Estudo, formação e treinamento fazem parte do dia-a-dia da Hostnet

A empresa oferece a todos os colaboradores cursos presenciais e on-line através da UniHostnet, Universidade Corporativa

Atenta ao desenvolvimento de seus funcionários e a evolução de competências específicas, a Hostnet oferece, através da UniHostnet (UH), sua universidade corporativa, iniciativas de capacitação mediadas por diferentes estratégias de aprendizagem. Idealizada em 2007 pelo gerente de produtos Eudes Nunes, a iniciativa, que já beneficiou cerca de 250 colaboradores, surgiu da necessidade de lapidar o conhecimento de técnicos recém chegados à empresa. Isso, ainda em 2000, quando a empresa foi fundada. “Os treinamentos amadurecem as aptidões que eles já trazem e nos ajudam a direcioná-los aos departamentos condizentes a tais competências. Além disso, nos revelam talentos”, lembra Kauê.

Os ótimos resultados gerados pela UniHostnet se devem à expertise do corpo docente – composto por profissionais voluntários da empresa – bem como ao processo de coordenação livre baseado na ideia de cursos e materiais abertos a qualquer pessoa. Além, é claro do interesse demonstrado pelos funcionários.

A universidade não possui uma coordenação central rigorosa. “Os processos são simples e estão agregados aos processos já existentes na empresa, o que facilita muito o trabalho dos professores, que aplicam os cursos de acordo com as necessidades de cada gerente”, observa Eudes Nunes, gerente de produtos da empresa e grande incentivador do projeto, tendo sido o primeiro professor a ministrar aulas.

A fórmula deu tão certo que em 2008 a UniHostnet ganhou estrutura e passou a funcionar praticamente sozinha, através de cursos regulares.

Conheça melhor os cursos da UniHostnet

Os cursos da UH são voltados a todos os colaboradores da empresa, independente de departamento e área de atuação. Juan dos Santos, que trabalha no setor de marketing da empresa há três anos, fez o curso de Algoritmos. “Estudei a matéria na escola e queria me aprimorar. Como a empresa oferecia sem custo nenhum, achei interessante fazer”, justifica a escolha.

Em alguns casos, é preciso fazer um teste de aprendizado, pois em determinados cursos, há a necessidade de conhecimentos prévios.

Além dos cursos contínuos, que acontecem presencialmente e online, a empresa traz palestras de fora e realiza cursos especiais, com profissionais especialmente contratados de acordo com a necessidade de cada departamento. Os cursos mais populares são o de PHP e o de inglês, que acontecem o ano inteiro, de segunda a sexta-feira. O de inglês, ministrado pelo experiente professor (de nacionalidade americana) David Pratt, vai do nível básico ao avançado e conta também com módulos de conversação. O material de estudos é fornecido pelos professores.

Para mais informações sobre os cursos o funcionário deve procurar seu respectivo gerente.

Cursos e pré-requisitos para participar

Programação para Infra-estrutura Linux – Tem como objetivo ser uma introdução às linguagens de programação C e OCaml. Seu único pré-requisito é ter conhecimento de uma linguagem de programação qualquer.

Aplicações para Web em ASP.Net – Neste curso é ministrado os fundamentos do desenvolvimento para a web com ASP.Net. É necessário saber programar ou ter feito o curso de Lógica e Algoritmos, além de possuir conhecimento de HTML.

Aplicações para Web em PHP – São ensinados os fundamentos do desenvolvimento para a web com PHP. É necessário saber programar e ter conhecimentos básicos de HTML.

Lógica e Algoritmos – Tem como objetivo abordar os fundamentos e a utilização tanto prática como computacional da lógica, além do desenvolvimento de algoritmos.

Prática de Administração de Redes – Seu principal objetivo é trazer à prática conteúdos teorizados nos cursos GNU/LINUX, como Conceitos, Fundamentos e Uso e Administração de Redes Linux.

Administração de Redes Linux – Tem como objetivo, além de treinar possíveis candidatos ao time da administração Linux, fornecer ao suporte técnico um maior conhecimento sobre a infra-estrutura da empresa.

2 comentários

  1. Luiza em 20 agosto 2010 às 11:00 pm

    Sou cliente mas gostaria de participar do UH, #comofaz?



  2. Felipe em 24 agosto 2010 às 3:37 pm

    Luiza,

    A UniHost é mais utilizada internamente para treinamento dos funcionários da própria Hostnet.

    Mas você pode acompanhar os tutoriais da Hostnet que podem lhe auxiliar também em:
    http://www.comocriarmeusite.com.br/



Deixe um Comentário





Mais Notícias

tipos-hospedagem-de-site

Dicas para ter um site bem otimizado e reduzir excesso de tráfego

planejamento-loja-virtual

Como criar uma loja online e empreender na Internet?

Mautic-Automacao-Marketing-Hostnet-03

Webinar sobre o futuro do Mautic e da Automação de Marketing. Inscreva-se gratuitamente!

loja-virtual-hostnet-pronta

Lojas online feitas e hospedadas pela Hostnet

hostcast-2

Assine nossos FEEDS