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A automação de marketing como solução para o sucesso dos negócios online

Saiba o que é automação e como ela pode ajudar a sua empresa a obter melhores resultados

Empresas estreantes em sua versão digital ou que não haviam desenvolvido sua presença na Internet, se deparam com desafios e oportunidades na hora de conquistar clientes e fomentar negócios pela web. Mais do que nunca, vivemos um momento que precisamos fortalecer a economia, reduzir custos e agilizar processos. O melhor caminho para alcançar esses objetivos é investir na automação de marketing.

Segundo dados do Talenteses Group, em parceria com a Fundação Dom Cabral, cerca de 70% dos trabalhadores migraram para o sistema home office no período da pandemia da Covid-19. A experiência foi positiva na maioria dos casos aumentando entre 15% e 30% a produtividade de colaboradores e o teletrabalho deverá manter-se para a maioria das empresas e profissionais que o experimentaram.

O “novo normal” já é realidade e a evolução digital é um processo contínuo, que apenas foi acelerado. Prever mudanças e se adaptar são grandes diferenciais competitivos que colaboram para um bom posicionamento no mercado.

Quanto mais repetitiva for a ação desejada, mais espaço haverá para a automação. Vivemos um momento no qual, se existe espaço para a automação, isso está sendo aplicado. No futuro, bem próximo (diga-se de passagem), a inteligência artificial será referência para a realização da maioria das atividades repetitivas e padronizadas. Cada vez menos “pessoas” vão realizar esse tipo de tarefas.

A convergência dos fatos nos leva para uma realidade com menos escritórios, mais home offices e menos colabores para tocar processos vitais, porém repetitivos e desgastantes. Então, quando o assunto é fazer negócios pela web, a automação é a solução. Especificamente para o marketing não existe melhor opção. O caminho é segmentar para em seguida: atrair, reter, estimular a recompra e até mesmo reconquistar possíveis consumidores insatisfeitos. Tudo vai depender do seu nicho de mercado.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing serve, resumidamente, para: simplificar tarefas, reduzir o trabalho manual, aumentar a produtividade e intensificar a captação de clientes. Vejamos uma breve lista de algumas dessas possibilidades:

  • Marketing por e-mail;
  • Landing Pages, ou páginas de destino;
  • Gerenciamento de campanhas;
  • Programas de marketing;
  • Geração de leads;
  • Predição e pontuação;
  • Gerência de leads;
  • Integração com CRMs;
  • Marketing em redes sociais;
  • Gerenciamento de recursos;
  • Análise de marketing.

Atualmente, a tecnologia permite que qualquer ação relacionada ao marketing possa ser vinculada a um programa de computador. Dessa forma, a automação de marketing pode ser traduzida na utilização de software para realização de ações que tem por objetivo a comunicação com um público segmentado. Com a automação é possível gerar visitantes para uma página, captar futuros clientes e propagadores, vender e fidelizar o consumidor.

De tudo isso, a maior vantagem da automação é a capacidade de gerar engajamento. Imagine poder nutrir o lead (contato com potencial de compra) com informações sobre o seu negócio até que ele se torne um cliente. Além disso, existe a possibilidade de que ele seja envolvido ao ponto de propagar espontaneamente a sua marca, convencendo  novos leads a adquirir, também, seus produtos ou serviços!

Gerenciamento de dados pessoais

As ferramentas de automação trabalham com gerenciamento de dados dos seus contatos. Essas informações são coletadas de várias formas, entre elas: preenchimento de formulários, durante as compras ou favoritação de itens, pesquisas de opinião etc. Com elas é possível gerar conteúdos segmentados, desenvolver novos produtos ou serviços e atender a sua demanda de forma mais eficaz e personalizada, gerando fidelização.

Uma das características da automação de marketing é a participação do cliente. Então, para aplicar esse tipo de recurso é preciso definir quais ações podem ser verificadas e caracterizadas como relevantes para se movimentar em direção às vendas. Vamos conhecer algumas: 

Lead scoring – processo que atribui pontos para os contatos sempre que eles interagem de alguma forma com suas ações, como envios de SMS, e-mail ou outros tipos de comunicação. Esse tipo de procedimento ajuda a identificar a proximidade dos clientes, quanto mais pontos, mais chances de efetivar a compra. Com esses pontos você também pode conceder descontos e outros tipos de promoções para efetivar a venda. 

Lead tracking – análise comportamental do seu contato (lead). Você tem acesso às páginas mais acessadas pelo visitante no seu site e é capaz de identificar interesses específicos. Lembre que isso é feito por software em tempo real.

Automação de e-mail marketing –  encaminhe mensagens depois que o cliente realiza uma determinada ação, como: interagir em uma comunicação específica ou navegar no site. Você não precisa esperar o pós-venda para “aparecer”. Pode enviar uma mensagem abordando diversos produtos. Quando o cliente clicar em um deles, você já vai saber o que mais chamou atenção dele, o que abre um caminho para trabalhar esse cliente e aproximá-lo da compra. Uma forma de se fazer isso é enviar um novo e-mail com mais detalhes sobre o que foi “escolhido”, promoções e descontos atraentes.

Conteúdos complementares também costumam funcionar. Envie conteúdo sobre produtos ou serviços que melhorem ou completem o que já foi ou poderá ser adquirido. Isso pode ser feito a partir de e-mails, SMS ou outros canais, como anúncios nas redes sociais. Integrando seu site às redes sociais e SMS, você abre mais canais de comunicação, se torna mais presente na vida do seu contato e, com isso, pode coletar e usar mais dados sobre o público, gerando mais transações pela Internet ou até mesmo fora dela.

Está gostando do assunto? Baixe gratuitamente o Guia Completo de Automação de Marketing.

A automação na Hostnet

E-mail marketing, SMS marketing, notificações web… tudo isso  está integrado em campanhas de automação de marketing. Nós da Hostnet adotamos o Mautic como ferramenta para campanhas de automação, e-mail marketing, nutrição de leads e segmentação para criação de oportunidades de negócio.

O Mautic é uma ferramenta desenvolvida em Software Livre. Uma plataforma completa, multi canais que permite, através integrações, a utilização de estratégias diferenciadas para conseguir engajamento do público.

Automação de marketing, há alguns anos, era uma técnica restrita às empresas com muito dinheiro para investir em desenvolvimento de sistemas exclusivos e em estudos de comportamento do público-alvo. Hoje, serviços de automação de marketing são vendidos no modelo SAS (software as a service) e ganharam espaço no mercado. Ferramentas como essas reúnem: formulários, landing pages, call to action, criação de funis de venda online, e outros recursos em um só lugar.

Dentre inúmeras plataformas disponíveis no mercado, escolhemos o Mautic por oferecer, acima de tudo, liberdade. Você pode instalar em seu próprio ambiente de hospedagem, tendo assim controle de seus dados, podendo escolher onde eles ficam armazenados. 

Entenda mais sobre automação e essa poderosa ferramenta que é o Mautic assistindo a esta série de vídeos que preparamos para você.   

Ainda tem dúvidas sobre investir em automação de marketing? Fale conosco e saiba como podemos ajudar você a desenvolver o seu seu negócio na Internet. 

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