Planejamento estratégico para criar uma loja virtual

Por: Felipe Cardozo, fundador do portal MX Cursos 

O E-Commerce cresce aceleradamente aqui no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional deve crescer 15% em 2018, com previsão de faturamento de R$ 69 bilhões.  Em 2017, o e-commerce aqui no país teve um faturamento de 59,9 bi e fechou com 203 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 294.

Com um crescimento tão expressivo, empresas de diversos nichos e tamanhos lançam suas lojas virtuais a cada mês.

Mas por uma loja virtual no ar não é sinônimo de sucesso. É necessário, antes de tudo, desenvolver um planejamento estratégico que vai desde escolher o software ideal, passando pela escolha dos métodos de pagamento e negociações de taxas com intermediadores

Neste artigo, iremos mostrar um checklist essencial que você deve seguir antes de lançar ou criar sua loja virtual.

Vamos lá? 

 Escolha a plataforma ideal

Existem diversas opções de lojas virtuais no mercado que oferecem o serviço através do SAAS, que é uma sigla em inglês para Software as a Service, que significa na nossa língua Software como um Serviço.

Este tipo de serviço permite que você pague um valor mensal e obtenha sua loja virtual disponível. Toda gestão de produtos, estoque, clientes é feita por você e a parte técnica como manter a plataforma no ar e lançar novos recursos fica por conta da empresa contratada.

Vantagens em usar uma plataforma de e-commerce SAAS

  • Custo razoável
  • Escalabilidade
  • Suporte técnico

Desvantagens em usar uma plataforma de e-commerce SAAS

  • Falta de flexibilidade
  • Limite para cadastro de produtos ou preços elevados por pageviews
  • Custo independente da sua receita com a loja
  • Design engessado
  • Limite de recursos
  • Poderá ter de pagar % sob vendas
  • Pouca escalabilidade

Outra forma de obter sua loja virtual é através do uso de uma plataforma Open Source de e-commerce.

Existem diversas delas no mercado, mas podemos destacar:

  • Magento E-Commerce
  • Prestashop
  • WooCommerce

O WooCommerce é um plugin do WordPress que permite a criação de uma loja virtual completa integrada ao seu site WordPress. Essa é a solução preferida e utilizada pela Hostnet no Loja Pronta.

Todas essas plataformas possuem recursos extras, pois através dos módulos e plugins, você pode incrementar ainda mais sua loja virtuais, como inclusão de diversos métodos de pagamento, módulo de frete, de conexão social, afiliados e diversos outros recursos.

Vantagens em usar uma plataforma de e-commerce Open Source

  • Custo baixo
  • Escalabilidade
  • Flexibilidade
  • Diversos módulos
  • Diversos recursos
  • Comunidades ativas

Desvantagens em usar uma plataforma de e-commerce Opensource

  • Possível necessidade técnica

Vale lembrar que a Hostnet possui todas essas plataformas de e-commerce disponíveis em seu sistema de Instalador de Aplicativos, onde você poderá instalar sua plataforma de e-commerce com poucos cliques e sem precisar saber programar.

Deste modo, caso seu site/loja esteja hospedado na Hostnet ou você quiser hospedá-la aqui, sua necessidade técnica será absolutamente reduzida.

É importante frisar ainda que a Hostnet possui um serviço de Loja Virtual que oferece a criação da sua loja por demanda de acordo com suas necessidade. 

Conheça lojas virtuais de sucesso feitas e hospedadas pela Hostnet

Escolha os métodos de pagamento corretos

Uma loja que permite a venda de produtos ou serviços self-service possui a necessidade de um método de pagamento integrado a ela.

Atualmente, existem diversos métodos disponíveis no mercado, onde podemos destacar:

  • MOIP
  • Pagseguro
  • Mercadopago
  • Pagar.me
  • Paypal
  • Entre diversas outras.

Entre diversas outras. Mas antes de escolher seu método de pagamento, é importante negociar bem com esses intermediadores as taxas sobre as transações realizadas.

A necessidade de capital de giro, por exemplo, poderá fazer com que você necessite de antecipação de recebíveis, que é basicamente antecipar parcelas de clientes que compram em sua loja de forma parcelada. E isso tem um custo e geralmente não é baixo.

Negociar bem com todos essas empresas faz parte de um bom planejamento de implantação da sua loja e muitos deles também já possuem a opção de boleto bancário.

Usabilidade

A usabilidade é de suma importância para sua loja virtual. Usar a cor errada ou oferecer fluxos de navegação confuso e extenso ao visitante de sua loja poderá fazer com que você perca um número elevado de vendas.

E é aí que a usabilidade entra em jogo. Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.

Ou seja, quanto mais sua loja virtual for intuitiva e direta, maior será o volume de conversão dela.

Existem algumas ferramentas como Smartlook e Hotjar que podem ajudar você a identificar problemas em sua loja virtual.

Pensando em usabilidade, podemos destacar alguns pontos importantes:

  • Crie uma loja virtual com design clean e leve;
  • Evite Checkouts longos e formulários com dados desnecessários;
  • Para criar uma conta, peça o essencial e deixe os demais dados para o checkout;
  • Faça teste A/B com o Google Anaytics e teste cores e botões e versões de Layouts;
  • Capriche na descrição dos produtos;
  • Priorize os valores parcelados na exibição ao usuário;
  • Tenha um login com Facebook em sua loja;
  • Use fotos profissionais e de qualidade em seus produtos;
  • E se possível, exiba vídeos review deles.

