Os aplicativos para sites recomendados pela Hostnet | Blog da Hostnet

Os aplicativos para sites recomendados pela Hostnet

Em setembro de 2007 a Hostnet lançou no mercado brasileiro de hospedagem de sites o Instalador de Aplicativos, na época chamado de Instalador Automático. A novidade era que a ferramenta instalava os softwares com tradução para o português, templates (temas) e plugins pré-configurados para turbinar os sites.

Essa solução foi pensada pela equipe de desenvolvedores da Hostnet para que clientes com pouco conhecimento técnico pudessem usufruir dos melhores sistemas disponíveis na Internet de forma prática. A instalação é feita pelo Painel de Controle com poucos cliques.

Softwares open source como o WordPress e Joomla estavam ganhando popularidade em 2007 e mudando a forma como se faz e administra sites. Houve o consenso de que utilizar um sistema gerenciador de conteúdo (CMS) seria muito mais barato e rápido.

Utilizar CMS se tornou a opção mais inteligente para quem precisava publicar um site, pois os aplicativos já estavam prontos e só precisam ser configurados pelo seu usuário. Diferente de iniciar um site do zero, onde cada linha de código deveria ser escrita por um programador. Com isso houve redução significativa de custos e tempo, além de trazer maior autonomia para o proprietário do site, podendo ele mesmo editar o conteúdo.

Dessa maneira, a Hostnet colocou milhares de usuários comuns em contato com sistemas open source, que puderam aproveitar os benefícios de usar as melhores CMS da web, além de contribuir para a popularização dos softwares e  aplicativos, levando para a vida de milhares de usuários comuns, os melhores sistemas de código fonte aberto.

Em 2010 o Instalador de Aplicativos da Hostnet conquistou o Prêmio Solução Rio Info na categoria Software Livre, organizado pela RioSoft, SEPROJ e ASSESPRO – premiação com o objetivo incentivar empresas com produtos e serviços tecnológicos que atuam em áreas prioritárias do estado do Rio de Janeiro .

Atualmente, o Instalador de Aplicativos possui mais de 60 softwares disponíveis para instalação expressa. Organizados por categorias, as principais são: comércio eletrônico, gerenciador de conteúdo (CMS), atendimento ao cliente, administração de empresas, ferramentas pessoais e mais.

Os mais recomendados

Dentre os aplicativos disponíveis, a Hostnet destaca 11. Todos possuem tutoriais na Wiki para quem quiser aprender.

WordPress
Sistema para criação de sites, portais e blogs. Templates, plugins e módulos pré-configurados.

PrestaShop
Sistema para criação de loja virtual. Templates, plugins e meios de pagamento inclusos

SugarCRM
Sistema para gestão de relacionamento com o cliente indicada para empresas em geral.

osTicket
Sistema para atendimento ao cliente via helpdesk ideal para empresas ou prestadores de serviços.

Crafty Syntax
Sistema para atendimento ao cliente via chat online ideal para empresas ou prestadores de serviços.

Tiki
Sistema para criação de sites colaborativos em formato de wiki e portais. Templates disponíveis.

phpBB
Sistema para criação de fóruns online. Ideal para reunir usuários e trocar informações.

Gallery
Sistema para criação de galeria e álbum de fotos online. Ideal para apresentação de portfólio.

Magento
Sistema para criação e administração de loja virtual. Templates, plugins e meios de pagamento inclusos.

OpenX
Sistema para gerenciamento de publicidade online, ideal para rentabilizar sites através de anúncios.

Joomla
Sistema para construção de portais ou sites, ideal para projetos que demandam personalização do site.

Em 2016 a Hostnet completou 15 anos de existência no mercado e lançou uma edição especial de aniversário do seu informativo RuaWeb. Este conteúdo foi originalmente publicado na 10ª edição do RuaWeb. Clique na capa para baixar gratuitamente o RuaWeb e ler na íntegra a Edição Especial de Aniversário da Hostnet

thumb_g_3

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *