Por que ir além das redes sociais e investir na criação de um site?

As redes sociais são uma porta de entrada na Internet para quem está começando a empreender. Muitas vezes, o profissional está dando os primeiros passos em seu novo negócio e considera prematuro investir na construção de um site.

É natural existir este receio, mas é bom ter em mente que começar um negócio com um bom planejamento de comunicação e marketing digital será um grande diferencial para o sucesso do projeto.

O site é o pilar da comunicação, é o local para onde serão direcionados seus potenciais clientes durante todas as ações realizadas, sejam elas postagens em redes sociais, anúncios no Google e Facebook e até mesmo divulgações em materiais impressos como cartões de visitas, folhetos e outros.

Mesmo para quem já atua por redes sociais e consegue obter algum resultado, o site sempre será um bom investimento e eu vou explicar abaixo os motivos.

O que são algoritmos e como eles trabalham?

Na informática, algoritmos são um conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.

Os algoritmos usados pelas principais redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter ou buscadores como o Google, foram implementados com o objetivo de apresentar ao usuário um conteúdo de maior relevância à ele.

Os algoritmos usam como base o monitoramento da sua navegação e das suas ações, tais como likes, cliques em links e etc. A partir disso, o buscador ou a rede social cria um entendimento sobre os seus interesses e passa a dar preferência aos temas que ele considera que vão te agradar mais.

Dito isso, agora vamos analisar pela perspectiva das empresas, sobre os desafios de fazer com que o conteúdo publicado alcance o seu público de forma orgânica, ou seja, sem ter que pagar para ser exibido.

Quando você é um produto de uma rede social, você está sujeito aos seus algoritmos. Eles é quem vão decidir se vão exibir o seu conteúdo ou não, e os critérios para exibição não são muito claros. Os profissionais de mídias sociais observam um alcance orgânico muito menor em relação há alguns anos.

Fuja do efeito Matrix

Apesar das redes sociais argumentarem que seus algoritmos visam melhorar a experiência do usuário, percebemos como efeito colateral a formação de uma bolha, onde só é exibido ao usuário o conteúdo que supostamente é de seu interesse, ignorando outros temas.

Esse efeito colateral pode ser comparado ao que ocorre no filme Matrix, onde um sistema artificial inteligente manipula a mente das pessoas, criando uma percepção diferente entre mundo real e virtual.

Para fugir desse efeito, é necessário encurtar os intermediários entre a sua empresa e o seu potencial cliente, ou seja, correr por fora das redes sociais. Isso pode ser feito através da construção de um site, loja e aplicativo para celular.

Como o site ou APP vão melhorar os meus resultados?

Ao construir um site ou um App você terá uma comunicação direta com o seu lead (potencial cliente), sem intermédio de rede social e influência de algoritmos.

Você teŕa total autonomia sobre o conteúdo veiculado naquele espaço. Poderá oferecer um sistema de cadastramento para que seus visitantes solicitem receber informações, seja através do download de e-books e outros materiais, ou mesmo da assinatura de uma newsletter, por exemplo.

Esse cadastramento voluntário dos visitantes formará uma base de dados qualificada, onde você poderá pontuar os leads e usar técnicas e sistemas CRM para melhorar vendas, baseados nas informações obtidas.  Você poderá ainda a trabalhar com automação de marketing, criando um fluxo de comunicação inteligente com o seu cliente, através de envios de e-mails e notificações de push.

Enfim, haverá um mundo de possibilidades a serem exploradas, de acordo com a maturidade do seu negócio e a sua disposição para investir no marketing digital, um passo por vez.

E as redes sociais, eu devo abandonar?

Não, afinal existem milhões de usuários que navegam diariamente pelas redes sociais. Elas podem ser vistas como um oceano, por onde circulam os peixes que você pretende pescar.

Você deve usá-las para atrair visitantes ao seu site, converter esse visitante em lead, criar uma relacionamento para abrir novas oportunidades de negócios. Realizar vendas, tornando o lead em cliente. Por fim, analisar os resultados de toda a estratégia, ajustando os rumos que são necessários para melhores resultados ainda.

Conteúdo Bônus

Se você ficou interessado e quer se aprofundar mais no assunto, baixe gratuitamente o e-book “Qual plataforma escolher para criar o seu site”.

Precisa de ajudar para alavancar seu negócio na Internet? Fale conosco, somos especialistas em Internet e podemos te ajudar.

https://www.hostnet.com.br/criar-site/

https://www.hostnet.com.br/unidades-regionais/

 

Deixe um Comentário





Mais Notícias

velocidade-desempenho-sites

O que é cache e como ele ajuda na otimização do site?

diego-alves-walmir-silva-hostnet-santana-sp

Especialista em Marketing e Engenheiro de Software inauguram unidade da Hostnet em Santana, São Paulo

ter-um-site

Primeiros passos para criar um site profissional

Rodrigo-Bernardes-Hostnet-Cascavel-PR

Empreendedor paranaense inaugura unidade da Hostnet em Cascavel

hostcast-2

Assine nossos FEEDS