Mobilidade

Este item poderá estar presente no tópico sobre usabilidade, mas preferi falar separadamente tamanha a importância. Com o crescimento de acessos através de dispositivos móveis, ter uma loja virtual responsiva é absolutamente obrigatório.

Mas só ter uma loja que aparece bonitinha em dispositivos móveis não garante ao seu negócio boas conversões.

É importante que você teste e valide com seu desenvolvedor toda a experiência de compra através de tablets e celulares.

O processo de navegação da sua loja com esses dispositivos tem que ser perfeito, principalmente no checkout, uma vez que é lá que o cliente finaliza o processo de compra.

Existem algumas soluções que permitem que você veja como seu site se comporta nesses dispositivos, como é o caso do Browser Stack (https://www.browserstack.com/responsive).

Além de analisar como sua loja virtual se comporta, é importante também saber como ela é exibida em outros navegadores ou versões distintas e neste caso o https://www.browserling.com/ vai ajudá-lo nisso.

Atendimento

O atendimento é outro ponto importante que você deve se atentar ao criar sua loja virtual. Eu diria que mais do que importante é obrigatório.

Existe uma regulamentação que determina que todo e-commerce deve exibir de forma clara e intuitiva no site dados como Telefone de contato, CNPJ, E-Mail, Endereço.

Trata-se do n. 7.962, de 15 de março de 2013, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor para dispor sobre a aquisição de produtos e serviços no comércio eletrônico.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7962.htm

Isso faz com que além de seguir à risca a regulação nacional, você ofereça ainda mais credibilidade aos seus clientes.

Mas o atendimento vai muito além do que apenas exibir seus dados de contato e de sua empresa. Podemos destacar ainda:

  • Tenha um chat online na sua loja
  • Atente-se para o pós atendimento que vai desde uma ligação e-mail ou acompanhamento nas redes sociais
  • Cuide bem da logística reversa
  • Tome conta das reclamações em redes sociais ou no reclame aqui e responda o mais rápido possível
  • Ofereça telefones de outros estados através do serviço de VOIP

Use SSL

Uma loja virtual venda e para vender é necessário que seu consumidor insira dados sensíveis em seu sistema, como CPF, CNPJ e dados de cartão de crédito.

A segurança (ou falta dela, melhor dizendo) é um dos maiores fatores que fazem com que lojistas percam vendas.

Ter um ambiente seguro faz com que suas conversões aumentem em até 30%.

Mas onde entra o SSL nessa história?

O SSL, ou (Secure Socket Layer) permite que aplicativos cliente/servidor possam trocar informações em total segurança, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo que trafega na Internet. Tal segurança só é possível através da autenticação das partes envolvidas na troca de informações.

O SSL é um recurso que pode ser instalado em seu site e a partir daí, o endereço do seu site aparecerá com aquele cadeadinho verde, indicando que o site possui uma segurança maior.

Recentemente, o navegador Google Chrome mudou a exibição das URL’s sem o certificado, exibindo agora o termo “Não seguro” para sites que não estejam com o SSL configurado/instalado.

Isso trará mais impactos negativos para sites/lojas sem o SSL. Nós falamos detalhadamente sobre o assunto no post Site não seguro no Google? Veja como ativar o SSL e ter o cadeado verde na sua URL.

Atualmente, a Hostnet oferece o serviço de SSL gratuito para todos os sites hospedados, ou seja, em todo os planos.

Ah, é importante lembrar que o uso do SSL não é importante apenas para a segurança da sua loja virtual, mas o Google prioriza em suas buscas sites que possuam este certificado de segurança.

Portanto, ter SSL instalado em sua loja virtual é predominante para proteger os dados de seus consumidores e trazer mais credibilidade em seu negócio.

Conclusão

Existem ainda muitos passos que fazem parte do planejamento antes da implantação de uma loja virtual, mas sem dúvidas, analisando os tópicos citados neste post fará com que você tenha uma loja virtual com grande potencial de sucesso.

Já possui uma loja virtual em alguma dessas plataformas citadas ou deseja ter sua própria loja virtual?

Deixe seu comentário e vamos bater um papo!

Abraços,

Felipe Cardozo. 

Este artigo é uma parceria entre a Hostnet e portal MX Cursos

Links Relacionados:

https://www.hostnet.com.br/criar-site/

https://www.hostnet.com.br/criar-loja-virtual/

https://www.hostnet.com.br/blog/case-de-sucesso-lojas-online-feitas-e-hospedadas-pela-hostnet/

https://www.hostnet.com.br/blog/site-nao-seguro-no-google-veja-como-ativar-ssl-e-ter-https-no-site/

https://www.hostnet.com.br/blog/hostcast-facebook-ads-com-felipe-cardozo-do-mx-cursos/

https://www.hostnet.com.br/blog/hostcast-empreendedorismo-digital-com-mx-cursos/

https://www.mxcursos.com/curso-de-facebook-ads-e-instagram-ads

https://www.hostnet.com.br/blog/empreendedor-felipe-cardozo-recomenda-a-hostnet-mx-cursos/

https://www.hostnet.com.br/blog/mx-masters-de-clientes-a-parceiros-da-hostnet/

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