
O que é preciso para começar a anunciar na Internet?
O site é a raiz da comunicação online, você vai precisar de um se quiser obter sucesso ao anunciar na Internet
A maior riqueza para para o mundo dos negócios são os dados de seus clientes e de pessoas que possam se tornar efetivamente um consumidor de seus produtos ou serviços. Com os dados é possível se comunicar sem intermediários com o público; é possível estabelecer planos; traçar o perfil do consumidor, mensurar resultados; identificar pontos fortes e fracos, e uma infinidade de ações e soluções em busca do sucesso. Ou seja, dados são matéria-prima para qualquer empresa.
Ao contrário do que muitos pensam, as redes sociais não entregam ao empreendedor dados (como e-mail, endereço etc) de quem acessa a sua página, elas atuam como intermediárias entre clientes e empresas. O Facebook, por exemplo, entrega ao administrador da página um padrão que a pessoa segue e não as informações de acesso do visitante. Então, antes de tudo é preciso ter um site ou e-commerce para coletar estas informações.
Para ter sucesso na Internet não basta ter o website, é preciso pensar, planejar e produzir uma série de etapas antes de anunciar. Saiba quais são essas etapas e como desenvolvê-las:
O produto é a alma do negócio
Ter bons produtos/serviços com diferenciais bem definidos certamente vai destacar o seu negócio da concorrência e atrair mais clientes em potencial;
Tenha uma boa estratégia
Não pode agir sem pensar. Ter uma estratégia é fundamental. É preciso planejar a direção e como vai chegar lá;
Site ou loja responsivos
Ambos devem estar com tudo funcionando perfeitamente e se adequando em qualquer dispositivo. Quando você faz um post no Facebook, por exemplo, esse post não aparece para todo mundo e mesmo se você pagar para divulgar, ainda assim, não alcançará todos os seus seguidores. Quando você utiliza plataformas de terceiros está sujeito às regras e mudanças da empresa. E o seu conteúdo pode simplesmente desaparecer se o serviço deixar de existir, como aconteceu com o Orkut. Tendo um site, você tem um porto seguro para edificar o seu negócio. Mesmo que todas as redes sociais sumam, você ainda tem controle total do que é seu. Sem falar que o conteúdo de redes sociais como Face e Instagram não indexam no Google e outros buscadores, só aparecem nas buscas dentro dos aplicativos, ou seja, sem um site não se entra na busca orgânica (com exceção de publicações no Twitter);
Forma de contato firme e eficiente
Se uma empresa estiver começando é ideal que tenha um botão (pode ser flutuante) de WhatsApp ou outro meio de comunicação parecido em destaque. Mas não basta ter esse recurso, é preciso atender com cordialidade, responder rápido e de forma direta e eficaz. Afinal, não adianta colocar o botão do WhatsApp e a pessoa ficar sem resposta ou receber uma informação incompleta ou automática. É muito importante responder o maior número de solicitações com detalhes e rapidez
Invista em uma landing page
Site e landing page são coisas distintas. Se você coloca um anúncio e ele te leva para uma página específica com o que foi anunciado, onde encontra explicações, ofertas ou semelhantes; isso é uma landing page. O objetivo desse tipo de página é impactar a audiência de forma clara, objetiva e persuasiva, e assim converter o lead em cliente. Uma landing page deve ter uma boa ação de saída: é difícil a pessoa adquirir algo na primeira oportunidade, então, antes dela deixar a página você pode oferecer algo sem custo (como um e-book) e assim receber o e-mail desse visitante. Logo você terá mais um caminho para alcançá-lo e ele vai ficar bem satisfeito por ter recebido um conteúdo gratuito de qualidade. Use sua criatividade nessa ação de saída, você pode oferecer um cupom de desconto significativo, um brinde atraente na primeira compra, um serviço gratuito, entre outros;
Invista na produção de conteúdo
Resumo:Diferente de propaganda visual ou audiovisual (vídeos de anúncios, post com objetivo de venda etc), a produção de conteúdo se traduz na elaboração de artigos, vídeos, posts, textos fixos do site, e-books, manuais… e uma série de outros informativos relevantes e capazes de colaborar para que você se torne referência na sua área de atuação;
Prepare uma segmentação
Conheça seu público-alvo, saiba quem é o seu consumidor. Na hora de investir em anúncios, o ideal é direcionar este comunicado para indivíduos que tenham o perfil de consumo dos seus produtos/serviços. Isso se baseia em muitas variáveis, como idade, gênero, estilo de vida, poder de compra etc. Você define e aprimora a segmentação analisando a sua base de clientes. Exemplo: 80% é homem, de 25 a 35 anos, solteiro, que gosta de futebol. Isso se chama definir a “persona”. Com a persona definida você vai anunciar para nichos de mercado e as chances de vender aumentam, uma vez que quem vai ver seu anúncio tem essas características identificadas. Outra opção é anunciar pelos hábitos de acesso do consumidor – por onde ele navega, que tipo de conteúdo consome, no que essa pessoa costuma dar likes… e nessa modalidade quem traça esses parâmetros não é você, é um algoritmo, facilitando todo o seu trabalho de forma automatizada e mais assertiva.
Resumo
Para começar a anunciar você precisa ter bons produtos ou serviços, ter comprometimento com o que comercializa, construir uma estratégia, ter um site ou loja bem adaptado (responsivo) e com um contato (fale conosco) de fácil acesso, ter uma landing page bem feita e com recursos persuasivos, disponibilizar conteúdo relevante, e ter seu público segmentado. Assim, você tem mais chances de fechar negócios, gastar menos e ter melhores resultados.
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