landing page

O que é landing page?

No marketing digital, landing page é uma página comercial para onde são direcionados potenciais clientes

Termo recorrente quando o assunto é marketing digital, landing page (página de destino em português) é uma página da Web desenvolvida especificamente para levar um visitante a realizar uma ação desejada, geralmente uma conversão em um lead ou cliente. Seu objetivo é fornecer informações específicas sobre um produto, serviço ou oferta em particular, e incentivar o visitante do site a tomar uma ação, como preencher um formulário, fazer uma compra ou se inscrever em uma lista de e-mails.

Uma landing page (LP) é uma ferramenta estratégica do Inbound Marketing que costuma apresentar elementos de design e conteúdo cuidadosamente escolhidos para orientar o visitante para a ação desejada. Essa página, também conhecida como “página de captura”, pode incluir um título atraente, um texto claro e conciso que descreve a oferta, imagens e/ou vídeos relevantes e apelos à ação, também chamados de calls to action (CTAs) bem posicionados. Geralmente, está posicionada no início do site, fazendo parte do primeiro contato do visitante com a marca.

A utilização de landing pages é frequente em campanhas de marketing digital, como anúncios pagos, e-mail marketing ou links em redes sociais, para direcionar tráfego qualificado para uma página específica e maximizar as chances de conversão.

Quando recorrer a uma landing page

Muitos blogs e sites reúnem grande número de visitantes, contudo têm dificuldade em converter o visitante em lead e concluir transações. Para solucionar situações como essa, vale recorrer a criação de landing pages que surgirão diante do visitante de forma atrativa, sem elementos distrativos como menus e informações em excesso. 

O objetivo é fazer com que o usuário, em troca de algum conteúdo, preencha um formulário com dados interessantes como o seu e-mail pessoal, por exemplo. O visitante também pode ser estimulado a fechar um negócio com a empresa, desde a compra de um produto à contratação de um serviço. O incentivo aparece na forma de uma oferta sedutora ou oferecimento de um cupom de desconto que estará disponível somente naquele momento ou por tempo limitado.

Elementos da landing page

Está certo que a landing page é sua e você tem liberdade de criação. Contudo, alguns elementos são essenciais para o seu funcionamento. Criar uma landing page não é um bicho de sete cabeças. Conheça os cinco elementos principais:

  1. O Título, assim como o subtítulo, compõe o principal elemento da LP. São eles que têm a capacidade despertar o interesse do visitante em ler tudo até o fim. Muitas pessoas apenas vão passar os olhos sobre o título, mas se ele for bom mesmo, o leitor fica até o fim e se sente impulsionado a realizar a ação que foi incentivada na landing page.
  2. Imagem – já diz o ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” e isso é uma verdade. A escolha da imagem deve ser realizada de forma cautelosa. Ela exerce o papel de transmitir com clareza o motivo pelo qual o cliente deveria adquirir o produto/serviço. Uma imagem errada pode acabar com todo o potencial de uma landing page. Entretanto, existem boas LPs com pegada minimalista que não usam imagens, ou seja, é um elemento essencial, mas não é obrigatório.
  3. Descrição – é nela que vai o argumento sobre a oferta. Logo, precisa ser concisa e ter poder de persuasão. Assim como a imagem, deve ser clara, vender a ideia e conter as principais informações de forma que o usuário não tenha dúvidas, não deixe a ação para depois ou desista dela.
  4. Formulário – sem ele não existe conversão a partir da landing page. Reduza o número de informações solicitadas, peça somente o essencial, o visitante não quer perder tempo com isso. Na maioria das vezes, o e-mail será o dado mais importante ou o único realmente necessário para seguir com a estratégia de conversão.
  5. Botão da call to action – o lugar onde o visitante deve clicar para se tornar um lead precisa ter destaque. Para isso, pode utilizar cores e inscrições atraentes e estimulantes, como “baixar e-book” em amarelo com letras pretas, por exemplo.

Tipos de landing page

Temos falado bastante sobre conversão de leads, então é natural que ao pensarmos em landing page, pensemos em uma LP de Call to Action para conseguir o e-mail do visitante e iniciar um relacionamento direcionado. Contudo, existem outros tipos de landing pages. Cada opção se adequa a uma etapa do funil de vendas. Conheça alguns:

  • Squeeze landing pages – uma página de Internet, voltada para capturas de leads, que tem por objetivo estimular o usuário a fornecer o seu e-mail. Com o e-mail em mãos fica bem mais fácil converter o visitante em cliente. Esse tipo de LP permite prosseguir com uma comunicação exclusiva com potenciais compradores, gerar relacionamentos duradouros e fidelizar clientes.
  • Landing page para captura de lead – essa é clássica! Se você deseja prospectar potenciais consumidores, este é o caminho. São ótimas para obter  informações básicas dos visitantes como e-mail, telefone e nome, oferecendo, em troca, um conteúdo relevante e atrativo.

Utilizando esse tipo de estratégias, as empresas iniciam um relacionamento com um cliente em potencial e aumentam a sua lista de e-mails que servirá de base para a campanha em diversas etapas do funil de vendas.

  • Landing page de eventos – seu nome já é autoexplicativo. Essa modalidade de LP serve para informar a audiência sobre algum evento e suas principais características como atrações, horários das atividades, personalidades e palestrantes presentes etc.

Além das informações básicas, a página de eventos pode ser utilizada para engajar a audiência e persuadir o público mostrando os benefícios que podem ser obtidos com a inscrição e participação.

  • Landing page de vendas – voltada ao objetivo de vendas deve ser usada para promover uma oferta. Geralmente é empregada na reta final do funil de vendas. Seu objetivo é conseguir a conversão do visitante ou do lead em consumidor.

Inclua, nesse tipo página, todas informações úteis para um cliente. Não deve ser longa, nem curta demais, deve conter o suficiente para que não restem dúvidas.

Conclusão

Seu objetivo pode ser apenas organizar um evento ou potencializar as suas vendas. Caso você precise de dados como o e-mail do seu visitante para uma campanha de marketing ou quer aumentar o público oferecendo descontos em inscrições e aquisições de cursos, livros, entre outros produtos ou serviços, uma landing page é, muito provavelmente, a melhor solução.

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