registro-de-dominio

Registro de Domínio: o que é e como escolher?

Domínio é o endereço do seu site na Internet, o nome pelo qual você será encontrado quando alguém digitar diretamente no navegador ou pesquisar pelo seu serviço no Google.

Registro de Domínio é o serviço que cuida da administração dos nomes na Internet, que envolve o registro e a renovação dos endereços eletrônicos.

Todo funcionamento da Internet passa pelo domínio, usamos quando vamos publicar ou acessar um site, enviar e receber e-mails e nem nos damos conta de presença dele no dia-a-dia.

Os domínios foram criados para fornecer uma forma mais amigável de acessar conteúdos na internet em vez de usar endereços IP numéricos, que são mais difíceis de lembrar. Além disso, eles ajudam a organizar a estrutura da internet e a facilitar a navegação.

Ao adquirir um domínio, você efetivamente compra o direito de usar esse nome específico na internet por um período determinado (normalmente anual, mas pode ser estendido por vários anos).

Para registrar um domínio, é necessário usar um registrador de domínios, uma empresa ou entidade autorizada a fazer o registro e gerenciamento de nomes de domínio. A Hostnet é uma empresa credianciada nos principais órgão regulamentadores de domínios e pioneira no serviço de registro no Brasil.

Entenda de uma vez por todas o que é Domínio como prof. Gustavo Guanabara

E qual a relação entre o Domínio a Hospedagem de Sites? 

Domínio e Hospedagem são dois serviços que funcionam de forma integrada. Você precisará ter os dois para publicar um site na Internet.

A Hospedagem é o serviço de armazenamento de arquivos de um site em um servidor profissional. Ao publicar um site, os arquivos que você hospedou passam a estar disponíveis na Internet, para que visitantes acessem o seu site ou a loja e possam navegar pelas páginas, realizar compras e etc.

Junto com o serviço de hospedagem, os provedores oferecem também o serviço de e-mail com com endereço personalizado, usando o seu domínio. Exemplo: você@suaempresa.com.br.

O que é hospedagem de sites e quanto custa hospedar um site WordPress

Para acessar o site ou loja, seus clientes vão digitar o endereço – o domínio que você registrou– em um programa navegador (Chrome, FireFox, Explorer…) e o servidor onde aqueles arquivos foram armazenados – no serviço de hospedagem que você contratou – irá entregar o conteúdo ao visitante do site, exibindo as páginas publicadas na Internet.

Confira no vídeo a seguir uma explicação bem simples sobre a relação entre os dois serviços. O vídeo foi gravado em 2009, você vai notar que ele não tem o mesmo padrão dos vídeos atuais do nosso canal e da próprio YouTube em geral nos dias de hoje, mas ele é um clássico com mais de 295 mil visualizações até hoje (janeiro de 2024)). As informações continuam válidas. Esperamos que curta relembrar!

Como escolher um bom domínio para registrar? 

Quando for escolher o endereço do seu site na Internet, ou seja, o domínio que será registrado, é importante levar em conta que um nome de fácil memorização e grafia fazem a diferença. Neste caso, simplifique, caso contrário, toda vez que você informar o endereço do site ou do seu e-mail à alguém, terá que soletrar e ainda correr o risco da pessoa escrever errado e não encontrar a página.

Levem em consideração o segmento do seu negócio e tente usar um termo chave que identifique a sua marca ao seu nome. Isso ajudará na indexação no Google.

Dicas preciosas do prof. Gustavo Guanabara para escolher um domínio

Veja também a aula sobre Fatores de Ranqueamento para Domínios, do curso gratuito de SEO ministrado pelo diretor da Hostnet, Ramiro Lobo e Gustavo Guanabara

O que são extensões de domínios e qual delas escolher? 

As extensões de domínios, também chamadas de TLD (Top Level Domains ou Domínio de Nível Superior), funcionam como uma nomenclatura para designar os tipos de serviços ou regiões.

Os domínios são comumente usados em URLs (Uniform Resource Locators) para identificar sites na web. Um domínio consiste em duas partes principais:

  1. Nome de Domínio: É o componente alfanumérico que os usuários digitam na barra de endereços do navegador para acessar um site específico. Por exemplo, em “www.exemplo.com”, “exemplo” é o nome de domínio.
  2. Extensão de Domínio (ou TLD – Top-Level Domain): É a parte do domínio que segue o nome de domínio. Em “www.exemplo.com”, “.com” é a extensão de domínio. Existem várias extensões de domínio disponíveis, como .com, .org, .net, .edu, entre outras.

As extensões mais conhecidas no Brasil são as .COM e .COM.BR, mas existem diversas outras disponíveis e nós vamos explicar abaixo o que cada uma delas representa. Elas são dividas em duas principais categorias, são elas:

1. Generic Top-Level Domain (gTLD)

São formadas por mais de duas letras e podem ser usadas em qualquer localidade. Originalmente, cada uma foi criada para um propósito específico, mas, na prática todas elas podem ser usadas por qualquer pessoa ou empresa para registrar no momento de registrar um Domínio. As extensões disponíveis na Hostnet são:

