O SEO para iniciantes: O que é SEO e qual a sua importância para sites ou blogs

Há alguns meses, apresentamos aqui no Blog da Hostnet uma série baseada em um texto de Henrique Carvalho, redator do Viver de Blog. Os leitores aprovaram e agora voltamos com mais uma compilação do seu trabalho, só que desta vez o assunto é SEO.

E você, sabe o que é SEO, como se faz e para o que serve? Acompanhe o nosso blog e descubra informações relevantes sobre esse tema. Em mais uma série de posts.

Post 1: O que é SEO e qual a sua importância para sites ou blogs

Vamos começar pelo básico; pela sigla. – O que é SEO?

O termo SEO é a abreviação para a expressão em inglês Search Engine Optimization. Em português, pode ser traduzido como otimização de sites para mecanismos de busca. Estes mecanismos são os buscadores que utilizamos diariamente como Google, Bing e Yahoo.

Ao publicar um conteúdo, a pessoa deseja que este alcance o maior número de pessoas possível. A própria palavra já diz tudo, “publicar” quer dizer tornar público, anunciar, divulgar, exteriorizar, externar, popularizar, veicular… e por aí vai. E lógico que o sonho de todos é ver o que foi publicado alcançar a primeira página do Google, se chegar no primeiro lugar, melhor ainda!

As técnicas de SEO são extremamente importantes para quem publica conteúdos na web. Quando negligenciadas, abre-se mão do tráfego orgânico (tráfego gerado pelo mecanismo de busca, sem ser pago). Mas isso ninguém quer. Então, vamos entender o que é SEO e porque ele é importante para o seu site ou blog.

Por dia, são publicados 2 milhões de textos na internet. Ficar entre os primeiros não é tarefa fácil. Um conteúdo relevante é obrigatório. Se preocupe com a qualidade do texto, incluindo ortografia e capacidade de comunicar.

Depois disso é que começa de fato o SEO, e com ele o aumento das chances de ser encontrado nas buscas. Algumas atividades estão relacionadas a otimização de sites, são elas:

  • Análise da arquitetura e desenvolvimento do site ou blog;
  • Conquistar links que apontem para seu site ou blog;
  • Observação da concorrência;
  • Saber pesquisar e usar as melhores palavras-chave.

Mecanismos de buscas funcionam como uma biblioteca. Tudo é organizado em categorias. E quem realiza essas buscas são os chamados “robôs” ou crawlers, seja do Google, do Bing ou do Yahoo. Quanto mais precisa for a busca, mais satisfeito será o usuário que faz a pesquisa.

Segundo especialistas,  os 3 primeiros resultados mostrados pelo Google recebem mais de 35% de todos os resultados de pesquisa, e o primeiro lugar tende a receber, sozinho, 18,2% dos cliques. Se somarmos os 10 resultados da primeira página, teremos 52,32% de todos os CTRs (Click-Through Rate).

Ou seja, mais da metade das intenções de buscas ficam na primeira página. O restante está espalhado em trafego oriundo de outras páginas ou de anúncios, gerando o chamado tráfego pago.

Conhecer o mundo do SEO é essencial para estar nos primeiros lugares dos buscadores. Aumentando o seu tráfego orgânico, e aumentando a credibilidade do seu site ou blog entre os usuários e perante o próprio Google. Para “subir” no ranking e aparecer melhor poscionado do que o de seus concorrentes é preciso aplicar algumas técnicas. Basicamente você precisa entender:

  • O que é SEO e a importância dele na web;
  • Como funcionam os mecanismos de busca;
  • Qual o melhor tipo de tráfego;
  • O que não é SEO e as práticas BlackHat
  • Otimização de sites para SEO
  • Ferramentas de SEO

E isso que vamos explicar ao longo desta série de posts. Até o próximo!

Links Relacionados:

https://www.hostnet.com.br/blog/o-seo-para-iniciantes/

https://www.hostnet.com.br/blog/o-seo-para-iniciantes-2/

https://www.hostnet.com.br/blog/o-seo-para-iniciantes-3/

https://www.hostnet.com.br/blog/afinal-o-que-e-seo-2/

https://www.hostnet.com.br/blog/redes-sociais-para-negocios-ter-ou-nao-ter-eis-a-questao/


Fonte:

Viver de Blog http://viverdeblog.com/

 

1 comentário

  1. Lucas em 27 fevereiro 2017 às 1:30 pm

    Excelente artigo!



Deixe um Comentário





Mais Notícias

seja-franquia-digital-hostnet

Como ter uma Franquia da Hostnet e ganhar dinheiro na Internet

ter-um-site

Por que ir além das redes sociais e investir na criação de um site?

franquia-hostnet-maringa-mkt-digital

Franquia Hostnet Maringá é destaque em programa de TV

Hostnet-usa-apoia-software-livre

Software Livre faz parte da cultura da Hostnet

hostcast-2

Assine nossos FEEDS