Ir para o conteúdo

Segurança em TI: O que é criptografia?

Segurança de dados na Internet é um assunto muito falado e pouco executado. Apesar das organizações investirem anualmente milhões em segurança, a falta de informação e negligência dos usuários é a principal brecha para a ação de golpistas, colocando em risco a segurança na rede.

Criamos um e-book totalmente dedicado ao tema, onde vamos esclarecer questões relacionadas a segurança de dados, alertar sobre a importância de se pensar em segurança e ajudar a se proteger. O material está disponível para download em nosso site, clique na imagem abaixo para ter acesso ao conteúdo integral.

O que é criptografia?

Criptografia é uma área de estudo da Matemática que estuda princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra, que seja ilegível. Logo, o conteúdo original só pode ser lido por quem possuir a “chave secreta”, o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado.

O uso de criptografia não é algo novo, pelo contrário: Os primeiros usos conhecidos foram encontrados em hieróglifos irregulares encontrados em monumentos do Antigo Império do Egito, ou seja, cerca de 4500 anos atrás. Mas ela tornou-se popular recentemente, saindo dos círculos acadêmicos e diplomáticos (como os códigos diplomáticos de diversos países), e sendo mais amplamente empregada com o aumento do uso da Internet.

Criptografia é algo tão sério que vários países ainda tem restrições quanto ao uso de algoritmos de cifragem. Até 1996, a exportação de algoritmos de criptografia, a partir dos EUA, usando chaves maiores do que 40 bits (que é uma chave muito insegura) era severamente limitada.

Hoje em dia, vários serviços usam criptografia. Em particular, a criptografia de chave pública (ou assimétrica) é amplamente usada para transações seguras via Internet. Esse tipo de criptografia requer duas chaves:
A chave pública é usada para encriptar a informação ou para verificar uma assinatura digital. Essa chave é pública pois ela pode ser amplamente divulgada, já que ela só “fecha” a informação.

A chave privada é usada para decifrar a informação. Logo, essa chave é usada para “abrir” a informação ou para criar uma assinatura digital, e é privada pois seu uso deve ser restrito apenas a quem interessa acessar os conteúdos cifrados.

Logo, todo o diálogo estabelecido entre cliente e servidor pode ser protegido pelo protocolo SSL (Secure Socket Layer). A informação que sai do cliente é cifrado pela chave pública e decifrado pela chave privada, no servidor. Se observarmos o navegador, em alguns sites veremos um ícone de um cadeado, na barra de endereços. Isto significa que o diálogo é cifrado, entre cliente e servidor. Nada impede que alguém que esteja entre os extremos dessa conexão copie os pacotes de dados. Este é o tipo de ataque que chamamos de ataque do homem no meio. Mas como os pacotes estão cifrados, o atacante terá que “quebrar” a chave para ler o conteúdo. E quanto maior for a chave, muito maior será o tempo necessário para descobrir o seu conteúdo.

Exemplificando: Se tivermos uma chave de 128 bits, e um computador hipotético que avalia 1 trilhão de possíveis combinações de chaves por segundo, esta mesma máquina levaria 10.790.283.070.806.014.188,97 anos para investigar todas as possíveis chaves. E hoje em dia usa-se chaves muito maiores, com 256, 512 ou 1024 bits. Ou seja, virtualmente inquebrável.

Este artigo faz parte do e-book “Seus dados estão realmente seguros?” Esta é uma degustação de um dos capítulos, para você baixar se gostar e achar que seus dados são valiosos!

Acesse https://www.hostnet.com.br/ebook/seus-dados-estao-realmente-seguros/ e veja como se proteger de usuários mal intencionados.

 

Links Relacionados:

https://www.hostnet.com.br/ebook/

https://www.hostnet.com.br/blog/por-que-falar-em-seguranca-de-ti/

https://www.hostnet.com.br/blog/hostnet-inova-oferecendo-ssl-gratis-e-diversas-novidades-que-aceleram-sites/

https://www.hostnet.com.br/blog/habilite-o-ssl-em-seu-site-e-proteja-sua-reputacao-online-com-o-https/

https://www.hostnet.com.br/blog/o-que-e-criptografia-e-o-que-ela-pode-fazer-por-voce/

Deixe um Comentário





Mais Notícias

dicas-markeitng-digital-negocios-online

Dicas de sucesso para o marketing digital do seu site ou loja virtual

hospedagem-wordpress-elementor-ultimate-addons-hostnet

Combo Cloud oferece WordPress com Elementor Pro e Ultimate Addons for Elementor inclusos

portal de notícias wordpress

Portais de notícias conquistam presença digital expressiva com sites feitos em WordPress

cursos-hostnet

Estude com a Hostnet e invista no seu desenvolvimento profissional

hostcast-2

Assine nossos FEEDS