  • .biz – indicada para comercio no geral e alternativa para extensão .com
  • .click – indicada para agências de marketing digital ou agências de publicidade online.
  • .cloud – indicada para empresas que oferecem serviços relacionados a cloud computing, também conhecido como navegação em nuvem.
  • .club – indicada para clubes sociais de todos os tipos, como futebol, livros, jogos eletrônicos, golf, casas noturnas e por outros.
  • .com – indicada para empreendimentos comerciais e abrange qualquer segmento do mercado.
  • .consulting – indicada para empresas e profissionais que prestam consultoria em qualquer área de atuação.
  • .cool – indicada para serviços inovadores e descolados, boa aceitação para negócios voltados a um público jovem.
  • .info – indicada para sites informativos e enciclopédias online.
  • .live – indicada para sites que trabalham com mídias em geral, serviços de streaming, educação à distância, TV online e transmissões de imagens.
  • .ltda – indicada para empresas de sociedade limitada dando a empreendedores uma opção de extensão a mais para seus negócios.
  • .mba – indicada para instituições de ensino que oferecem cursos de especialização pós-graduação ou MBA.
  • .moda – indicada para empresas e profissionais da indústria da moda, tais como design, confecções, marcas, lojas e etc.
  • .money – indicada para instituições financeiras, tais como consultorias, casas de câmbio, empréstimo pessoal e outros serviços.
  • .net – indicada para empresas ou profissionais da área de Tecnologia da Informação que oferecem serviços ou consultoria na área.
  • .ong – indicada para organizações sem fins lucrativos, também conhecidas como empresas do terceiro setor.
  • .online – indicada para negócios na internet em geral, tais como loja virtual, sites de notícias, curso à distância e outros.
  • .org – indicada para organizações ou entidades sem fins lucrativos.
  • .site – indicada para qualquer empresa que deseja marcar presença na Internet.
  • .space – indicada para serviços relacionados a arquitetura e design, aviação e transporte aéreo, entre outras áreas de atuação.
  • .tech – indicada para serviços relacionados a tecnologia, programação de softwares, hardware, consultoria e etc.
  • .press – indicada para sites de jornalismo, veículos de comunicação, notícias, blogs, manchetes e muito mais.
  • .store – indicada para o comércio, seja uma loja online ou uma loja física, podendo ser usado por todos os segmentos do mercado.
  • .studio – indicada para serviços como fotografia, música, teatro, estética e artes no geral.
  • .video – indicada para profissionais da área de filmagem de eventos e cerimônias, videoaulas, youtubers e etc.
  • .website – indicada para sites de desenvolvedores, webmasters e demais profissionais da web.

2. Country Code Top-Level Domain (ccTLD)

São formadas por apenas duas letras e representam o código de um país. Estas extensões são consideradas extensões nacionais, normalmente estão restritas para uso de cidadãos ou empresas que tem a presença no determinado país.

O sufixo .BR indica que um domínio é do Brasil, entretanto, com o tempo algumas dessas extensões receberam outros significados devido a sigla que possuem. As extensões disponíveis na Hostnet são:

  • .br – Representa o código do Brasil e serve para pessoas ou empresas brasileiras. A extensão pode ser usada em conjunto com as genéricas para indicar que um domínio tem um serviço e pertence ao Brasil (.COM.BR – https://hostnet.com.br).
  • .rio – É uma extensão dedicada a pessoas ou empresas da cidade do Rio de Janeiro e é utilizada em larga escala pelos cariocas.
  • .bz – Representa o código de Belize (também usado na província de Bolzano), mas pela sigla significa “business”, também é usada por empresas de negócios.
  • .cc – Representa o código das Ilhas Cocos, mas também é conhecida como “Creative Commons” e por isso é bastante usada para uma grande variedade de sites.
  • .co – Representa o código da Colômbia, mas sua sigla tem o significado de “companhia”, sendo indicada para empresas, corporações e companhias de todos os segmentos.
  • .me – Representa o código de Montenegro, mas é considerada também um tratamento pessoal, sendo indicada para blogs ou sites autorais, profissionais ou pessoas públicas.
  • .tv – Representa o código de Tuvalu, mas por TV ser uma sigla específica para aparelho transmissor de mídia, passou a ser indicado para conteúdo de mídia.
  • .ws – Representa o código de Samoa, mas pela sigla significar “WebSite” também é usada para qualquer tipo de página online.

Dica Bônus

Quando você for registrar um domínio, verifique se ele está disponível nas principais extensões, como a .COM e .COM.BR registra nas duas, para evitar que outra pessoa use o mesmo endereço que o seu, só que em outra extensão.

Imagine que você tenha registrado suaempresa.com e o seu concorrente registre o mesmo nome na extensão COM.BR ? Isso será motivo de confusão.

Ao registrar as duas extensões, o seu site pode usar os 2 endereços simultaneamente, ou seja, tando faz se o cliente digitar suaempresa.com ou suaempresa.com.br, abrirá o mesmo site.

Onde e como registrar um domínio? 

Acesse o site da Hostnet no endereço: https://www.hostnet.com.br/registro-de-dominio/

Em seguida, pesquise os nomes disponíveis para registro nas extensões desejadas e siga o passo-a-passo para concluir o registro do endereço desejado para o seu site.

Gostou do artigo e quer entender o Registro de Domínio de forma mais técnica?

Entrevistamos especialistas em Domínios de Internet e você pode ouvir o nosso podcast:

Erika Saito

Daniel Fink



Rubens Kuhl

Links Relacionados:

Tudo sobre Domínios no Canal da Hostnet no Youtube

Registrar um Domínio através da Hostnet

Hospedagem de Sites com Domínio Grátis

Playlist do Curso Grátis de SEO no Curso em Vídeo

Academia Hostnet

Curso em Vídeo

Estudonauta

O que é domínio e como escolher um bom endereço para o seu site?

3 comentários

  1. Rubens em 25 de abril de 2021 às 15:51

    Excelente artigo

    • Mario Vidal em 8 de janeiro de 2022 às 12:35

      Bom dia.
      Meu domínio foi registrado com uma empresa fornecedora. Como posso manter o mesmo domínio, mas contratar em outro fornecedor com custo anual menor?
      Meu domínio fica ” preso” com a empresa atual? Renovação está próxima e estão cobrando valores superiores ao mercado
      Obrigado

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios