O que é automação de marketing e como usar a técnica com sucesso

Dentro do marketing digital, é possível automatizar certas ações usando software. Usamos uma mídia que é baseada em computadores, logo os usaremos ao nosso favor.

A automação de marketing é basicamente uma categoria de software, que automatiza, simplifica e mede tarefas de marketing, assim como fluxos de trabalho relacionados. A iniciativa permite que uma empresa ganhe eficiência operacional e aumente seus lucros mais rapidamente.

O objetivo da automação de marketing então, é automatizar essas ações com software. Dessa forma, otimizaremos esses processos, ganhando tempo, economizando dinheiro e uniformizando todos os processos. A automação de marketing é empregada dentro da estratégia de marketing digital da empresa. As máquinas auxiliam as pessoas no processo, mas um profissional de marketing é indispensável para criar e implementar uma estratégia que use a automação. Dessa forma, o processo torna-se mais ágil, mais eficiente e capaz de fidelizar mais clientes.

Uso de automação de marketing hoje em dia E quem usa automação de marketing hoje em dia?

Empresas grandes investem em tecnologia há muito tempo, não são novatas no campo do marketing digital. Mas pequenas e médias empresas compõem o segmento que mais cresce no uso de automação de marketing na atualidade. E com isso, o uso de automação de marketing tem aumentado muito nos últimos tempos.

Segundo uma pesquisa no site The Drum, 55% das empresas pesquisadas já usam ferramentas de automação de marketing. Entre as empresas que não usam, temos entre os maiores entraves, questões como:

• Não ter uma estratégia clara e efetiva para implementar a automação (52% dos pesquisados)
• Dificuldades para lidar com automação de marketing (42% dos pesquisados)
• Falta de funcionários habilitados para gerenciar essas iniciativas (32% dos entrevistados)
• Não há um diálogo efetivo e cooperação entre os departamentos de marketing (30% dos entrevistados)

Apesar dos obstáculos, as vantagens são claras, e quando usadas corretamente, as ferramentas podem conduzir o cliente para um melhor relacionamento com a empresa. Pelo lado da empresa, ela terá um aumento nos lucros e uma maior duração do produto no mercado. Todos lucram. Mas as empresas que não usam software de automação de marketing estão perdendo a corrida para aquelas que usam.

Este artigo faz parte do E-book “Guia Completo sobre Automação de Marketing”. Se você tem interesse em implementar a técnica em seus negócios, baixe gratuitamente o material e leia na íntegra, clicando na capa abaixo.

Links Relacionados: 

https://www.hostnet.com.br/ebook/guia-completo-sobre-automacao-de-marketing/

https://www.hostnet.com.br/automacao-marketing/

https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/automacao-de-marketing-com-mautic/

Deixe um Comentário





Mais Notícias

criacao-de-sites-profissionais

Como ampliar meus negócios na internet para obter resultados?

desenvolvimento-aplicativo-celular-profissional

Desenvolvimento de app para celular vira oportunidade de lucratividade para empresas

automacao-de-marketing-hostnet

Automação de marketing vira oportunidade para gerar vendas

ecommerce-marketing-digital

E-commerce vira oportunidade de negócios para empreender na Internet

hostcast-2

Assine nossos FEEDS