralelo a isso, começar a produzir conteúdo que será comercializado. O projeto está aberto a patrocínios de empresas apoiadoras. E a receita atual já permite investimentos internos em estrutura e equipamentos, e consegue suprir a necessidade de novos editores.

Até o momento, o site e o canal do YouTube reúnem 68 mil inscritos. Todos os cursos têm exercícios e certificado de horas cumpridas na modalidade curso livre; que serve para fins de comprovar horas de estágio ou certificação para emprego.

O projeto atende alunos em diversos locais do planeta, como: Brasil, África, Espanha, EUA e Japão. Todo mundo pode fazer o curso, mas até o momento foi detectado um perfil que apresenta idade entre 15 e 25 anos, e público composto 90% por pessoas do sexo masculino.

Até abril de 2015 o projeto reuniu 120 vídeos, 19361 comentários e 3,42 milhões de visualizações.

Confira o ranking de popularidade dos temas em ordem crescente:

  1. HTML5
  2. Algoritmos
  3. PHP
  4. Java
  5. Photoshop

Saiba mais em http://cursoemvideo.com/

Deixe um Comentário





Mais Notícias

como criar site profissional

Webinar: Como criamos sites profissionais. Inscrição Gratuita!

(Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Franquia da Hostnet é destaque no jornal Folha de Alphaville

hospedagem-sites-no-brasil-ou-exterior

Hospedar o site em provedor brasileiro ou em provedor gringo?

criar-site

Ter um site é caminho do sucesso para empresas lucrarem na Internet

hostcast-2

Assine nossos FEEDS