4 ferramentas para melhorar o desempenho do seu site

Por: Felipe Cardozo, fundador do portal MX Cursos 

Site não é opção, é obrigação!

Há alguns anos, grande parte dos profissionais e empresas ainda não estavam na web. E isso era compreensível ao ponto que criar uma página na web demandava muito conhecimento técnico em linguagens de programação, desenvolvimento e hospedagem.

Além disso, o alto custo de um profissional web ou de uma empresa, era um empecilho que fazia com que profissionais e empresas deixassem a criação do seu site de lado.

Mas com o surgimento de diversas ferramentas, como WordPress por exemplo, esta tarefa ficou bem mais prática, simples e rápida.

Além disso, soluções de empresas permitem encurtar ainda mais o prazo de entrega de sites ou lojas virtuais, como é o caso do Site Pronto da Hostnet, que cria sites sob demanda de acordo com as suas necessidades.

Se antes ter um site na internet era opção, hoje é obrigação. Mas garantir que seu negócio, serviço ou produtos cheguem corretamente ao seu público não depende apenas de ter seu site online, mas sim uma série de análises e cuidados que podem fazer com que seu site seja visto corretamente para o maior número de pessoas.

Cada usuário possui uma experiência diferente ao acessar seu site. Navegadores, velocidade de conexão, dispositivos usados e até resolução de tela podem ser um inimigo do seu site caso você não tome os devidos cuidados.

E neste artigo, você conhecerá 4 ferramentas que o ajudarão a melhorar seu site.

Vamos lá?

BrowserLing (Browsers)

Os navegadores (ou browsers) durante um bom tempo foram os inimigos dos desenvolvedores, pois cada site poderia se comportar de forma diferente de acordo com cada navegador usado.

Quem é da área se lembra como era um terror adequar um site no temido Internet Explorer 6 da Microsoft.

Como cada browser interpretava o código de um website de forma diferente, era comum um site ficar totalmente desconfigurado em um Internet Explorer, mas se comportar corretamente em um Safari, por exemplo.

Mas com o passar do tempo, novas tecnologias surgiram e as novas versões dos browsers foram atualizados para uma interpretação mais equânime de cada site.

Mas ainda há muitos usuários que utilizam navegadores desatualizados e saber como seu site se comporta em diversos browsers diferentes poderá mostrar bugs e erros no site que poderão ser consertados por um desenvolvedor.

O BrowserLing é um serviço que permite visualizar como seu site se comporta em diversas versões distintas de browsers.

Ao analisar seu site e constatar o problema em alguma versão, você poderá analisar junto ao seu desenvolvedor a utilização de hacks no site com a finalidade de adequar seu site para todos os navegadores e versões que desejar.

https://www.browserling.com/

BrowserStack (Responsividade)

Com a popularização de dispositivos móveis como Smartphones e Tablets, os acessos aos sites através desses dispositivos aumentaram abundantemente.

E como cada dispositivo possui um tamanho de tela distinto, os desenvolvedores tiveram que se adequar a esta nova realidade.

E uma forma de solucionar isso é criando sites responsivos. Trata-se de uma técnica de desenvolver sites flexíveis, que se adequem a diversas resoluções de dispositivos móveis.

Se hoje ter um site é obrigação, ter um site responsivo é outra obrigação!

O BrowserStack ajuda você a identificar como seu site está se comportando em diversos dispositivos como Tablets, Notebooks e Smartphones.

Desta forma, também será possível identificar erros e problemas no site para seus devidos ajustes.

https://www.browserstack.com/responsive

Google Page Speed (Velocidade)

Outro fator de suma importância que você deve levar em consideração ao ter seu site é a velocidade de seu carregamento.

É um erro determinar que seu site está veloz pelas análises feitas apenas em seu computador, pois a sua velocidade de conexão e o cache do seu browser poderão dar uma falsa impressão de que tudo está bem. E pode não estar!

Cada usuário possui uma velocidade de conexão distinta e isso pode atrapalhar na navegação do usuário. Convenhamos, ninguém tem paciência em aguardar aquela imagem enorme demorar minutos para abrir, não é mesmo?

Algumas ações podem ajudar a ter um site mais leve e rápido, como não usar imagens pesadas e caso precise usar imagens, utilizar algum descompressor para diminuir seu peso, como é o caso do https://compresspng.com/pt/ para imagens em .png ou https://compressjpeg.com/pt/ para imagens em .jpg.

Com esses sites, você poderá reduzir o peso das imagens do seu site em até 80%, sem perder a qualidade. Isso trará muito mais velocidade em sua webpage.

Outra dica para melhorar a velocidade do seu site é diminuir a quantidade de plugins desnecessários, caso você utilize o WordPress.

Use apenas plugins necessários e faça testes de velocidade ao desabilitar alguns dos plugins.

Mas afinal, como testar a velocidade do meu site?

O Google Page Speed é um serviço do Google que te ajudará nesta tarefa. Basta apenas inserir sua URL e analisar o desempenho do seu site.

Mas ele não diz apenas que seu site está lento ou não. Ele vai muito além!

O Google Page Speed mostra quais caminhos de melhorias e otimizações deverá seguir para deixar seu site mais rápido e acessível, tanto na visão desktop quanto na visão mobile do seu site.

Com base nesses resultados, você poderá junto ao seu desenvolvedor trabalhar nos ajustes, otimizações e melhorias.

Smartlook (Usabilidade)

Como seus usuários navegam em seu site? Onde clicam, onde deveriam clicar e não clicam, onde se perdem? Se você não sabe as respostas para essas perguntas, você deveria se preocupar.

A usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto ou ao navegar no seu site.

Outro termo muito conhecido também é o UX, User Experience (Experiência do Usuário) que é a disciplina responsável por projetar experiências de uso encantadoras para fidelizar e conquistar clientes.

Ter um botão no lugar certo, usar cores adequadas ou estruturar seu layout com maestria, fazem parte de todo cuidado que você precisa ter para fazer com que a experiência do usuário em seu site seja rica e eficaz.

E para entender como está a usabilidade do seu site, você precisa ver como os seus visitantes se comportam nele.

O Smartlook é uma ferramenta que permite gravar a navegação do usuário em seu site e mostrar a você em forma de vídeo como isso ocorre.

Com este recurso, você poderá observar erros e ajustes que podem fazer você perder usuários e até mesmo negócios.

Caso você venda através do seu site, seja com uma loja virtual ou um site de serviços, é indispensável o uso de uma ferramenta como Smartlook.

Com alguns cliques, você já poderá inserir a tag do serviço em seu site e as gravações já começam a aparecer no dashboard da ferramenta.

O sistema ainda possui uma regra de privacidade que não exibe dados sensíveis do usuário como cvv do cartão de crédito, entre outros.

Conclusão

Ainda há diversas ferramentas e serviços que vão ajudar você a obter o melhor desempenho com seu site ou loja virtual, mas sem dúvidas essas 4 citadas neste artigo já trarão grande melhoria em seus negócios.

E você, já usa alguma dessas ferramentas? Conhece outra importante?

Deixe seu comentário e vamos discutir mais sobre este assunto.

Um abraço!
Felipe Cardozo. 

Este artigo é uma parceria entre a Hostnet e portal MX Cursos

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